A constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em duas instituições de ensino superior: um estudo baseado nas relações de poder e papéis em organizações
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512016000400858 |
Resumo: | Resumo Neste artigo tem-se por objetivo investigar a constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em uma universidade pública e uma universidade privada. Pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, tendo como base entrevistas em profundidade realizadas com 15 docentes de pós-graduação. Arcabouço teórico embasado nos estudos sobre identidade, papéis sociais e poder em organizações. Como resultado, evidenciou-se a identidade docente permeada por significados oriundos dos processos de socialização ao longo da trajetória acadêmica, de modo que a escolha pela carreira docente e os significados atribuídos ao ensino e à pesquisa se construíram principalmente por meio da interação cotidiana vivenciada com seus professores e seus alunos. Foi possível constatar que os docentes assumem múltiplos papéis nas instituições de ensino, o que, em conjunto com as exigências por publicação de artigos científicos, resulta em um sentimento de angústia para esses atores, tendo em vista que o tempo necessário para desempenhar essa gama de atividades acaba por ocupar não apenas o espaço das universidades, mas outras esferas da vida social do docente. |
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A constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em duas instituições de ensino superior: um estudo baseado nas relações de poder e papéis em organizaçõesIdentidadeOrganizaçõesPapéisPoder.Resumo Neste artigo tem-se por objetivo investigar a constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em uma universidade pública e uma universidade privada. Pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, tendo como base entrevistas em profundidade realizadas com 15 docentes de pós-graduação. Arcabouço teórico embasado nos estudos sobre identidade, papéis sociais e poder em organizações. Como resultado, evidenciou-se a identidade docente permeada por significados oriundos dos processos de socialização ao longo da trajetória acadêmica, de modo que a escolha pela carreira docente e os significados atribuídos ao ensino e à pesquisa se construíram principalmente por meio da interação cotidiana vivenciada com seus professores e seus alunos. Foi possível constatar que os docentes assumem múltiplos papéis nas instituições de ensino, o que, em conjunto com as exigências por publicação de artigos científicos, resulta em um sentimento de angústia para esses atores, tendo em vista que o tempo necessário para desempenhar essa gama de atividades acaba por ocupar não apenas o espaço das universidades, mas outras esferas da vida social do docente.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512016000400858Cadernos EBAPE.BR v.14 n.4 2016reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395145075info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea,Marcos Vinícius PereiraLourenço,Mariane Lemospor2017-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512016000400858Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2017-01-05T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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