Autoridade e legitimidade em estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,Alexandre
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Imasato,Takeyoshi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000300005
Resumo: Autoridade e legitimidade são conceitos fundamentais em estratégia. A autoridade do estrategista - em especial o estrategista da grande empresa - costuma se basear na validade legítima de sua posição, de suas práticas e do tipo de conhecimento usado. A área de estratégia, por sua vez, costuma fornecer bases legítimas para a autoridade do estrategista e também ser legitimada pelo estrategista e suas práticas. Essa combinação de características ajuda a explicar a extraordinária expansão territário-internacional da grande empresa e da área de estratégia nas últimas décadas e também por que a autoridade de estrategistas e das grandes empresas vem sendo amplamente desafiada na era da globalização. Com base na contribuição de Max Weber, este artigo mostra a importância da dimensão territorio internacional da autoridade e da legitimidade para estrategistas e para a área de estratégia. Os autores argumentam que o conhecimento produzido nos EUA é problemático no Brasil, porque não reconhece questões de poder e política ressaltadas por Weber nem os diferentes tipos de estrategistas que fazem parte de economias emergentes. Ao final, os autores sugerem como e por que a área de estratégia no Brasil pode ajudar a compreender e a construir a autoridade legitima de estrategistas em economias emergentes.
id FGV-9_e7689483acf7a5bb5a03ae7f59dcb805
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512007000300005
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Autoridade e legitimidade em estratégiaEstratégiaLegitimidadeAutoridadeEconomias EmergentesAutoridade e legitimidade são conceitos fundamentais em estratégia. A autoridade do estrategista - em especial o estrategista da grande empresa - costuma se basear na validade legítima de sua posição, de suas práticas e do tipo de conhecimento usado. A área de estratégia, por sua vez, costuma fornecer bases legítimas para a autoridade do estrategista e também ser legitimada pelo estrategista e suas práticas. Essa combinação de características ajuda a explicar a extraordinária expansão territário-internacional da grande empresa e da área de estratégia nas últimas décadas e também por que a autoridade de estrategistas e das grandes empresas vem sendo amplamente desafiada na era da globalização. Com base na contribuição de Max Weber, este artigo mostra a importância da dimensão territorio internacional da autoridade e da legitimidade para estrategistas e para a área de estratégia. Os autores argumentam que o conhecimento produzido nos EUA é problemático no Brasil, porque não reconhece questões de poder e política ressaltadas por Weber nem os diferentes tipos de estrategistas que fazem parte de economias emergentes. Ao final, os autores sugerem como e por que a área de estratégia no Brasil pode ajudar a compreender e a construir a autoridade legitima de estrategistas em economias emergentes.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000300005Cadernos EBAPE.BR v.5 n.3 2007reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512007000300005info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,AlexandreImasato,Takeyoshipor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512007000300005Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoridade e legitimidade em estratégia
title Autoridade e legitimidade em estratégia
spellingShingle Autoridade e legitimidade em estratégia
Faria,Alexandre
Estratégia
Legitimidade
Autoridade
Economias Emergentes
title_short Autoridade e legitimidade em estratégia
title_full Autoridade e legitimidade em estratégia
title_fullStr Autoridade e legitimidade em estratégia
title_full_unstemmed Autoridade e legitimidade em estratégia
title_sort Autoridade e legitimidade em estratégia
author Faria,Alexandre
author_facet Faria,Alexandre
Imasato,Takeyoshi
author_role author
author2 Imasato,Takeyoshi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria,Alexandre
Imasato,Takeyoshi
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Legitimidade
Autoridade
Economias Emergentes
topic Estratégia
Legitimidade
Autoridade
Economias Emergentes
description Autoridade e legitimidade são conceitos fundamentais em estratégia. A autoridade do estrategista - em especial o estrategista da grande empresa - costuma se basear na validade legítima de sua posição, de suas práticas e do tipo de conhecimento usado. A área de estratégia, por sua vez, costuma fornecer bases legítimas para a autoridade do estrategista e também ser legitimada pelo estrategista e suas práticas. Essa combinação de características ajuda a explicar a extraordinária expansão territário-internacional da grande empresa e da área de estratégia nas últimas décadas e também por que a autoridade de estrategistas e das grandes empresas vem sendo amplamente desafiada na era da globalização. Com base na contribuição de Max Weber, este artigo mostra a importância da dimensão territorio internacional da autoridade e da legitimidade para estrategistas e para a área de estratégia. Os autores argumentam que o conhecimento produzido nos EUA é problemático no Brasil, porque não reconhece questões de poder e política ressaltadas por Weber nem os diferentes tipos de estrategistas que fazem parte de economias emergentes. Ao final, os autores sugerem como e por que a área de estratégia no Brasil pode ajudar a compreender e a construir a autoridade legitima de estrategistas em economias emergentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512007000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.5 n.3 2007
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115883863638016