As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Aline Lucena Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Anielson Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000600010
Resumo: O objetivo neste artigo é identificar as competências gerenciais nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES). O referencial teórico aborda a evolução destas instituições, os desafios e possibilidades da ação do gestor público no contexto de mudanças e as competências gerenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que buscou captar a percepção de um grupo de gestores acerca das competências gerenciais de servidores técnico-administrativos de três IFES do Nordeste brasileiro: Universidade Federal da Paraíba, UFPB; Universidade Federal de Pernambuco, UFPE; e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. A amostra foi composta por vinte e um gestores públicos das áreas de recursos humanos, finanças, contabilidade e segurança que atuam nas referidas instituições. Na coleta de dados foi utilizado o método de focus group, cujas sessões foram gravadas em áudio, transcritas e cujos relatos foram analisados de forma compreensiva interpretativa. Os resultados da pesquisa permitiram ampliar a compreensão acerca das competências gerenciais no âmbito das IFES estudadas, bem como identificar quatro grupos de competências gerenciais: competências cognitivas, funcionais, comportamentais e políticas. Tais resultados podem fomentar discussões entre as IFES acerca do desenvolvimento das competências requeridas dos servidores, em especial gestores, em sua atuação profissional, o que pode auxiliar as IFES na implantação de diretrizes e no estabelecimento de uma política de desenvolvimento de gestores públicos que, ao mobilizarem competências, podem viabilizar o desenvolvimento de competências institucionais. Por meio do estudo exploratório, pretende-se realizar uma pesquisa quantitativa para avaliar o nível de domínio das competências, assim como o nível de encorajamento da instituição federal de ensino para o desenvolvimento das competências gerenciais.
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