O Partido dos Trabalhadores no poder: a agenda de segurança pública nos estados da Bahia e Ceará sob a ótica dos múltiplos fluxos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35147 |
Resumo: | Objetivo: A pesquisa tem por objetivo comparar a dinâmica de formação de agenda em matéria de segurança pública nos estados da Bahia e Ceará, no período de 2015 até 2022, sob a ótica do modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon, para compreender se os dois entes federativos governados pelo mesmo partido político (Partido dos Trabalhadores) tratam a segurança pública de maneira distinta. Metodologia: A pesquisa combina os métodos qualitativo e quantitativo e tem como base os dados secundários obtidos através da internet e divididos em três grupos: planos de governo dos anos de 2014 e 2018, mensagens anuais enviadas pelos governadores dos dois estados às Assembleias Legislativas e discursos, declarações e entrevistas relacionadas às falas dos governadores e secretários de segurança pública da Bahia e do Ceará. Estes últimos documentos foram coletados com o uso da ferramenta de pesquisa do Google. Através da técnica de análise de conteúdo e sob a lente teórica do modelo de múltiplos fluxos de John Kingdon, foram analisados 8.153 arquivos, sendo codificados 703 desses. O tratamento de dados contou com auxílio do software Nvivo. Resultados: A pesquisa apontou que a atenção, e a consequente priorização do tema da segurança pública, foi maior no estado do Ceará em comparação com a Bahia. Além disso, o governador Camilo Santana, do Ceará, demonstrou um maior envolvimento com o tema em comparação ao governador Rui Costa da Bahia. Além disso, a natureza dos eventos foco encontrados no Ceará propiciaram um maior aproveitamento das janelas de oportunidade para tratar da segurança pública. Apesar das semelhanças de problemas reconhecidos e de soluções apresentadas, as autoridades baianas atuaram de maneira rotineira para desacreditar indicadores negativos de segurança pública para o estado. Por fim, observou-se que o tema da segurança pública recebeu picos de atenção nos anos em que foram realizadas eleições estaduais (2018 e 2022). Contribuições práticas: Os resultados evidenciam implicações substanciais para uma melhor compreensão do processo de agendamento em matéria de segurança pública que poderá ser utilizado pelos tomadores de decisão política e pela sociedade civil. Contribuições sociais: Apresentado um retrato da segurança pública nos estados da Bahia e do Ceará ao longo de oito anos, os dados empíricos fornecidos poderão ser capazes de auxiliar os atores envolvidos com a temática de segurança pública na previsão de desdobramentos de agendas em contextos específicos. Isso permitirá uma maior atuação de grupos de interesse, dentro e fora do governo, para promover suas ideias na agenda governamental e decisória. Originalidade: O trabalho inova ao adotar abordagem comparativa voltada ao estudo da formação de agenda na segurança pública, explorando como fatores políticos, sociais e institucionais se entrelaçam de maneira distinta nos processos de decisão política em diferentes estados. Também oferece insights valiosos sobre a influência de variáveis internas e externas na priorização de temas na agenda dos tomadores de decisão. |
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Silva, Tiago Henrique daEscolas::EBAPELima, Renato Sérgio de Costa, Arthur Trindade MaranhãoMonteiro, Joana2024-04-08T12:17:41Z2024-04-08T12:17:41Z2024-03-22https://hdl.handle.net/10438/35147Objetivo: A pesquisa tem por objetivo comparar a dinâmica de formação de agenda em matéria de segurança pública nos estados da Bahia e Ceará, no período de 2015 até 2022, sob a ótica do modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon, para compreender se os dois entes federativos governados pelo mesmo partido político (Partido dos Trabalhadores) tratam a segurança pública de maneira distinta. Metodologia: A pesquisa combina os métodos qualitativo e quantitativo e tem como base os dados secundários obtidos através da internet e divididos em três grupos: planos de governo dos anos de 2014 e 2018, mensagens anuais enviadas pelos governadores dos dois estados às Assembleias Legislativas e discursos, declarações e entrevistas relacionadas às falas dos governadores e secretários de segurança pública da Bahia e do Ceará. Estes últimos documentos foram coletados com o uso da ferramenta de pesquisa do Google. Através da técnica de análise de conteúdo e sob a lente teórica do modelo de múltiplos fluxos de John Kingdon, foram analisados 8.153 arquivos, sendo codificados 703 desses. O tratamento de dados contou com auxílio do software Nvivo. Resultados: A pesquisa apontou que a atenção, e a consequente priorização do tema da segurança pública, foi maior no estado do Ceará em comparação com a Bahia. Além disso, o governador Camilo Santana, do Ceará, demonstrou um maior envolvimento com o tema em comparação ao governador Rui Costa da Bahia. Além disso, a natureza dos eventos foco encontrados no Ceará propiciaram um maior aproveitamento das janelas de oportunidade para tratar da segurança pública. Apesar das semelhanças de problemas reconhecidos e de soluções apresentadas, as autoridades baianas atuaram de maneira rotineira para desacreditar indicadores negativos de segurança pública para o estado. Por fim, observou-se que o tema da segurança pública recebeu picos de atenção nos anos em que foram realizadas eleições estaduais (2018 e 2022). Contribuições práticas: Os resultados evidenciam implicações substanciais para uma melhor compreensão do processo de agendamento em matéria de segurança pública que poderá ser utilizado pelos tomadores de decisão política e pela sociedade civil. Contribuições sociais: Apresentado um retrato da segurança pública nos estados da Bahia e do Ceará ao longo de oito anos, os dados empíricos fornecidos poderão ser capazes de auxiliar os atores envolvidos com a temática de segurança pública na previsão de desdobramentos de agendas em contextos específicos. Isso permitirá uma maior atuação de grupos de interesse, dentro e fora do governo, para promover suas ideias na agenda governamental e decisória. Originalidade: O trabalho inova ao adotar abordagem comparativa voltada ao estudo da formação de agenda na segurança pública, explorando como fatores políticos, sociais e institucionais se entrelaçam de maneira distinta nos processos de decisão política em diferentes estados. Também oferece insights valiosos sobre a influência de variáveis internas e externas na priorização de temas na agenda dos tomadores de decisão. Objective: The research aims to compare the dynamics of agenda-setting process in public security matters in the states of Bahia and Ceará, from 2015 to 2022, from the perspective of Kingdon's multiple streams model, to understand if the two federative entities governed by the same political party (Workers' Party) treat public security differently. Methodology: The research combines qualitative and quantitative methods and is based on secondary data obtained through the internet and divided into three groups: government plans from 2014 and 2018, annual messages sent by the governors of the two states to the Legislative Assemblies, and speeches, statements, and interviews related to the governors and public security secretaries of Bahia and Ceará. These latter documents were collected using Google's search tool. Through content analysis technique and under the theoretical lens of John Kingdon's multiple streams model, 8,153 files were analyzed, with 703 of these being coded. Data processing was assisted by the Nvivo software. Results: The research pointed out that the attention, and the consequent prioritization of the public security theme, was higher in the state of Ceará compared to Bahia. Moreover, Governor Camilo Santana of Ceará showed a greater involvement with the theme compared to Governor Rui Costa of Bahia. Furthermore, the nature of the focus events found in Ceará provided a greater exploitation of the windows of opportunity to address public security. Despite the similarities in recognized problems and presented solutions, the Bahian authorities acted routinely to discredit negative public security indicators for the state. Finally, it was observed that the theme of public security received peaks of attention in the years when state elections were held (2018 and 2022). Practical Contributions: The results show substantial implications for a better understanding of the agenda-setting process in public security matters that can be used by political decision-makers and civil society. Social Contributions: Presenting a portrait of public security in the states of Bahia and Ceará over eight years, the empirical data provided can help those involved with the public security theme in predicting agenda developments in specific contexts. This will allow a greater action of interest groups, within and outside the government, to promote their ideas on the governmental and decision-making agenda. Originality: The work innovates by adopting a comparative approach to the study of agenda formation in public security, exploring how political, social, and institutional factors intertwine distinctly in the political decision-making processes in different states. It also offers valuable insights into the influence of internal and external variables on the prioritization of themes in the agenda of decision-makers.porFormação de agendaAgenda settingModelo dos múltiplos fluxosSegurança públicaSegurança pública - BrasilPolíticas públicasPartidos políticosPartido dos Trabalhadores (Brasil)O Partido dos Trabalhadores no poder: a agenda de segurança pública nos estados da Bahia e Ceará sob a ótica dos múltiplos fluxosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação de Mestrado - Versão Banca com fichas.pdfDissertação de Mestrado - Versão Banca com fichas.pdfPDFapplication/pdf1092803https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fde771be-a2fa-473f-8a24-cca6e99fa674/download00e082f3ed3f4ab3ecb51f9790f66ea9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Segurança pública - Brasil Políticas públicas Partidos políticos Partido dos Trabalhadores (Brasil) |
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Objetivo: A pesquisa tem por objetivo comparar a dinâmica de formação de agenda em matéria de segurança pública nos estados da Bahia e Ceará, no período de 2015 até 2022, sob a ótica do modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon, para compreender se os dois entes federativos governados pelo mesmo partido político (Partido dos Trabalhadores) tratam a segurança pública de maneira distinta. Metodologia: A pesquisa combina os métodos qualitativo e quantitativo e tem como base os dados secundários obtidos através da internet e divididos em três grupos: planos de governo dos anos de 2014 e 2018, mensagens anuais enviadas pelos governadores dos dois estados às Assembleias Legislativas e discursos, declarações e entrevistas relacionadas às falas dos governadores e secretários de segurança pública da Bahia e do Ceará. Estes últimos documentos foram coletados com o uso da ferramenta de pesquisa do Google. Através da técnica de análise de conteúdo e sob a lente teórica do modelo de múltiplos fluxos de John Kingdon, foram analisados 8.153 arquivos, sendo codificados 703 desses. O tratamento de dados contou com auxílio do software Nvivo. Resultados: A pesquisa apontou que a atenção, e a consequente priorização do tema da segurança pública, foi maior no estado do Ceará em comparação com a Bahia. Além disso, o governador Camilo Santana, do Ceará, demonstrou um maior envolvimento com o tema em comparação ao governador Rui Costa da Bahia. Além disso, a natureza dos eventos foco encontrados no Ceará propiciaram um maior aproveitamento das janelas de oportunidade para tratar da segurança pública. Apesar das semelhanças de problemas reconhecidos e de soluções apresentadas, as autoridades baianas atuaram de maneira rotineira para desacreditar indicadores negativos de segurança pública para o estado. Por fim, observou-se que o tema da segurança pública recebeu picos de atenção nos anos em que foram realizadas eleições estaduais (2018 e 2022). Contribuições práticas: Os resultados evidenciam implicações substanciais para uma melhor compreensão do processo de agendamento em matéria de segurança pública que poderá ser utilizado pelos tomadores de decisão política e pela sociedade civil. Contribuições sociais: Apresentado um retrato da segurança pública nos estados da Bahia e do Ceará ao longo de oito anos, os dados empíricos fornecidos poderão ser capazes de auxiliar os atores envolvidos com a temática de segurança pública na previsão de desdobramentos de agendas em contextos específicos. Isso permitirá uma maior atuação de grupos de interesse, dentro e fora do governo, para promover suas ideias na agenda governamental e decisória. Originalidade: O trabalho inova ao adotar abordagem comparativa voltada ao estudo da formação de agenda na segurança pública, explorando como fatores políticos, sociais e institucionais se entrelaçam de maneira distinta nos processos de decisão política em diferentes estados. Também oferece insights valiosos sobre a influência de variáveis internas e externas na priorização de temas na agenda dos tomadores de decisão. |
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2024 |
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