Transformação digital da Administração Pública e decisões automatizadas: o caso do INSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Simone Carneiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35101
Resumo: Objetivo – O estudo tem por objetivo compreender como a tomada de decisão automatizada afeta a eficiência do INSS na prestação de serviços públicos de seguridade social. Metodologia – Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória com o objetivo de mapear as características de determinado fenômeno contemporâneo cujos limites não estão claramente definidos. O estudo de casos deve ocorrer no contexto do mundo real tendo sido utilizada a técnica de observação direta em razão da pesquisadora ser também advogada pública que faz a defesa em judicial e extrajudicial do INSS. Utiliza-se uma abordagem quantitativa, com dados secundários coletados em consulta aos sites de transparência das organizações públicas e demais documentos institucionais, compreendendo as normas jurídicas e dados estatísticos, no período de 2016 a 2022. Foi enviado pedido de informação para o INSS, via plataforma Fala.Br, para acesso a meta dados e esclarecimentos adicionais. Resultados – Os resultados obtidos indicam que as decisões automatizadas são uma realidade na seguridade social brasileira, tendo sido adotadas pelo INSS como solução eficiente para lidar com requerimentos fáceis e repetitivos, em que o código legal pode ser predefinido no modelo de sistema, permitindo a tomada de decisão sem intervenção humana. As decisões automatizadas atendem estrategicamente o modelo de negócio de uma autarquia de atendimento de larga escala, com demanda crescente por serviços pelos usuários e escassez de recursos humanos. As evidências apontam para o sucesso da política pública de automatização das decisões, sob o ponto de vista da quantidade e agilidade do atendimento, nos casos repetitivos, com código legal simples, em que os dados necessários para a tomada de decisão estejam disponíveis dentro dos sistemas interoperáveis. Limitações – Levando-se em consideração que este estudo se concentrou de forma específica nas decisões automatizadas adotadas pelo INSS, é essencial levar em conta que a generalização dos resultados possivelmente se aplica somente às organizações semelhantes. Adicionalmente, uma abordagem qualitativa para analisar a questão em foco poderia proporcionar um acréscimo de valor substancial e reforçar a solidez deste trabalho de pesquisa. Aplicabilidade do trabalho – Considerando que a adoção das decisões automatizadas dentro dos processos de transformação digital é um fenômeno contemporâneo, este estudo contribui para sua melhor compreensão, quanto às suas vantagens e desvantagens. Neste sentido, buscou se identificar os desafios e oportunidades da adoção das decisões automatizadas na prestação de serviço de seguridade social de larga escala, bem como estabelecer os casos em que não é recomendável sua adoção, por se tratarem de casos difíceis que demandam a intervenção humana. Contribuições para a sociedade – A transformação digital das organizações está na pauta do dia, assim, outras organizações de atendimento de larga escala em diversos níveis de governo, seja federal, estadual ou municipal poderão se beneficiar consideravelmente ao obter insights do processo de mudanças adotado pelo INSS. Assim, a pesquisa fomenta o conhecimento mais aprofundado do conceito de decisão automatizada e contribuiu para estabelecer uma relação positiva com o aumento da eficiência da prestação de serviço, contudo sempre atenta em apontar os desafios que as organizações terão para garantir a transparência necessária para conquistar a confiança do usuário, da sociedade e dos órgãos de controle. Originalidade – É importante ressaltar que as decisões automatizadas são um fenômeno contemporâneo e recentemente regulamentado, motivo pelo qual este trabalho se destaca por sua originalidade ao visar compreender sua adoção por uma organização pública federal no Brasil, bem como relacionando-a com o ganho de eficiência na prestação de serviço de seguridade social de larga escala.
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Utiliza-se uma abordagem quantitativa, com dados secundários coletados em consulta aos sites de transparência das organizações públicas e demais documentos institucionais, compreendendo as normas jurídicas e dados estatísticos, no período de 2016 a 2022. Foi enviado pedido de informação para o INSS, via plataforma Fala.Br, para acesso a meta dados e esclarecimentos adicionais. Resultados – Os resultados obtidos indicam que as decisões automatizadas são uma realidade na seguridade social brasileira, tendo sido adotadas pelo INSS como solução eficiente para lidar com requerimentos fáceis e repetitivos, em que o código legal pode ser predefinido no modelo de sistema, permitindo a tomada de decisão sem intervenção humana. As decisões automatizadas atendem estrategicamente o modelo de negócio de uma autarquia de atendimento de larga escala, com demanda crescente por serviços pelos usuários e escassez de recursos humanos. As evidências apontam para o sucesso da política pública de automatização das decisões, sob o ponto de vista da quantidade e agilidade do atendimento, nos casos repetitivos, com código legal simples, em que os dados necessários para a tomada de decisão estejam disponíveis dentro dos sistemas interoperáveis. Limitações – Levando-se em consideração que este estudo se concentrou de forma específica nas decisões automatizadas adotadas pelo INSS, é essencial levar em conta que a generalização dos resultados possivelmente se aplica somente às organizações semelhantes. Adicionalmente, uma abordagem qualitativa para analisar a questão em foco poderia proporcionar um acréscimo de valor substancial e reforçar a solidez deste trabalho de pesquisa. Aplicabilidade do trabalho – Considerando que a adoção das decisões automatizadas dentro dos processos de transformação digital é um fenômeno contemporâneo, este estudo contribui para sua melhor compreensão, quanto às suas vantagens e desvantagens. Neste sentido, buscou se identificar os desafios e oportunidades da adoção das decisões automatizadas na prestação de serviço de seguridade social de larga escala, bem como estabelecer os casos em que não é recomendável sua adoção, por se tratarem de casos difíceis que demandam a intervenção humana. Contribuições para a sociedade – A transformação digital das organizações está na pauta do dia, assim, outras organizações de atendimento de larga escala em diversos níveis de governo, seja federal, estadual ou municipal poderão se beneficiar consideravelmente ao obter insights do processo de mudanças adotado pelo INSS. Assim, a pesquisa fomenta o conhecimento mais aprofundado do conceito de decisão automatizada e contribuiu para estabelecer uma relação positiva com o aumento da eficiência da prestação de serviço, contudo sempre atenta em apontar os desafios que as organizações terão para garantir a transparência necessária para conquistar a confiança do usuário, da sociedade e dos órgãos de controle. Originalidade – É importante ressaltar que as decisões automatizadas são um fenômeno contemporâneo e recentemente regulamentado, motivo pelo qual este trabalho se destaca por sua originalidade ao visar compreender sua adoção por uma organização pública federal no Brasil, bem como relacionando-a com o ganho de eficiência na prestação de serviço de seguridade social de larga escala.Purpose - The study aims to understand how automated decision-making affects the efficiency of the INSS in providing public social security services. Methodology – This is an exploratory case study with the objective of mapping the characteristics of a contemporary phenomenon whose limits are not clearly defined. The case study must take place in the context of the real world, and the technique of direct observation was used because the researcher is also a public lawyer who defends the INSS in judicial and extrajudicial proceedings. A quantitative approach was chosen, with secondary data collected in consultation with the transparency websites of public organizations and other institutional documents, comprising legal standards and statistical data, in the period from 2016 to 2022. It was sent request for information to the INSS, through the Fala.Br platform, for access to metadata and additional clarifications. Findings – The results obtained indicate that automated decisions are a reality in Brazilian social security, having been adopted by the INSS as an efficient solution to deal with easy and repetitive requests, in which the legal code can be predefined in the system model, allowing decision making without human intervention. Automated decisions strategically meet the business model of a large-scale service agency, with growing demand for services from users and a shortage of human resources. The evidence points to the success of the public policy of automating decisions, from the point of view of the quantity and agility of service, in repetitive cases, with a simple legal code, in which the data necessary for decision making are available within the systems interoperable. Research limitations- Taking into account that this study focused specifically on the automated decisions adopted by the INSS, it is essential to take into account that the generalization of the results possibly only applies to similar organizations. Additionally, a qualitative approach to analyzing the issue in focus could provide substantial added value and reinforce the strength of this research work. Practical Implications- Considering that the adoption of automated decisions within digital transformation processes is a contemporary phenomenon, this study contributes to its better understanding, both in terms of its advantages and disadvantages. In this sense, we sought to identify the challenges and opportunities of adopting automated decisions in the provision of large-scale social security services, as well as establishing the cases in which their adoption is not recommended, as these are difficult cases that require human intervention. Social Implications – The digital transformation of organizations is on the agenda of the day, so other large-scale service organizations at different levels of government, whether federal, state or municipal, will be able to benefit considerably by obtaining insights from the change process adopted by the INSS. Thus, the research fosters deeper knowledge of the concept of automated decision-making and contributed to establishing a positive relationship with increased efficiency in service provision, however, it is always attentive to pointing out the challenges that organizations will face in order to guarantee the transparency necessary to achieve the trust of the user, society and control bodies. Originality - It is important to highlight that automated decisions are a contemporary and recently regulated phenomenon, which is why this work stands out for its originality in aiming to understand its adoption by a federal public organization in Brazil, as well as relating it to the gain in efficiency in the provision large-scale social security service.porTransformação digitalInteligência artificialDecisão automatizadaSeguridade socialAdministração pública - Automação - BrasilInteligência artificialSeguridade socialInstituto Nacional do Seguro Social (Brasil)Transformação digital da Administração Pública e decisões automatizadas: o caso do INSSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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Inteligência artificial
Decisão automatizada
Seguridade social
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Inteligência artificial
Decisão automatizada
Seguridade social
Administração pública - Automação - Brasil
Inteligência artificial
Seguridade social
Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil)
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Inteligência artificial
Seguridade social
Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil)
description Objetivo – O estudo tem por objetivo compreender como a tomada de decisão automatizada afeta a eficiência do INSS na prestação de serviços públicos de seguridade social. Metodologia – Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória com o objetivo de mapear as características de determinado fenômeno contemporâneo cujos limites não estão claramente definidos. O estudo de casos deve ocorrer no contexto do mundo real tendo sido utilizada a técnica de observação direta em razão da pesquisadora ser também advogada pública que faz a defesa em judicial e extrajudicial do INSS. Utiliza-se uma abordagem quantitativa, com dados secundários coletados em consulta aos sites de transparência das organizações públicas e demais documentos institucionais, compreendendo as normas jurídicas e dados estatísticos, no período de 2016 a 2022. Foi enviado pedido de informação para o INSS, via plataforma Fala.Br, para acesso a meta dados e esclarecimentos adicionais. Resultados – Os resultados obtidos indicam que as decisões automatizadas são uma realidade na seguridade social brasileira, tendo sido adotadas pelo INSS como solução eficiente para lidar com requerimentos fáceis e repetitivos, em que o código legal pode ser predefinido no modelo de sistema, permitindo a tomada de decisão sem intervenção humana. As decisões automatizadas atendem estrategicamente o modelo de negócio de uma autarquia de atendimento de larga escala, com demanda crescente por serviços pelos usuários e escassez de recursos humanos. As evidências apontam para o sucesso da política pública de automatização das decisões, sob o ponto de vista da quantidade e agilidade do atendimento, nos casos repetitivos, com código legal simples, em que os dados necessários para a tomada de decisão estejam disponíveis dentro dos sistemas interoperáveis. Limitações – Levando-se em consideração que este estudo se concentrou de forma específica nas decisões automatizadas adotadas pelo INSS, é essencial levar em conta que a generalização dos resultados possivelmente se aplica somente às organizações semelhantes. Adicionalmente, uma abordagem qualitativa para analisar a questão em foco poderia proporcionar um acréscimo de valor substancial e reforçar a solidez deste trabalho de pesquisa. Aplicabilidade do trabalho – Considerando que a adoção das decisões automatizadas dentro dos processos de transformação digital é um fenômeno contemporâneo, este estudo contribui para sua melhor compreensão, quanto às suas vantagens e desvantagens. Neste sentido, buscou se identificar os desafios e oportunidades da adoção das decisões automatizadas na prestação de serviço de seguridade social de larga escala, bem como estabelecer os casos em que não é recomendável sua adoção, por se tratarem de casos difíceis que demandam a intervenção humana. Contribuições para a sociedade – A transformação digital das organizações está na pauta do dia, assim, outras organizações de atendimento de larga escala em diversos níveis de governo, seja federal, estadual ou municipal poderão se beneficiar consideravelmente ao obter insights do processo de mudanças adotado pelo INSS. Assim, a pesquisa fomenta o conhecimento mais aprofundado do conceito de decisão automatizada e contribuiu para estabelecer uma relação positiva com o aumento da eficiência da prestação de serviço, contudo sempre atenta em apontar os desafios que as organizações terão para garantir a transparência necessária para conquistar a confiança do usuário, da sociedade e dos órgãos de controle. Originalidade – É importante ressaltar que as decisões automatizadas são um fenômeno contemporâneo e recentemente regulamentado, motivo pelo qual este trabalho se destaca por sua originalidade ao visar compreender sua adoção por uma organização pública federal no Brasil, bem como relacionando-a com o ganho de eficiência na prestação de serviço de seguridade social de larga escala.
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