Revisitando o conceito de lar na era da digitalização: uma assemblage conectada e multifuncional
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31072 |
Resumo: | Lar é símbolo de identidade pessoal e indicador da posição do consumidor na sociedade. Compreender o lar, local de consumo carregado de emoções, componente essencial nos projetos de construção de identidade, é melhorar o entendimento do consumidor. Predomina na literatura a visão idealizada de lar, baseada em dicotomias antagônicas entre o interior e exterior do lar, como feminino e masculino, ordenado e caótico e sagrado e profano. Essa visão corresponde a uma concepção de lar como entidade estável e fechada, separada do mundo exterior. Entretanto, com a introdução das tecnologias de comunicação no ambiente doméstico, as fronteiras que delimitam o lar se apagam e o significados de lar se alteram. O distanciamento social praticado por parte da população mundial durante a pandemia de COVID-19 tem acelerado a adoção de tecnologias que internalizam trabalho e consumo, transformando o lar em multifuncional. O presente estudo, inserido no campo de cultura de consumo, investiga o lar contemporâneo em transformação e defende que a conceituação de lar pela perspectiva da assemblage, como agrupamento efêmero de recursos heterogêneos, é mais adequada para caracterizar o lar multifuncional contemporâneo, instável e permeável ao mundo exterior, do que a concepção de lar predominante na literatura. Estendendo e detalhando a conceituação de lar como assemblage, este estudo contribui para a literatura ao estabelecer que o lar contemporâneo pode assumir múltiplos significados, explicar que os significados de lar se alteram com transformação do lar em multifuncional pela incorporação da tecnologia, atribuir neutralidade ao conceito de lar e demonstrar a atuação dos recursos da assemblage lar na construção dos significados. O estudo é qualitativo e interpretativo, baseado em dados coletados durante o período de distanciamento social por meio de entrevistas em profundidade, relatos escritos de participantes e pesquisa em dados secundários e em análise realizada ao longo do trabalho de campo em ciclos sucessivos de interpretação. |
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Piacentini, Maria SilviaEscolasSouza-Leão, AndréRosenthal, BenjaminSuarez, MaribelBrito, Eliane Pereira Zamith2021-09-10T18:25:41Z2021-09-10T18:25:41Z2021-08-03https://hdl.handle.net/10438/31072Lar é símbolo de identidade pessoal e indicador da posição do consumidor na sociedade. Compreender o lar, local de consumo carregado de emoções, componente essencial nos projetos de construção de identidade, é melhorar o entendimento do consumidor. Predomina na literatura a visão idealizada de lar, baseada em dicotomias antagônicas entre o interior e exterior do lar, como feminino e masculino, ordenado e caótico e sagrado e profano. Essa visão corresponde a uma concepção de lar como entidade estável e fechada, separada do mundo exterior. Entretanto, com a introdução das tecnologias de comunicação no ambiente doméstico, as fronteiras que delimitam o lar se apagam e o significados de lar se alteram. O distanciamento social praticado por parte da população mundial durante a pandemia de COVID-19 tem acelerado a adoção de tecnologias que internalizam trabalho e consumo, transformando o lar em multifuncional. O presente estudo, inserido no campo de cultura de consumo, investiga o lar contemporâneo em transformação e defende que a conceituação de lar pela perspectiva da assemblage, como agrupamento efêmero de recursos heterogêneos, é mais adequada para caracterizar o lar multifuncional contemporâneo, instável e permeável ao mundo exterior, do que a concepção de lar predominante na literatura. Estendendo e detalhando a conceituação de lar como assemblage, este estudo contribui para a literatura ao estabelecer que o lar contemporâneo pode assumir múltiplos significados, explicar que os significados de lar se alteram com transformação do lar em multifuncional pela incorporação da tecnologia, atribuir neutralidade ao conceito de lar e demonstrar a atuação dos recursos da assemblage lar na construção dos significados. 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Lar é símbolo de identidade pessoal e indicador da posição do consumidor na sociedade. Compreender o lar, local de consumo carregado de emoções, componente essencial nos projetos de construção de identidade, é melhorar o entendimento do consumidor. Predomina na literatura a visão idealizada de lar, baseada em dicotomias antagônicas entre o interior e exterior do lar, como feminino e masculino, ordenado e caótico e sagrado e profano. Essa visão corresponde a uma concepção de lar como entidade estável e fechada, separada do mundo exterior. Entretanto, com a introdução das tecnologias de comunicação no ambiente doméstico, as fronteiras que delimitam o lar se apagam e o significados de lar se alteram. O distanciamento social praticado por parte da população mundial durante a pandemia de COVID-19 tem acelerado a adoção de tecnologias que internalizam trabalho e consumo, transformando o lar em multifuncional. O presente estudo, inserido no campo de cultura de consumo, investiga o lar contemporâneo em transformação e defende que a conceituação de lar pela perspectiva da assemblage, como agrupamento efêmero de recursos heterogêneos, é mais adequada para caracterizar o lar multifuncional contemporâneo, instável e permeável ao mundo exterior, do que a concepção de lar predominante na literatura. Estendendo e detalhando a conceituação de lar como assemblage, este estudo contribui para a literatura ao estabelecer que o lar contemporâneo pode assumir múltiplos significados, explicar que os significados de lar se alteram com transformação do lar em multifuncional pela incorporação da tecnologia, atribuir neutralidade ao conceito de lar e demonstrar a atuação dos recursos da assemblage lar na construção dos significados. O estudo é qualitativo e interpretativo, baseado em dados coletados durante o período de distanciamento social por meio de entrevistas em profundidade, relatos escritos de participantes e pesquisa em dados secundários e em análise realizada ao longo do trabalho de campo em ciclos sucessivos de interpretação. |
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