Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Aline dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30024
Resumo: Esta dissertação se dedica a investigar as recentes transformações no mundo do samba de gafieira na cidade do Rio de Janeiro. Buscando entender como os atores sociais envolvidos nas transformações dialogam com as gerações profissionais anteriores, principalmente no que tange às técnicas corporais. Além disso, identificar nessa estrutura os usos das redes sociais e do YouTube. Para isto, foram escolhidos os dois principais eventos nacionais de samba de gafieira que acontecem no Rio de Janeiro anualmente, o Sambamaniacos e o Gafieira Brasil. Utilizamos como métodos a entrevista e a observação participante. Antes da análise dos dados coletados, realizamos uma revisão de literatura a fim de resgatar o contexto histórico das danças de salão no Brasil com o propósito de delimitar de qual dança estamos falando: samba de gafieira, uma dança de origem popular e negra. Através das informações coletadas identificamos três gerações que cooperam para a construção do mundo do samba de gafieira: os intuitivos, os profissionais e a nova geração. As diferenças entre as gerações residem nos modos de transmissão das técnicas corporais. Concluímos que atualmente as principais transformações na configuração do mundo do samba de gafieira passa pelo protagonismo dos jovens profissionais e a utilização das redes sociais e YouTube. Os eventos especializados surgem como pontos de convergência de novas práticas e novos tipos de cooperação.
id FGV_0df55a8dc87ef842108c50cb6ae10d77
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30024
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Paixão, Aline dos SantosEscolas::CPDOCBrasil Junior, Antônio da SilveiraSantos, Rafael Guarato dosSantos, Ynaê Lopes dosJosiowicz, Alejandra J.2021-01-15T15:00:22Z2021-01-15T15:00:22Z2020-12-14https://hdl.handle.net/10438/30024Esta dissertação se dedica a investigar as recentes transformações no mundo do samba de gafieira na cidade do Rio de Janeiro. Buscando entender como os atores sociais envolvidos nas transformações dialogam com as gerações profissionais anteriores, principalmente no que tange às técnicas corporais. Além disso, identificar nessa estrutura os usos das redes sociais e do YouTube. Para isto, foram escolhidos os dois principais eventos nacionais de samba de gafieira que acontecem no Rio de Janeiro anualmente, o Sambamaniacos e o Gafieira Brasil. Utilizamos como métodos a entrevista e a observação participante. Antes da análise dos dados coletados, realizamos uma revisão de literatura a fim de resgatar o contexto histórico das danças de salão no Brasil com o propósito de delimitar de qual dança estamos falando: samba de gafieira, uma dança de origem popular e negra. Através das informações coletadas identificamos três gerações que cooperam para a construção do mundo do samba de gafieira: os intuitivos, os profissionais e a nova geração. As diferenças entre as gerações residem nos modos de transmissão das técnicas corporais. Concluímos que atualmente as principais transformações na configuração do mundo do samba de gafieira passa pelo protagonismo dos jovens profissionais e a utilização das redes sociais e YouTube. Os eventos especializados surgem como pontos de convergência de novas práticas e novos tipos de cooperação.This dissertation investigates the recent transformations in the world of samba de gafieira in the city of Rio de Janeiro. We seek to understand how the social actors involved in the transformations dialogue with previous professional generations, mainly concerning body techniques. Besides, to identify in this structure uses of social networks and YouTube. For this, the two major national congresses of samba de gafieira were chosen that take place in Rio de Janeiro annually, Sambamaniacos and Gafieira Brasil. We used interview methods and participant observation as methods. Before analyzing the data collected, we performed a literature review to rescue the historical context of ballroom dances in Brazil to delimit which dance we are talking about: samba de gafieira, a dance of popular and black origin. Through the information collected, we identified three generations that cooperate to build the world of samba de gafieira: the intuitive, the professionals, and the new generation. Differences between generations lie in the modes of transmission of body techniques. We conclude that currently, the major transformations in the world of samba de gafieira involve young professionals and the use of social networks and YouTube. Specialized events emerge as points of convergence for new practices and types of cooperation.porSamba de gafieiraDança de salãoRio de JaneiroBaileDanças afro-brasileirasBallroom danceDancesHistóriaDança de salão - Rio de JaneiroDança de salão - OrigemSambaDanças afro-brasileirasMúsica corporalPassado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-12-14reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPAIXÃO, A. Passado, presente e futuro do samba de gafieira_dissertação_2020.pdfPAIXÃO, A. Passado, presente e futuro do samba de gafieira_dissertação_2020.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf4139593https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7f3eb297-710e-4180-82a3-0224b90dd531/download41559651c184c9d8e2308f6daae956a3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9a2b3497-25ce-4a7b-83f7-bc0fe858e21a/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTPAIXÃO, A. Passado, presente e futuro do samba de gafieira_dissertação_2020.pdf.txtPAIXÃO, A. Passado, presente e futuro do samba de gafieira_dissertação_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain103215https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ff11cfab-c9cb-4786-b515-78459645d741/downloadce3bb35ee73ce0ad98dadbedf9a6346cMD55THUMBNAILPAIXÃO, A. Passado, presente e futuro do samba de gafieira_dissertação_2020.pdf.jpgPAIXÃO, A. Passado, presente e futuro do samba de gafieira_dissertação_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2746https://repositorio.fgv.br/bitstreams/be6eef24-9f8a-4edf-bbf7-c85e38db44c5/download4b358c92e20b0e8f118b586f81217200MD5610438/300242023-11-25 14:46:36.655open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30024https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T14:46:36Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
title Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
spellingShingle Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
Paixão, Aline dos Santos
Samba de gafieira
Dança de salão
Rio de Janeiro
Baile
Danças afro-brasileiras
Ballroom dance
Dances
História
Dança de salão - Rio de Janeiro
Dança de salão - Origem
Samba
Danças afro-brasileiras
Música corporal
title_short Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
title_full Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
title_fullStr Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
title_sort Passado, presente e futuro do samba de gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro
author Paixão, Aline dos Santos
author_facet Paixão, Aline dos Santos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::CPDOC
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Brasil Junior, Antônio da Silveira
Santos, Rafael Guarato dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Aline dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ynaê Lopes dos
Josiowicz, Alejandra J.
contributor_str_mv Santos, Ynaê Lopes dos
Josiowicz, Alejandra J.
dc.subject.por.fl_str_mv Samba de gafieira
Dança de salão
Rio de Janeiro
Baile
Danças afro-brasileiras
topic Samba de gafieira
Dança de salão
Rio de Janeiro
Baile
Danças afro-brasileiras
Ballroom dance
Dances
História
Dança de salão - Rio de Janeiro
Dança de salão - Origem
Samba
Danças afro-brasileiras
Música corporal
dc.subject.eng.fl_str_mv Ballroom dance
Dances
dc.subject.area.por.fl_str_mv História
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Dança de salão - Rio de Janeiro
Dança de salão - Origem
Samba
Danças afro-brasileiras
Música corporal
description Esta dissertação se dedica a investigar as recentes transformações no mundo do samba de gafieira na cidade do Rio de Janeiro. Buscando entender como os atores sociais envolvidos nas transformações dialogam com as gerações profissionais anteriores, principalmente no que tange às técnicas corporais. Além disso, identificar nessa estrutura os usos das redes sociais e do YouTube. Para isto, foram escolhidos os dois principais eventos nacionais de samba de gafieira que acontecem no Rio de Janeiro anualmente, o Sambamaniacos e o Gafieira Brasil. Utilizamos como métodos a entrevista e a observação participante. Antes da análise dos dados coletados, realizamos uma revisão de literatura a fim de resgatar o contexto histórico das danças de salão no Brasil com o propósito de delimitar de qual dança estamos falando: samba de gafieira, uma dança de origem popular e negra. Através das informações coletadas identificamos três gerações que cooperam para a construção do mundo do samba de gafieira: os intuitivos, os profissionais e a nova geração. As diferenças entre as gerações residem nos modos de transmissão das técnicas corporais. Concluímos que atualmente as principais transformações na configuração do mundo do samba de gafieira passa pelo protagonismo dos jovens profissionais e a utilização das redes sociais e YouTube. Os eventos especializados surgem como pontos de convergência de novas práticas e novos tipos de cooperação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-15T15:00:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-15T15:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30024
url https://hdl.handle.net/10438/30024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7f3eb297-710e-4180-82a3-0224b90dd531/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9a2b3497-25ce-4a7b-83f7-bc0fe858e21a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ff11cfab-c9cb-4786-b515-78459645d741/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/be6eef24-9f8a-4edf-bbf7-c85e38db44c5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 41559651c184c9d8e2308f6daae956a3
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
ce3bb35ee73ce0ad98dadbedf9a6346c
4b358c92e20b0e8f118b586f81217200
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797716673691648