Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressanin Ferretti, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33648
Resumo: Indicado como uma megatendência de arranjo produtivo global, o processo de retorno da produção para o seu país de origem, o reshoring, ganhou relevância nas discussões de realocação de manufatura a partir da crise financeira de 2008. Inserida na cadeia global de valor, a indústria automotiva brasileira pode ser um segmento diretamente afetado por essa tendência. Assim, o propósito deste estudo é analisar os fatores que impactam para a ocorrência do reshoring na indústria automotiva brasileira. Para avaliá-los, foram utilizados dados das matrizes de insumo-produto da ICIO, as quais através da relação de insumo doméstico versus estrangeiro por ano, país e segmento foi possível calcular a ocorrência ou não do evento, e posteriormente, com um modelo de regressão logística, testar os fatores de impacto conforme indicados na revisão da literatura. Os resultados do estudo confirmaram os fatores de impacto para a ocorrência do reshoring de maneira global e para o setor automotivo a partir dos seguintes fatores: proximidade ao mercado consumidor, incertezas políticas, aumento de custo da mão de obra, aumento de custo de transporte e enfraquecimento do dólar. Já o Brasil, além de confirmar o aumento do custo de transporte como um fator de impacto, diferentemente dos dados globais, apresentou que, enquanto uma maior globalização econômica poderia fomentar o aumento da indústria local, a globalização política poderia agir no sentido oposto. Além disso, ficou demonstrado que o mercado consumidor brasileiro não se mostra relevante para justificar o estabelecimento ou a manutenção da indústria no país. Portanto, considerando-se a indústria automotiva brasileira, predominantemente dominada pelo capital estrangeiro, tem-se com os resultados deste estudo uma indicação de potenciais tendências, mostrando que o processo de reshoring para esse segmento no Brasil passa pela competitividade em custos.
id FGV_0dfb189b0eaee9025d9dee14b2aa478d
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/33648
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Bressanin Ferretti, MarceloEscolas::EAESPDi Serio, Luiz CarlosNakamura, Wilson ToshiroGarcia, Fabio Gallo2023-05-05T14:51:06Z2023-05-05T14:51:06Z2023https://hdl.handle.net/10438/33648Indicado como uma megatendência de arranjo produtivo global, o processo de retorno da produção para o seu país de origem, o reshoring, ganhou relevância nas discussões de realocação de manufatura a partir da crise financeira de 2008. Inserida na cadeia global de valor, a indústria automotiva brasileira pode ser um segmento diretamente afetado por essa tendência. Assim, o propósito deste estudo é analisar os fatores que impactam para a ocorrência do reshoring na indústria automotiva brasileira. Para avaliá-los, foram utilizados dados das matrizes de insumo-produto da ICIO, as quais através da relação de insumo doméstico versus estrangeiro por ano, país e segmento foi possível calcular a ocorrência ou não do evento, e posteriormente, com um modelo de regressão logística, testar os fatores de impacto conforme indicados na revisão da literatura. Os resultados do estudo confirmaram os fatores de impacto para a ocorrência do reshoring de maneira global e para o setor automotivo a partir dos seguintes fatores: proximidade ao mercado consumidor, incertezas políticas, aumento de custo da mão de obra, aumento de custo de transporte e enfraquecimento do dólar. Já o Brasil, além de confirmar o aumento do custo de transporte como um fator de impacto, diferentemente dos dados globais, apresentou que, enquanto uma maior globalização econômica poderia fomentar o aumento da indústria local, a globalização política poderia agir no sentido oposto. Além disso, ficou demonstrado que o mercado consumidor brasileiro não se mostra relevante para justificar o estabelecimento ou a manutenção da indústria no país. Portanto, considerando-se a indústria automotiva brasileira, predominantemente dominada pelo capital estrangeiro, tem-se com os resultados deste estudo uma indicação de potenciais tendências, mostrando que o processo de reshoring para esse segmento no Brasil passa pela competitividade em custos.Indicated as a global productive arrangement megatrend, the process of returning production to its home country, the reshoring, starts to gain relevance in discussions of relocation of manufacturing since the financial crisis of 2008. Inserted in the global value chain, the Brazilian automotive industry, may be a segment directly affected by this trend. Thus, the purpose of this study is to analyze the factors that impact the occurrence of reshoring in the Brazilian automotive industry. To assess these factors, data from the ICIO input-output matrices were used, where through the ratio of domestic versus foreign input by year, country and segment, it was possible to calculate the occurrence or not of the event, and later, with a logistic regression model, test the impacting factors as collected in the literature review. The result of the study confirms the impacting factors for the occurrence of reshoring globally and for the automotive sector, being: proximity to the consumer market, political uncertainty, increased labor costs, increased transport costs and weakening of the dollar. Brazil, despite confirming the increase in transport costs as an impacting factor, unlike global data, demonstrated that, while an increase in economic globalization could encourage the increase of local industry, political globalization could act in the opposite direction. In addition, it was demonstrated that the Brazilian consumer market did not prove to be relevant to justify the establishment or to maintain the industry in the country. Therefore, considering the Brazilian automotive industry, predominantly dominated by foreign capital, the results of this study provide some trends, indicating that the reshoring process for this segment in Brazil involves cost competitiveness.porIndústria automobilísticaIndústria automotivaIndústria automotiva brasileiraReshoringAutomotive industryBrazilian automotive industryAdministração de empresasIndústria automobilística - BrasilEmpresas multinacionaisBrasil - Condições econômicasPotenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALMarcelo Ferretti - TA Reshoring 03-MAI-23.pdfMarcelo Ferretti - TA Reshoring 03-MAI-23.pdfPDFapplication/pdf873379https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0fc77d06-c529-4b5e-a379-bc2c4524ec17/downloadf88cece0bad416887104ba027df316a0MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e1ba3056-10ee-4350-8585-ca63f8a8648e/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXTMarcelo Ferretti - TA Reshoring 03-MAI-23.pdf.txtMarcelo Ferretti - TA Reshoring 03-MAI-23.pdf.txtExtracted texttext/plain103155https://repositorio.fgv.br/bitstreams/279ec625-6677-4d46-ac7d-2d37f224f2a4/download629976e8d8f0055a8af25e9120e43472MD511THUMBNAILMarcelo Ferretti - TA Reshoring 03-MAI-23.pdf.jpgMarcelo Ferretti - TA Reshoring 03-MAI-23.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2515https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b5a96aa9-ad8d-430a-b35c-8cd4213aa9d0/downloadf80ac6d920f0632c600fe1dd202d8d24MD51210438/336482023-11-04 19:11:58.452restrictedoai:repositorio.fgv.br:10438/33648https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-04T19:11:58Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
title Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
spellingShingle Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
Bressanin Ferretti, Marcelo
Indústria automobilística
Indústria automotiva
Indústria automotiva brasileira
Reshoring
Automotive industry
Brazilian automotive industry
Administração de empresas
Indústria automobilística - Brasil
Empresas multinacionais
Brasil - Condições econômicas
title_short Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
title_full Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
title_fullStr Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
title_full_unstemmed Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
title_sort Potenciais impactos do reshoring na indústria automotiva brasileira
author Bressanin Ferretti, Marcelo
author_facet Bressanin Ferretti, Marcelo
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Di Serio, Luiz Carlos
Nakamura, Wilson Toshiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressanin Ferretti, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Fabio Gallo
contributor_str_mv Garcia, Fabio Gallo
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística
Indústria automotiva
Indústria automotiva brasileira
topic Indústria automobilística
Indústria automotiva
Indústria automotiva brasileira
Reshoring
Automotive industry
Brazilian automotive industry
Administração de empresas
Indústria automobilística - Brasil
Empresas multinacionais
Brasil - Condições econômicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Reshoring
Automotive industry
Brazilian automotive industry
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Indústria automobilística - Brasil
Empresas multinacionais
Brasil - Condições econômicas
description Indicado como uma megatendência de arranjo produtivo global, o processo de retorno da produção para o seu país de origem, o reshoring, ganhou relevância nas discussões de realocação de manufatura a partir da crise financeira de 2008. Inserida na cadeia global de valor, a indústria automotiva brasileira pode ser um segmento diretamente afetado por essa tendência. Assim, o propósito deste estudo é analisar os fatores que impactam para a ocorrência do reshoring na indústria automotiva brasileira. Para avaliá-los, foram utilizados dados das matrizes de insumo-produto da ICIO, as quais através da relação de insumo doméstico versus estrangeiro por ano, país e segmento foi possível calcular a ocorrência ou não do evento, e posteriormente, com um modelo de regressão logística, testar os fatores de impacto conforme indicados na revisão da literatura. Os resultados do estudo confirmaram os fatores de impacto para a ocorrência do reshoring de maneira global e para o setor automotivo a partir dos seguintes fatores: proximidade ao mercado consumidor, incertezas políticas, aumento de custo da mão de obra, aumento de custo de transporte e enfraquecimento do dólar. Já o Brasil, além de confirmar o aumento do custo de transporte como um fator de impacto, diferentemente dos dados globais, apresentou que, enquanto uma maior globalização econômica poderia fomentar o aumento da indústria local, a globalização política poderia agir no sentido oposto. Além disso, ficou demonstrado que o mercado consumidor brasileiro não se mostra relevante para justificar o estabelecimento ou a manutenção da indústria no país. Portanto, considerando-se a indústria automotiva brasileira, predominantemente dominada pelo capital estrangeiro, tem-se com os resultados deste estudo uma indicação de potenciais tendências, mostrando que o processo de reshoring para esse segmento no Brasil passa pela competitividade em custos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-05T14:51:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-05T14:51:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/33648
url https://hdl.handle.net/10438/33648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0fc77d06-c529-4b5e-a379-bc2c4524ec17/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e1ba3056-10ee-4350-8585-ca63f8a8648e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/279ec625-6677-4d46-ac7d-2d37f224f2a4/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b5a96aa9-ad8d-430a-b35c-8cd4213aa9d0/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f88cece0bad416887104ba027df316a0
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
629976e8d8f0055a8af25e9120e43472
f80ac6d920f0632c600fe1dd202d8d24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749940240220160