Competências e gestão de grupos minorizados: um estudo em empresa multinacional do agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Ludielson Kleyton Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35588
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em investigar competências requeridas a gestão de grupos minorizados em grande organização multinacional do setor do agronegócio com atuação em diferentes regiões do Brasil. Tal proposta se insere em contexto no qual a gestão da diversidade ocupa espaço cada vez mais relevante na agenda organizacional. Não obstante as iniciativas em torno da temática as mesmas ainda não se revelam suficiente para lidar com as disparidades. Em virtude disso, apresenta-se importante analisar em que medida as competências gerenciais encontram-se capazes de promover culturas organizacionais mais plurais e inclusivas. São vários os desafios desde os processos de seleção e recrutamento as políticas e práticas e de promoção e ascensão profissional. Diante disso, o propósito deste trabalho consiste em delinear um panorama das competências requeridas a gestão de grupos minorizados considerando diferentes áreas geográficas, áreas de formação, posições hierárquicas e gênero, segundo a perspectiva de gestores de uma grande organização do ramo do Agronegócio. A partir de revisão de literatura envolvendo os temas das competências e da gestão da diversidade, a pesquisa que orienta a realização deste estudo pode ser caracterizada como de abordagem quantitativa, desenvolvida por meio do método de estudo de caso, envolvendo a técnica de Survey. Como resultado da aplicação de questionários obteve-se uma amostra final de sessenta respondentes. Após tabulados, os dados foram submetidos a tratamento estatístico envolvendo o cálculo de estatísticas descritivas, análises de correlações e de clusters. Os dados coletados via questionários foram complementados com realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com profissionais da área de gestão de pessoas envolvida com iniciativas internas orientadas a temática da diversidade e um gestor sênior de área Operacional da organização. Os resultados da pesquisa destacaram que as competências mais valorizadas para a gestão de grupos minorizados incluem inteligência emocional, adaptabilidade e competências interculturais. Foi observado que gestores com elevada inteligência emocional são capazes de criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador. Adicionalmente, a adaptabilidade mostrou-se crucial para acomodar as necessidades diversas dos funcionários e responder eficientemente a situações inesperadas. As competências interculturais também foram fundamentais, permitindo aos gestores navegar eficazmente na diversidade cultural da organização. Com base nos dados coletados e nas análises realizadas, conclui-se que para promover uma gestão eficaz de grupos minorizados em organizações multinacionais, é essencial que os gestores desenvolvam e aprimorem competências específicas que abordem diretamente a diversidade e inclusão. Este estudo ressalta a necessidade de programas de treinamento contínuo que enfoquem no desenvolvimento destas competências essenciais. A implementação de políticas de diversidade mais robustas, juntamente com uma liderança comprometida e competente, pode levar a uma maior satisfação no trabalho e à retenção de talentos, contribuindo para a efetividade geral da organização.
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Diante disso, o propósito deste trabalho consiste em delinear um panorama das competências requeridas a gestão de grupos minorizados considerando diferentes áreas geográficas, áreas de formação, posições hierárquicas e gênero, segundo a perspectiva de gestores de uma grande organização do ramo do Agronegócio. A partir de revisão de literatura envolvendo os temas das competências e da gestão da diversidade, a pesquisa que orienta a realização deste estudo pode ser caracterizada como de abordagem quantitativa, desenvolvida por meio do método de estudo de caso, envolvendo a técnica de Survey. Como resultado da aplicação de questionários obteve-se uma amostra final de sessenta respondentes. Após tabulados, os dados foram submetidos a tratamento estatístico envolvendo o cálculo de estatísticas descritivas, análises de correlações e de clusters. Os dados coletados via questionários foram complementados com realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com profissionais da área de gestão de pessoas envolvida com iniciativas internas orientadas a temática da diversidade e um gestor sênior de área Operacional da organização. Os resultados da pesquisa destacaram que as competências mais valorizadas para a gestão de grupos minorizados incluem inteligência emocional, adaptabilidade e competências interculturais. Foi observado que gestores com elevada inteligência emocional são capazes de criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador. Adicionalmente, a adaptabilidade mostrou-se crucial para acomodar as necessidades diversas dos funcionários e responder eficientemente a situações inesperadas. As competências interculturais também foram fundamentais, permitindo aos gestores navegar eficazmente na diversidade cultural da organização. Com base nos dados coletados e nas análises realizadas, conclui-se que para promover uma gestão eficaz de grupos minorizados em organizações multinacionais, é essencial que os gestores desenvolvam e aprimorem competências específicas que abordem diretamente a diversidade e inclusão. Este estudo ressalta a necessidade de programas de treinamento contínuo que enfoquem no desenvolvimento destas competências essenciais. A implementação de políticas de diversidade mais robustas, juntamente com uma liderança comprometida e competente, pode levar a uma maior satisfação no trabalho e à retenção de talentos, contribuindo para a efetividade geral da organização.The aim of this study is to investigate the competencies required for managing marginalized groups in a large multinational agribusiness company operating in different regions of Brazil. This proposal is set in a context where diversity management is increasingly occupying a significant place on the organizational agenda. Despite initiatives around this theme, they are still not sufficient to deal with disparities. Therefore, it is important to analyze the extent to which managerial competencies are capable of promoting more plural and inclusive organizational cultures. There are several challenges, from the selection and recruitment processes to policies and practices of promotion and professional advancement. Consequently, the purpose of this work is to outline an overview of the competencies required for managing marginalized groups, considering different geographical areas, areas of education, hierarchical positions, and gender, according to the perspective of managers of a large company in the Agribusiness sector. Based on a literature review involving the themes of competencies and diversity management, the research guiding this study can be characterized as a quantitative approach, developed through the case study method, involving the Survey technique. As a result of the questionnaire application, a final sample of sixty respondents was obtained. After tabulation, the data were subjected to statistical treatment involving the calculation of descriptive statistics, correlation analyses, and cluster analyses. The data collected through questionnaires were complemented with semi-structured and in-depth interviews with professionals in the area of people management involved in internal initiatives oriented towards the theme of diversity and a senior operational area manager of the organization. The research results highlighted that the most valued competencies for managing marginalized groups include emotional intelligence, adaptability, and intercultural competencies. It was observed that managers with high emotional intelligence are capable of creating a more inclusive and motivating work environment. Additionally, adaptability proved crucial to accommodate the diverse needs of employees and efficiently respond to unexpected situations. Intercultural competencies were also essential, allowing managers to effectively navigate the company's cultural diversity. Based on the data collected and the analyses performed, it is concluded that to promote effective management of marginalized groups in multinational organizations, it is essential for managers to develop and enhance specific competencies that directly address diversity and inclusion. This study emphasizes the need for continuous training programs focused on the development of these essential competencies. The implementation of more robust diversity policies, along with committed and competent leadership, can lead to greater job satisfaction and talent retention, contributing to the overall success of the organization.porCompetências gerenciaisGestão da diversidadeGrupos minorizadosInteligência emocionalAdaptabilidadeManagerial competenciesDiversity managementMarginalized groupsEmotional intelligenceAdaptabilityAdministração de empresasCapacidade executivaLiderançaDiversidade no ambiente de trabalhoMinoriasInteligência emocionalCompetências e gestão de grupos minorizados: um estudo em empresa multinacional do agronegócioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALLUDIELSON BANDEIRA - Dissertação_TA final 18_07_24.pdfLUDIELSON BANDEIRA - Dissertação_TA final 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Minorias
Inteligência emocional
description O objetivo deste estudo consiste em investigar competências requeridas a gestão de grupos minorizados em grande organização multinacional do setor do agronegócio com atuação em diferentes regiões do Brasil. Tal proposta se insere em contexto no qual a gestão da diversidade ocupa espaço cada vez mais relevante na agenda organizacional. Não obstante as iniciativas em torno da temática as mesmas ainda não se revelam suficiente para lidar com as disparidades. Em virtude disso, apresenta-se importante analisar em que medida as competências gerenciais encontram-se capazes de promover culturas organizacionais mais plurais e inclusivas. São vários os desafios desde os processos de seleção e recrutamento as políticas e práticas e de promoção e ascensão profissional. Diante disso, o propósito deste trabalho consiste em delinear um panorama das competências requeridas a gestão de grupos minorizados considerando diferentes áreas geográficas, áreas de formação, posições hierárquicas e gênero, segundo a perspectiva de gestores de uma grande organização do ramo do Agronegócio. A partir de revisão de literatura envolvendo os temas das competências e da gestão da diversidade, a pesquisa que orienta a realização deste estudo pode ser caracterizada como de abordagem quantitativa, desenvolvida por meio do método de estudo de caso, envolvendo a técnica de Survey. Como resultado da aplicação de questionários obteve-se uma amostra final de sessenta respondentes. Após tabulados, os dados foram submetidos a tratamento estatístico envolvendo o cálculo de estatísticas descritivas, análises de correlações e de clusters. Os dados coletados via questionários foram complementados com realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com profissionais da área de gestão de pessoas envolvida com iniciativas internas orientadas a temática da diversidade e um gestor sênior de área Operacional da organização. Os resultados da pesquisa destacaram que as competências mais valorizadas para a gestão de grupos minorizados incluem inteligência emocional, adaptabilidade e competências interculturais. Foi observado que gestores com elevada inteligência emocional são capazes de criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador. Adicionalmente, a adaptabilidade mostrou-se crucial para acomodar as necessidades diversas dos funcionários e responder eficientemente a situações inesperadas. As competências interculturais também foram fundamentais, permitindo aos gestores navegar eficazmente na diversidade cultural da organização. Com base nos dados coletados e nas análises realizadas, conclui-se que para promover uma gestão eficaz de grupos minorizados em organizações multinacionais, é essencial que os gestores desenvolvam e aprimorem competências específicas que abordem diretamente a diversidade e inclusão. Este estudo ressalta a necessidade de programas de treinamento contínuo que enfoquem no desenvolvimento destas competências essenciais. A implementação de políticas de diversidade mais robustas, juntamente com uma liderança comprometida e competente, pode levar a uma maior satisfação no trabalho e à retenção de talentos, contribuindo para a efetividade geral da organização.
publishDate 2024
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