Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kassab, Pedro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35376
Resumo: Este artigo investiga a equidade no trânsito de ônibus urbanos, abordando as disparidades em acessibilidade e custo entre diferentes grupos socioeconômicos nas cidades brasileiras. O estudo examina a equidade horizontal, onde uma política de tarifa zero pode oferecer acessibilidade uniforme a todos os usuários, e a equidade vertical, concentrando-se em subsídios direcionados para a população de baixa renda a fim de assegurar uma distribuição mais justa dos custos de transporte. Utilizando coeficientes de Gini e curvas de Lorenz como ferramentas analíticas, a pesquisa avalia o impacto dessas políticas de transporte sobre a desigualdade social. A análise, fundamentada em dados de Pereira e Carvalho (2012), revela um quadro matizado: enquanto políticas de tarifa zero garantem acesso igual, elas podem não ser as mais eficientes para enfrentar disparidades socioeconômicas. Por outro lado, subsídios direcionados parecem diminuir a desigualdade de maneira mais eficaz, conforme indicado pela tendência de queda no índice de Gini quando os subsídios são aplicados aos decis de menor renda. O estudo reconhece limitações metodológicas, incluindo a dependência de dados secundários e a aplicação de coeficientes de Gini no contexto do transporte urbano, e destaca a necessidade de análises mais profundas que incorporem variáveis socioeconômicas mais amplas. Os achados têm implicações práticas para gestores públicos e planejadores de transporte, enfatizando a necessidade de políticas informadas por uma compreensão das dinâmicas socioeconômicas locais. O artigo conclui reforçando a importância de políticas de transporte público que considerem as necessidades variadas dos usuários e avaliações abrangentes das consequências sociais e econômicas das políticas de transporte para fomentar uma sociedade mais equitativa e justa.
id FGV_10c837540c72b817e9aca8504cc82977
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35376
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Kassab, PedroEscolas::EAESPGallucci, HumbertoSilva, ViniciusSampaio, Joelson Oliveira2024-06-03T13:09:23Z2024-06-03T13:09:23Zhttps://hdl.handle.net/10438/35376Este artigo investiga a equidade no trânsito de ônibus urbanos, abordando as disparidades em acessibilidade e custo entre diferentes grupos socioeconômicos nas cidades brasileiras. O estudo examina a equidade horizontal, onde uma política de tarifa zero pode oferecer acessibilidade uniforme a todos os usuários, e a equidade vertical, concentrando-se em subsídios direcionados para a população de baixa renda a fim de assegurar uma distribuição mais justa dos custos de transporte. Utilizando coeficientes de Gini e curvas de Lorenz como ferramentas analíticas, a pesquisa avalia o impacto dessas políticas de transporte sobre a desigualdade social. A análise, fundamentada em dados de Pereira e Carvalho (2012), revela um quadro matizado: enquanto políticas de tarifa zero garantem acesso igual, elas podem não ser as mais eficientes para enfrentar disparidades socioeconômicas. Por outro lado, subsídios direcionados parecem diminuir a desigualdade de maneira mais eficaz, conforme indicado pela tendência de queda no índice de Gini quando os subsídios são aplicados aos decis de menor renda. O estudo reconhece limitações metodológicas, incluindo a dependência de dados secundários e a aplicação de coeficientes de Gini no contexto do transporte urbano, e destaca a necessidade de análises mais profundas que incorporem variáveis socioeconômicas mais amplas. Os achados têm implicações práticas para gestores públicos e planejadores de transporte, enfatizando a necessidade de políticas informadas por uma compreensão das dinâmicas socioeconômicas locais. O artigo conclui reforçando a importância de políticas de transporte público que considerem as necessidades variadas dos usuários e avaliações abrangentes das consequências sociais e econômicas das políticas de transporte para fomentar uma sociedade mais equitativa e justa.This article delves into the concept of equity in urban bus transit, addressing the disparities in accessibility and cost across different socioeconomic groups in Brazilian cities. The study examines horizontal equity, where a zero-fare policy can potentially offer uniform accessibility to all users, and vertical equity, focusing on targeted subsidies for low-income populations to ensure fairer distribution of transportation costs. Employing Gini coefficients and Lorenz curves as analytical tools, the research assesses the impact of these transportation policies on social inequality. The analysis, grounded on data from Pereira and Carvalho (2012), reveals a nuanced picture: while zero-fare policies ensure equal access, they may not be the most efficient in addressing socioeconomic disparities. On the other hand, targeted subsidies appear to decrease inequality more effectively, as suggested by the observed downward trend in the Gini index when subsidies are applied to lower-income deciles. The study acknowledges methodological limitations, including reliance on secondary data and the application of Gini coefficients in the urban transport context, and highlights the necessity for in-depth analysis incorporating broader socioeconomic variables. The findings have practical implications for public managers and transport planners, emphasizing the need for policies informed by an understanding of local socioeconomic dynamics. The article concludes by reinforcing the importance of public transportation policies that consider the varied needs of users and comprehensive evaluations of the social and economic consequences of transportation policies to foster a more equitable and just society.porTransportes públicosEquidadeRendaSubsídiosTarifa zeroPublic transportationEquityIncomeSubsidiesZero-fareEquidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de8a687f-d999-4af5-a5cf-33da3c463c53/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdfArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdfPDFapplication/pdf406079https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aef3f907-c848-48c0-a5ec-9779341cc217/download877c618396638b3d36caac644f1cb504MD52TEXTArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.txtArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.txtExtracted texttext/plain36130https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2af16903-6ef3-4eb1-bf0a-841902c58757/downloadb9bad431613469b59a93b7a9f142f6beMD53THUMBNAILArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.jpgArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2658https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4bee509c-c67d-43f6-96ab-7542e4148b16/downloadbb30c1a943f5debd9309585cd5705331MD5410438/353762024-06-03 13:53:10.085open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35376https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-06-03T13:53:10Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
title Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
spellingShingle Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
Kassab, Pedro
Transportes públicos
Equidade
Renda
Subsídios
Tarifa zero
Public transportation
Equity
Income
Subsidies
Zero-fare
title_short Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
title_full Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
title_fullStr Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
title_full_unstemmed Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
title_sort Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
author Kassab, Pedro
author_facet Kassab, Pedro
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Gallucci, Humberto
Silva, Vinicius
dc.contributor.author.fl_str_mv Kassab, Pedro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Joelson Oliveira
contributor_str_mv Sampaio, Joelson Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes públicos
Equidade
Renda
Subsídios
Tarifa zero
topic Transportes públicos
Equidade
Renda
Subsídios
Tarifa zero
Public transportation
Equity
Income
Subsidies
Zero-fare
dc.subject.eng.fl_str_mv Public transportation
Equity
Income
Subsidies
Zero-fare
description Este artigo investiga a equidade no trânsito de ônibus urbanos, abordando as disparidades em acessibilidade e custo entre diferentes grupos socioeconômicos nas cidades brasileiras. O estudo examina a equidade horizontal, onde uma política de tarifa zero pode oferecer acessibilidade uniforme a todos os usuários, e a equidade vertical, concentrando-se em subsídios direcionados para a população de baixa renda a fim de assegurar uma distribuição mais justa dos custos de transporte. Utilizando coeficientes de Gini e curvas de Lorenz como ferramentas analíticas, a pesquisa avalia o impacto dessas políticas de transporte sobre a desigualdade social. A análise, fundamentada em dados de Pereira e Carvalho (2012), revela um quadro matizado: enquanto políticas de tarifa zero garantem acesso igual, elas podem não ser as mais eficientes para enfrentar disparidades socioeconômicas. Por outro lado, subsídios direcionados parecem diminuir a desigualdade de maneira mais eficaz, conforme indicado pela tendência de queda no índice de Gini quando os subsídios são aplicados aos decis de menor renda. O estudo reconhece limitações metodológicas, incluindo a dependência de dados secundários e a aplicação de coeficientes de Gini no contexto do transporte urbano, e destaca a necessidade de análises mais profundas que incorporem variáveis socioeconômicas mais amplas. Os achados têm implicações práticas para gestores públicos e planejadores de transporte, enfatizando a necessidade de políticas informadas por uma compreensão das dinâmicas socioeconômicas locais. O artigo conclui reforçando a importância de políticas de transporte público que considerem as necessidades variadas dos usuários e avaliações abrangentes das consequências sociais e econômicas das políticas de transporte para fomentar uma sociedade mais equitativa e justa.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-03T13:09:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-03T13:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35376
url https://hdl.handle.net/10438/35376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de8a687f-d999-4af5-a5cf-33da3c463c53/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aef3f907-c848-48c0-a5ec-9779341cc217/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2af16903-6ef3-4eb1-bf0a-841902c58757/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4bee509c-c67d-43f6-96ab-7542e4148b16/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a4b67231f701c416a809246e7a10077
877c618396638b3d36caac644f1cb504
b9bad431613469b59a93b7a9f142f6be
bb30c1a943f5debd9309585cd5705331
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749818183876608