Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35376 |
Resumo: | Este artigo investiga a equidade no trânsito de ônibus urbanos, abordando as disparidades em acessibilidade e custo entre diferentes grupos socioeconômicos nas cidades brasileiras. O estudo examina a equidade horizontal, onde uma política de tarifa zero pode oferecer acessibilidade uniforme a todos os usuários, e a equidade vertical, concentrando-se em subsídios direcionados para a população de baixa renda a fim de assegurar uma distribuição mais justa dos custos de transporte. Utilizando coeficientes de Gini e curvas de Lorenz como ferramentas analíticas, a pesquisa avalia o impacto dessas políticas de transporte sobre a desigualdade social. A análise, fundamentada em dados de Pereira e Carvalho (2012), revela um quadro matizado: enquanto políticas de tarifa zero garantem acesso igual, elas podem não ser as mais eficientes para enfrentar disparidades socioeconômicas. Por outro lado, subsídios direcionados parecem diminuir a desigualdade de maneira mais eficaz, conforme indicado pela tendência de queda no índice de Gini quando os subsídios são aplicados aos decis de menor renda. O estudo reconhece limitações metodológicas, incluindo a dependência de dados secundários e a aplicação de coeficientes de Gini no contexto do transporte urbano, e destaca a necessidade de análises mais profundas que incorporem variáveis socioeconômicas mais amplas. Os achados têm implicações práticas para gestores públicos e planejadores de transporte, enfatizando a necessidade de políticas informadas por uma compreensão das dinâmicas socioeconômicas locais. O artigo conclui reforçando a importância de políticas de transporte público que considerem as necessidades variadas dos usuários e avaliações abrangentes das consequências sociais e econômicas das políticas de transporte para fomentar uma sociedade mais equitativa e justa. |
id |
FGV_10c837540c72b817e9aca8504cc82977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/35376 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Kassab, PedroEscolas::EAESPGallucci, HumbertoSilva, ViniciusSampaio, Joelson Oliveira2024-06-03T13:09:23Z2024-06-03T13:09:23Zhttps://hdl.handle.net/10438/35376Este artigo investiga a equidade no trânsito de ônibus urbanos, abordando as disparidades em acessibilidade e custo entre diferentes grupos socioeconômicos nas cidades brasileiras. O estudo examina a equidade horizontal, onde uma política de tarifa zero pode oferecer acessibilidade uniforme a todos os usuários, e a equidade vertical, concentrando-se em subsídios direcionados para a população de baixa renda a fim de assegurar uma distribuição mais justa dos custos de transporte. Utilizando coeficientes de Gini e curvas de Lorenz como ferramentas analíticas, a pesquisa avalia o impacto dessas políticas de transporte sobre a desigualdade social. A análise, fundamentada em dados de Pereira e Carvalho (2012), revela um quadro matizado: enquanto políticas de tarifa zero garantem acesso igual, elas podem não ser as mais eficientes para enfrentar disparidades socioeconômicas. Por outro lado, subsídios direcionados parecem diminuir a desigualdade de maneira mais eficaz, conforme indicado pela tendência de queda no índice de Gini quando os subsídios são aplicados aos decis de menor renda. O estudo reconhece limitações metodológicas, incluindo a dependência de dados secundários e a aplicação de coeficientes de Gini no contexto do transporte urbano, e destaca a necessidade de análises mais profundas que incorporem variáveis socioeconômicas mais amplas. Os achados têm implicações práticas para gestores públicos e planejadores de transporte, enfatizando a necessidade de políticas informadas por uma compreensão das dinâmicas socioeconômicas locais. O artigo conclui reforçando a importância de políticas de transporte público que considerem as necessidades variadas dos usuários e avaliações abrangentes das consequências sociais e econômicas das políticas de transporte para fomentar uma sociedade mais equitativa e justa.This article delves into the concept of equity in urban bus transit, addressing the disparities in accessibility and cost across different socioeconomic groups in Brazilian cities. The study examines horizontal equity, where a zero-fare policy can potentially offer uniform accessibility to all users, and vertical equity, focusing on targeted subsidies for low-income populations to ensure fairer distribution of transportation costs. Employing Gini coefficients and Lorenz curves as analytical tools, the research assesses the impact of these transportation policies on social inequality. The analysis, grounded on data from Pereira and Carvalho (2012), reveals a nuanced picture: while zero-fare policies ensure equal access, they may not be the most efficient in addressing socioeconomic disparities. On the other hand, targeted subsidies appear to decrease inequality more effectively, as suggested by the observed downward trend in the Gini index when subsidies are applied to lower-income deciles. The study acknowledges methodological limitations, including reliance on secondary data and the application of Gini coefficients in the urban transport context, and highlights the necessity for in-depth analysis incorporating broader socioeconomic variables. The findings have practical implications for public managers and transport planners, emphasizing the need for policies informed by an understanding of local socioeconomic dynamics. The article concludes by reinforcing the importance of public transportation policies that consider the varied needs of users and comprehensive evaluations of the social and economic consequences of transportation policies to foster a more equitable and just society.porTransportes públicosEquidadeRendaSubsídiosTarifa zeroPublic transportationEquityIncomeSubsidiesZero-fareEquidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de8a687f-d999-4af5-a5cf-33da3c463c53/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdfArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdfPDFapplication/pdf406079https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aef3f907-c848-48c0-a5ec-9779341cc217/download877c618396638b3d36caac644f1cb504MD52TEXTArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.txtArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.txtExtracted texttext/plain36130https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2af16903-6ef3-4eb1-bf0a-841902c58757/downloadb9bad431613469b59a93b7a9f142f6beMD53THUMBNAILArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.jpgArtigo Individual - Pedro Kassab- Equidade Vertical e Horizontal nos Transportes Coletivos- 31mai24.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2658https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4bee509c-c67d-43f6-96ab-7542e4148b16/downloadbb30c1a943f5debd9309585cd5705331MD5410438/353762024-06-03 13:53:10.085open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35376https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-06-03T13:53:10Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
title |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
spellingShingle |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil Kassab, Pedro Transportes públicos Equidade Renda Subsídios Tarifa zero Public transportation Equity Income Subsidies Zero-fare |
title_short |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
title_full |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
title_fullStr |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
title_full_unstemmed |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
title_sort |
Equidade vertical e horizontal no transporte coletivo urbano por ônibus: impactos de políticas de tarifa zero e de subsídios direcionados na desigualdade de renda no Brasil |
author |
Kassab, Pedro |
author_facet |
Kassab, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Gallucci, Humberto Silva, Vinicius |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassab, Pedro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Joelson Oliveira |
contributor_str_mv |
Sampaio, Joelson Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transportes públicos Equidade Renda Subsídios Tarifa zero |
topic |
Transportes públicos Equidade Renda Subsídios Tarifa zero Public transportation Equity Income Subsidies Zero-fare |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public transportation Equity Income Subsidies Zero-fare |
description |
Este artigo investiga a equidade no trânsito de ônibus urbanos, abordando as disparidades em acessibilidade e custo entre diferentes grupos socioeconômicos nas cidades brasileiras. O estudo examina a equidade horizontal, onde uma política de tarifa zero pode oferecer acessibilidade uniforme a todos os usuários, e a equidade vertical, concentrando-se em subsídios direcionados para a população de baixa renda a fim de assegurar uma distribuição mais justa dos custos de transporte. Utilizando coeficientes de Gini e curvas de Lorenz como ferramentas analíticas, a pesquisa avalia o impacto dessas políticas de transporte sobre a desigualdade social. A análise, fundamentada em dados de Pereira e Carvalho (2012), revela um quadro matizado: enquanto políticas de tarifa zero garantem acesso igual, elas podem não ser as mais eficientes para enfrentar disparidades socioeconômicas. Por outro lado, subsídios direcionados parecem diminuir a desigualdade de maneira mais eficaz, conforme indicado pela tendência de queda no índice de Gini quando os subsídios são aplicados aos decis de menor renda. O estudo reconhece limitações metodológicas, incluindo a dependência de dados secundários e a aplicação de coeficientes de Gini no contexto do transporte urbano, e destaca a necessidade de análises mais profundas que incorporem variáveis socioeconômicas mais amplas. Os achados têm implicações práticas para gestores públicos e planejadores de transporte, enfatizando a necessidade de políticas informadas por uma compreensão das dinâmicas socioeconômicas locais. O artigo conclui reforçando a importância de políticas de transporte público que considerem as necessidades variadas dos usuários e avaliações abrangentes das consequências sociais e econômicas das políticas de transporte para fomentar uma sociedade mais equitativa e justa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-03T13:09:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-03T13:09:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/35376 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/35376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de8a687f-d999-4af5-a5cf-33da3c463c53/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aef3f907-c848-48c0-a5ec-9779341cc217/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2af16903-6ef3-4eb1-bf0a-841902c58757/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4bee509c-c67d-43f6-96ab-7542e4148b16/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a4b67231f701c416a809246e7a10077 877c618396638b3d36caac644f1cb504 b9bad431613469b59a93b7a9f142f6be bb30c1a943f5debd9309585cd5705331 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802749818183876608 |