Aprendizagem de incidentes: identificação dos fatores facilitadores e dificultadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Andrea Correa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32023
Resumo: Objetivo: O propósito desse estudo é identificar o que facilita e o que dificulta o processo de aprendizagem de incidentes na indústria de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás offshore no Brasil. Metodologia: Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 50 profissionais envolvidos no processo de aprendizagem de incidentes no E&P no Brasil. Através de análise do conteúdo das informações obtidas com os participantes, foram construídas categorias abrangendo todo o processo, contendo os fatores que influenciam a aprendizagem de incidentes. Resultados: Foram identificados 54 fatores que influenciam o processo de aprendizagem de incidentes. Além disso, foi indicado o quanto a aprendizagem de incidentes no E&P no Brasil diverge ou se aproxima dos estudos já existentes sobre esse tema. Limitações: Os resultados identificados são restritos a indústria de E&P no Brasil, mas apesar de não serem transferíveis para outras indústrias, podem conter elementos comuns que influenciam a aprendizagem de incidentes de forma geral. Adicionalmente, como a pesquisa identificou fatores muito abrangentes no processo de aprendizagem de incidentes, estudos futuros são necessários para se aprofundar nas causas e correlações dos facilitadores e dificultadores identificados. Contribuições práticas: A partir desses resultados, os profissionais envolvidos em aprendizagem de incidentes na indústria de E&P no Brasil podem trabalhar para encontrar soluções para os aspectos que dificultam o processo e manter ou melhorar os aspectos que o facilitam. Contribuições sociais: A partir do aprendizado com os incidentes, espera-se uma redução da ocorrência de incidentes ou das suas consequências, com isso, diminuindo os danos as pessoas, meio ambiente e materiais. Originalidade: Não foram identificados na pesquisa trabalhos anteriores com o mesmo foco e objetivo. Acredita-se que esse seja o primeiro estudo que identifica os fatores que influenciam a aprendizagem de acidentes na indústria de E&P no Brasil.
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Além disso, foi indicado o quanto a aprendizagem de incidentes no E&P no Brasil diverge ou se aproxima dos estudos já existentes sobre esse tema. Limitações: Os resultados identificados são restritos a indústria de E&P no Brasil, mas apesar de não serem transferíveis para outras indústrias, podem conter elementos comuns que influenciam a aprendizagem de incidentes de forma geral. Adicionalmente, como a pesquisa identificou fatores muito abrangentes no processo de aprendizagem de incidentes, estudos futuros são necessários para se aprofundar nas causas e correlações dos facilitadores e dificultadores identificados. Contribuições práticas: A partir desses resultados, os profissionais envolvidos em aprendizagem de incidentes na indústria de E&P no Brasil podem trabalhar para encontrar soluções para os aspectos que dificultam o processo e manter ou melhorar os aspectos que o facilitam. Contribuições sociais: A partir do aprendizado com os incidentes, espera-se uma redução da ocorrência de incidentes ou das suas consequências, com isso, diminuindo os danos as pessoas, meio ambiente e materiais. Originalidade: Não foram identificados na pesquisa trabalhos anteriores com o mesmo foco e objetivo. Acredita-se que esse seja o primeiro estudo que identifica os fatores que influenciam a aprendizagem de acidentes na indústria de E&P no Brasil.Objective: The purpose of this study is to identify the enablers and blockers on learning from incidents process in the offshore oil and gas exploration and production (E&P) industry in Brazil. Methodology: Data were collected through semi-structured interviews with 50 professionals involved in the learning from incidents in the E&P industry in Brazil. Information from the participants was treated through content analysis where categories covering the whole process emerged, including the enablers and blockers. Results: 54 factors influencing the learning from incidents process were identified. In addition, it was pointed how learning from incidents in the E&P industry in Brazil diverges or converges from the existing studies on this topic. Limitations: Results identified are restricted to E&P industry in Brazil. Although they cannot be transferred to other industries, they can provide common elements that might influence learning from incidents in general. Also, as the research identified a wide range of factors influencing learning from incidents, future studies will be necessary to further into the causes and correlations of the identified enablers and blockers. Practical Contributions: As per these results, professionals involved in the learning from incidents in the E&P industry in Brazil can work to find solutions for the aspects that make the process difficult and maintain or improve the aspects that facilitate it. Social Contributions: Through learning from incidents, it is expected decreasing of the number of incidents or their consequences. As results, it is expected to reduce harm to people, damage to environment and asset losses. Originality: It were not identified previous works with the same focus and objective. It is believed that this is the first study that identifies the factors that influence accident learning in the offshore oil and gas exploration and production industry in Brazil.porAprendizagem de incidentesAcidentesExploração e produção de petróleo e gásE&PUpstreamLearning from incidentsAccidentsLFIOil and gasBrazilAdministração de empresasAprendizagem industrialIndústria petrolífera - AcidentesSegurança do trabalhoAcidentes do trabalhoAprendizagem baseada em problemasAprendizagem de incidentes: identificação dos fatores facilitadores e dificultadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-02-14reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação Andrea Cardoso vf.pdf.txtDissertação Andrea Cardoso vf.pdf.txtExtracted 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