Identifying how organizations’ IT face pandemics: a qualitative comparative analysis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31872 |
Resumo: | Uma vez que a COVID-19 tem desafiado o mundo superando em muito as expectativas em termos de amplitude e duração e que a humanidade nunca experimentou, organizações de todos os tipos e tamanhos estão enfrentando desafios para manter seus negócios funcionando. Nesse novo cenário, mesmo as organizações mais preparadas estão enfrentando demandas sem precedentes para manter a infraestrutura de TI disponível para os usuários finais. Essas organizações implementaram Planos de Continuidade de Negócios (BCPs) e Planos de Recuperação de Desastres (DRPs) como parte de suas estratégias, seguindo uma ampla gama de literatura técnica e acadêmica. No entanto, apesar de todos os esforços das organizações investidos em BCPs e DRPs, muito pouco foi previsto para uma organização preparar a T.I. especificamente para pandemias ou para uma crise que excede em muito as expectativas do plano de contingência de T.I. Diante disso, o objetivo principal deste estudo consiste em identificar como as organizações preparam a T.I. para enfrentar eventos improváveis, recorrentes e \ ou incomuns, como o atual surto de pandemia. Para tanto este estudo foi realizado por meio de uma série de 17 entrevistas com especialistas em T.I., englobando as seguintes dimensões: estratégia e planejamento, infraestrutura, pessoas, liderança e gestão de crises. Os resultados são avaliados por meio do método de Análise Comparativa Qualitativa (QCA), uma vez que esta realiza testes lógicos explorando principalmente as relações de casualidade e relacionamentos, direcionando a análise de fenômenos multicausais (Schneider & Wagemann, 2012). Por apresentar resultados empíricos por meio de entrevistas, este estudo tem um propósito duplo: ao capturar de especialistas em T.I. suas experiências diante de uma nova crise disruptiva, este estudo fornece uma compreensão para a comunidade de T.I. que pode aplicar as lições aprendidas em suas próprias organizações para se prepararem melhor para surtos futuros. Além disso, contribui para os pesquisadores de T.I., pois traz informações valiosas nas cinco dimensões estudadas durante uma pandemia, criando oportunidades para explorar campos de estudo adicionais em áreas como administração de negócios, gestão de riscos e comportamento das pessoas durante uma crise. |
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Bernardini, Claudio MarzioEscolas::EAESPCappellozza, AlexandreBecker, João LuizSanchez, Otávio Próspero2022-04-25T18:24:06Z2022-04-25T18:24:06Z2022-04-25https://hdl.handle.net/10438/31872Uma vez que a COVID-19 tem desafiado o mundo superando em muito as expectativas em termos de amplitude e duração e que a humanidade nunca experimentou, organizações de todos os tipos e tamanhos estão enfrentando desafios para manter seus negócios funcionando. Nesse novo cenário, mesmo as organizações mais preparadas estão enfrentando demandas sem precedentes para manter a infraestrutura de TI disponível para os usuários finais. Essas organizações implementaram Planos de Continuidade de Negócios (BCPs) e Planos de Recuperação de Desastres (DRPs) como parte de suas estratégias, seguindo uma ampla gama de literatura técnica e acadêmica. No entanto, apesar de todos os esforços das organizações investidos em BCPs e DRPs, muito pouco foi previsto para uma organização preparar a T.I. especificamente para pandemias ou para uma crise que excede em muito as expectativas do plano de contingência de T.I. Diante disso, o objetivo principal deste estudo consiste em identificar como as organizações preparam a T.I. para enfrentar eventos improváveis, recorrentes e \ ou incomuns, como o atual surto de pandemia. Para tanto este estudo foi realizado por meio de uma série de 17 entrevistas com especialistas em T.I., englobando as seguintes dimensões: estratégia e planejamento, infraestrutura, pessoas, liderança e gestão de crises. Os resultados são avaliados por meio do método de Análise Comparativa Qualitativa (QCA), uma vez que esta realiza testes lógicos explorando principalmente as relações de casualidade e relacionamentos, direcionando a análise de fenômenos multicausais (Schneider & Wagemann, 2012). Por apresentar resultados empíricos por meio de entrevistas, este estudo tem um propósito duplo: ao capturar de especialistas em T.I. suas experiências diante de uma nova crise disruptiva, este estudo fornece uma compreensão para a comunidade de T.I. que pode aplicar as lições aprendidas em suas próprias organizações para se prepararem melhor para surtos futuros. Além disso, contribui para os pesquisadores de T.I., pois traz informações valiosas nas cinco dimensões estudadas durante uma pandemia, criando oportunidades para explorar campos de estudo adicionais em áreas como administração de negócios, gestão de riscos e comportamento das pessoas durante uma crise.As COVID-19 challenges the world far exceeding expectations in terms of span and duration mankind never experienced, organizations of all types and sizes are facing challenges to keep the business running. In this new scenario, even the most prepared organizations are facing unprecedented demands to keep the IT infrastructure available to end-users. These organizations have implemented Business Continuity Plans (BCPs) and Disaster Recovery Plans (DRPs) as part of their strategies following a broad range of technical and academic literature. However, despite all effort’s organizations invested in BCPs and DRPs, very little has been foreseen for an organization to prepare IT specifically for pandemics or for a crisis that far exceeds the IT contingency plan expectations. Given this, the main objective of this study relies on identifying how organizations prepare IT to face unlikely, recurrent and\or non-ordinary events like the current pandemic outbreak. For this purpose this study has been conducted through a series of 17 interviews with IT experts, encompassing the following dimensions: strategy & planning, infrastructure, people, leadership, and crisis management. The results are evaluated using the Qualitative Comparative Analysis (QCA) method since it undertakes logic tests by exploring mainly the relationships of casualty and relationships, driving the analysis of multi-causal phenomena (Schneider & Wagemann, 2012). Since it presents empirical results through interviews, this study has a twofold purpose: by capturing from IT experts their experiences facing a novel disruptive crisis, this study provides insights for the IT community which can apply the lessons learned to their organizations to be better prepared for future outbreaks. Besides, it contributes to IT researchers since it brings valuable information in five dimensions studied during a pandemic, creating opportunities to explore additional study fields in areas like business administration, risk management, and people behavior during a crisis.engInformation TechnologyPandemicTecnologia da InformaçãoPandemiaCOVID-19QCAAdministração de empresasTecnologia da informaçãoCOVID-19 Pandemia, 2020-Administração de crisesIdentifying how organizations’ IT face pandemics: a qualitative comparative analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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Uma vez que a COVID-19 tem desafiado o mundo superando em muito as expectativas em termos de amplitude e duração e que a humanidade nunca experimentou, organizações de todos os tipos e tamanhos estão enfrentando desafios para manter seus negócios funcionando. Nesse novo cenário, mesmo as organizações mais preparadas estão enfrentando demandas sem precedentes para manter a infraestrutura de TI disponível para os usuários finais. Essas organizações implementaram Planos de Continuidade de Negócios (BCPs) e Planos de Recuperação de Desastres (DRPs) como parte de suas estratégias, seguindo uma ampla gama de literatura técnica e acadêmica. No entanto, apesar de todos os esforços das organizações investidos em BCPs e DRPs, muito pouco foi previsto para uma organização preparar a T.I. especificamente para pandemias ou para uma crise que excede em muito as expectativas do plano de contingência de T.I. Diante disso, o objetivo principal deste estudo consiste em identificar como as organizações preparam a T.I. para enfrentar eventos improváveis, recorrentes e \ ou incomuns, como o atual surto de pandemia. Para tanto este estudo foi realizado por meio de uma série de 17 entrevistas com especialistas em T.I., englobando as seguintes dimensões: estratégia e planejamento, infraestrutura, pessoas, liderança e gestão de crises. Os resultados são avaliados por meio do método de Análise Comparativa Qualitativa (QCA), uma vez que esta realiza testes lógicos explorando principalmente as relações de casualidade e relacionamentos, direcionando a análise de fenômenos multicausais (Schneider & Wagemann, 2012). Por apresentar resultados empíricos por meio de entrevistas, este estudo tem um propósito duplo: ao capturar de especialistas em T.I. suas experiências diante de uma nova crise disruptiva, este estudo fornece uma compreensão para a comunidade de T.I. que pode aplicar as lições aprendidas em suas próprias organizações para se prepararem melhor para surtos futuros. Além disso, contribui para os pesquisadores de T.I., pois traz informações valiosas nas cinco dimensões estudadas durante uma pandemia, criando oportunidades para explorar campos de estudo adicionais em áreas como administração de negócios, gestão de riscos e comportamento das pessoas durante uma crise. |
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