Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cypas, Daniel Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/25681
Resumo: Inclusão financeira é reconhecida como fator de redução de pobreza e contribuição para o crescimento econômico. Não obstante, em 2017, havia 1,7 bilhões de adultos no mundo fora do sistema financeiro. No Brasil, este número era de quase 50 milhões. A evolução do meio de pagamento para um instrumento eletrônico (ou digital) tem trazido muitos benefícios, tais como maior eficiência em termos de velocidade de processamento, redução de custo de transação, segurança, transparência, além de oferecer significativo potencial inclusivo. Esse trabalho buscou entender se o cartão pré-pago, utilizado no Brasil para pagamento eletrônico do frete, tem os elementos necessários para funcionar como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro. Por meio de uma estratégia de pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário, combinado com entrevistas, pode-se conhecer o caminhoneiro em termos de inclusão financeira, entender sua relação com o sistema bancário, com atenção especial aos serviços de pagamento, poupança, seguro e crédito. Ao final, foi possível constatar que o cartão pré-pago é um instrumento aceito pelo caminhoneiro, funciona como provedor de serviços de pagamento, pode funcionar como intermediário na oferta de produtos de seguros e investimentos, e tem condições de direcionar o crédito (uma das principais alavancas de melhoria social na base da pirâmide) de forma eficiente. Portanto, o cartão pré-pago possui os elementos para funcionar como instrumento de inclusão financeira. Por ser importante elo da cadeia logística, o cartão pode ainda beneficiar a cadeia como um todo. Entretanto, constatou-se que há dois grandes desafios a serem endereçados: reduzir a informalidade do setor, fomentando a adoção do cartão pré-pago; e viabilizar mecanismos de concessão de crédito ao caminhoneiro a partir da empresa emissora do cartão.
id FGV_144a49468bb8a127e714e508ea844e51
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/25681
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Cypas, Daniel FernandoEscolas::EAESPDiniz, Eduardo HenriqueIizuka, Edson SadaoQueiroz, Mardilson FernandesCernev, Adrian Kemmer2018-10-31T12:16:42Z2018-10-31T12:16:42Z2018-09-20http://hdl.handle.net/10438/25681Inclusão financeira é reconhecida como fator de redução de pobreza e contribuição para o crescimento econômico. Não obstante, em 2017, havia 1,7 bilhões de adultos no mundo fora do sistema financeiro. No Brasil, este número era de quase 50 milhões. A evolução do meio de pagamento para um instrumento eletrônico (ou digital) tem trazido muitos benefícios, tais como maior eficiência em termos de velocidade de processamento, redução de custo de transação, segurança, transparência, além de oferecer significativo potencial inclusivo. Esse trabalho buscou entender se o cartão pré-pago, utilizado no Brasil para pagamento eletrônico do frete, tem os elementos necessários para funcionar como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro. Por meio de uma estratégia de pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário, combinado com entrevistas, pode-se conhecer o caminhoneiro em termos de inclusão financeira, entender sua relação com o sistema bancário, com atenção especial aos serviços de pagamento, poupança, seguro e crédito. Ao final, foi possível constatar que o cartão pré-pago é um instrumento aceito pelo caminhoneiro, funciona como provedor de serviços de pagamento, pode funcionar como intermediário na oferta de produtos de seguros e investimentos, e tem condições de direcionar o crédito (uma das principais alavancas de melhoria social na base da pirâmide) de forma eficiente. Portanto, o cartão pré-pago possui os elementos para funcionar como instrumento de inclusão financeira. Por ser importante elo da cadeia logística, o cartão pode ainda beneficiar a cadeia como um todo. Entretanto, constatou-se que há dois grandes desafios a serem endereçados: reduzir a informalidade do setor, fomentando a adoção do cartão pré-pago; e viabilizar mecanismos de concessão de crédito ao caminhoneiro a partir da empresa emissora do cartão.Financial inclusion is widely recognized as a critical factor for poverty reduction and contribution to economic growth. Nevertheless, by 2017, there were 1.7 billion adults worldwide outside the financial system. In Brazil, this number was almost 50 million. The evolution of the payment method to an electronic (or digital) instrument has brought many benefits, such as efficiency in terms of processing speed, transaction cost reduction, security, transparency, and offer significant inclusive potential. This work sought to understand if the prepaid card, used in Brazil for electronic payment of freight, has the necessary elements to work as an instrument of financial inclusion of the truck driver. Through a qualitative research strategy, with questionnaire, combined with interviews, we were able to get to know the truck driver in terms of financial inclusion, understand their relationship with the banking system, paying special attention to payment services, savings, insurance and credit. In the end, it was possible to verify that the prepaid card is an instrument accepted by the truck driver, works as a payment service provider, can act as an intermediary in the supply of insurance products and investments, is able to direct credit (one of the main drivers of social improvement at the bottom of the pyramid) efficiently. Therefore, the prepaid card has the elements to work as an instrument of financial inclusion. Because it is an important link in the logistics chain, the prepaid card can still benefit the chain as a whole. However, it was verified that there are two major challenges to be addressed: eliminate informality in the sector, encouraging the adoption of the prepaid card; and make it possible to grant credit to the truck driver through the card issuer company.porFinancial inclusionElectronic freight paymentTruck driverInclusão financeiraPagamento eletrônico do freteCaminhoneiro autônomoAdministração de empresasInclusão financeiraTransferência eletrônica de fundosIndústria de serviços financeirosTransporte rodoviário de cargaFretesPagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXT2018.10.21 - Dissertação (Daniel Cypas) - Final.pdf.txt2018.10.21 - Dissertação (Daniel Cypas) - Final.pdf.txtExtracted texttext/plain103026https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1d3ee40-3e82-4167-8c44-d7471205174b/download10c823e088e1d5debc9214d71aa3c821MD55ORIGINAL2018.10.21 - Dissertação (Daniel Cypas) - Final.pdf2018.10.21 - Dissertação (Daniel Cypas) - Final.pdfPDFapplication/pdf1808238https://repositorio.fgv.br/bitstreams/832e1ef6-33fa-4246-bde0-e4acf0af7d4b/downloada50cf163824bceed9e3f9103e6ede9e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/96705f89-8870-4aaf-9a55-fb5e776fa6a6/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAIL2018.10.21 - Dissertação (Daniel Cypas) - Final.pdf.jpg2018.10.21 - Dissertação (Daniel Cypas) - Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2662https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7d56dc21-b593-4763-baa9-fd740f2fb7ff/download2667ebc7101b8f0fb9098383e5c436c3MD5610438/256812023-11-27 15:38:00.539open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/25681https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T15:38Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
title Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
spellingShingle Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
Cypas, Daniel Fernando
Financial inclusion
Electronic freight payment
Truck driver
Inclusão financeira
Pagamento eletrônico do frete
Caminhoneiro autônomo
Administração de empresas
Inclusão financeira
Transferência eletrônica de fundos
Indústria de serviços financeiros
Transporte rodoviário de carga
Fretes
title_short Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
title_full Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
title_fullStr Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
title_full_unstemmed Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
title_sort Pagamento eletrônico do frete: o cartão pré-pago como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro
author Cypas, Daniel Fernando
author_facet Cypas, Daniel Fernando
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Diniz, Eduardo Henrique
Iizuka, Edson Sadao
Queiroz, Mardilson Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cypas, Daniel Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cernev, Adrian Kemmer
contributor_str_mv Cernev, Adrian Kemmer
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial inclusion
Electronic freight payment
Truck driver
topic Financial inclusion
Electronic freight payment
Truck driver
Inclusão financeira
Pagamento eletrônico do frete
Caminhoneiro autônomo
Administração de empresas
Inclusão financeira
Transferência eletrônica de fundos
Indústria de serviços financeiros
Transporte rodoviário de carga
Fretes
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão financeira
Pagamento eletrônico do frete
Caminhoneiro autônomo
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Inclusão financeira
Transferência eletrônica de fundos
Indústria de serviços financeiros
Transporte rodoviário de carga
Fretes
description Inclusão financeira é reconhecida como fator de redução de pobreza e contribuição para o crescimento econômico. Não obstante, em 2017, havia 1,7 bilhões de adultos no mundo fora do sistema financeiro. No Brasil, este número era de quase 50 milhões. A evolução do meio de pagamento para um instrumento eletrônico (ou digital) tem trazido muitos benefícios, tais como maior eficiência em termos de velocidade de processamento, redução de custo de transação, segurança, transparência, além de oferecer significativo potencial inclusivo. Esse trabalho buscou entender se o cartão pré-pago, utilizado no Brasil para pagamento eletrônico do frete, tem os elementos necessários para funcionar como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro. Por meio de uma estratégia de pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário, combinado com entrevistas, pode-se conhecer o caminhoneiro em termos de inclusão financeira, entender sua relação com o sistema bancário, com atenção especial aos serviços de pagamento, poupança, seguro e crédito. Ao final, foi possível constatar que o cartão pré-pago é um instrumento aceito pelo caminhoneiro, funciona como provedor de serviços de pagamento, pode funcionar como intermediário na oferta de produtos de seguros e investimentos, e tem condições de direcionar o crédito (uma das principais alavancas de melhoria social na base da pirâmide) de forma eficiente. Portanto, o cartão pré-pago possui os elementos para funcionar como instrumento de inclusão financeira. Por ser importante elo da cadeia logística, o cartão pode ainda beneficiar a cadeia como um todo. Entretanto, constatou-se que há dois grandes desafios a serem endereçados: reduzir a informalidade do setor, fomentando a adoção do cartão pré-pago; e viabilizar mecanismos de concessão de crédito ao caminhoneiro a partir da empresa emissora do cartão.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-31T12:16:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-31T12:16:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/25681
url http://hdl.handle.net/10438/25681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1d3ee40-3e82-4167-8c44-d7471205174b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/832e1ef6-33fa-4246-bde0-e4acf0af7d4b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/96705f89-8870-4aaf-9a55-fb5e776fa6a6/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7d56dc21-b593-4763-baa9-fd740f2fb7ff/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 10c823e088e1d5debc9214d71aa3c821
a50cf163824bceed9e3f9103e6ede9e0
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
2667ebc7101b8f0fb9098383e5c436c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797672279080960