Regionalização do saneamento básico: as microrregiões e suas autarquias
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35606 |
Resumo: | O saneamento básico passou por profundas alterações com a entrada em vigor da Lei 14.026, de 2020, voltadas à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico pela população. Entre as inovações, destaca-se o estímulo à regionalização, sob a responsabilidade dos estados, como diretriz. Este trabalho se concentrou em uma das formas de regionalização: a criação das microrregiões, com ênfase em uma de suas dimensões, a autarquia microrregional de saneamento básico. Desde a vigência da lei, foram criadas 29 microrregiões. Apenas dois estados não criaram autarquias microrregionais. O objetivo principal deste estudo foi identificar alertas e recomendações a serem observados na institucionalização das autarquias microrregionais em curso no país, e apontar como o ordenamento jurídico fundamenta esse modelo de regionalização. A pesquisa investigou o fenômeno microrregional sob a perspectiva constitucional e à luz do marco legal do saneamento básico, além de precedentes do Supremo Tribunal Federal sobre a regionalização de funções e serviços públicos. Adicionalmente, o trabalho mapeou as leis complementares estaduais que implementaram a regionalização do saneamento básico, apresentando o panorama geral das microrregiões e autarquias microrregionais. A partir dessas abordagens foram consolidados os pontos de atenção a serem observados, bem como recomendações a serem consideradas no processo de institucionalização da autarquia microrregional. |
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Vieira, Luciana MerçonEscolas::DIREITO SPPinto Junior, Mario EnglerPerez, Marcos AugustoMachado, LucieneMonteiro, Vera Cristina Caspari2024-07-23T16:44:51Z2024-07-23T16:44:51Zhttps://hdl.handle.net/10438/35606O saneamento básico passou por profundas alterações com a entrada em vigor da Lei 14.026, de 2020, voltadas à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico pela população. Entre as inovações, destaca-se o estímulo à regionalização, sob a responsabilidade dos estados, como diretriz. Este trabalho se concentrou em uma das formas de regionalização: a criação das microrregiões, com ênfase em uma de suas dimensões, a autarquia microrregional de saneamento básico. Desde a vigência da lei, foram criadas 29 microrregiões. Apenas dois estados não criaram autarquias microrregionais. O objetivo principal deste estudo foi identificar alertas e recomendações a serem observados na institucionalização das autarquias microrregionais em curso no país, e apontar como o ordenamento jurídico fundamenta esse modelo de regionalização. A pesquisa investigou o fenômeno microrregional sob a perspectiva constitucional e à luz do marco legal do saneamento básico, além de precedentes do Supremo Tribunal Federal sobre a regionalização de funções e serviços públicos. Adicionalmente, o trabalho mapeou as leis complementares estaduais que implementaram a regionalização do saneamento básico, apresentando o panorama geral das microrregiões e autarquias microrregionais. A partir dessas abordagens foram consolidados os pontos de atenção a serem observados, bem como recomendações a serem consideradas no processo de institucionalização da autarquia microrregional.Basic sanitation underwent profound changes with the enactment of Law 14,026 of 2020, aimed at universalizing access to basic sanitation services for the population. Among the innovations, the incentive for regionalization, under the responsibility of the states, stands out as a guideline. This work focused on one form of regionalization: the creation of microregions, with an emphasis on one of its dimensions, the microregional basic sanitation authority. Since the law came into effect, 29 micro-regions have been created, adding to the previously existing ones, totaling 44, distributed across 19 states. Only two states have not created microregional authorities. The main objective of this study was to identify alerts and recommendations to be observed in the institutionalization of the ongoing microregional authorities in the country, and also to point out how the legal framework underpins this regionalization model. The research investigated the microregional phenomenon from a constitutional perspective and in light of the basic sanitation legal framework, as well as analyzing precedents of the Supreme Federal Court on the regionalization of public functions and services. Additionally, the study mapped the state complementary laws that implemented the regionalization of basic sanitation, presenting an overview of the microregions and microregional authorities. From these approaches, the points of attention to be observed were consolidated, as well as recommendations to be considered in the institutionalization process of the microregional authority.porSaneamento básicoRegionalizaçãoMicrorregiõesAutarquias microrregionaisUniversalizaçãoBasic sanitationRegionalizationMicro-regionsMicroregional authoritiesUniversalizationDireitoSaneamento - Legislação - BrasilPlanejamento regionalAutarquiasServiços públicosRegionalização do saneamento básico: as microrregiões e suas autarquiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e16ed265-77c2-43b3-b974-3d206d0c16b8/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52ORIGINALREGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO AS MICRORREGIÕES E SUAS 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O saneamento básico passou por profundas alterações com a entrada em vigor da Lei 14.026, de 2020, voltadas à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico pela população. Entre as inovações, destaca-se o estímulo à regionalização, sob a responsabilidade dos estados, como diretriz. Este trabalho se concentrou em uma das formas de regionalização: a criação das microrregiões, com ênfase em uma de suas dimensões, a autarquia microrregional de saneamento básico. Desde a vigência da lei, foram criadas 29 microrregiões. Apenas dois estados não criaram autarquias microrregionais. O objetivo principal deste estudo foi identificar alertas e recomendações a serem observados na institucionalização das autarquias microrregionais em curso no país, e apontar como o ordenamento jurídico fundamenta esse modelo de regionalização. A pesquisa investigou o fenômeno microrregional sob a perspectiva constitucional e à luz do marco legal do saneamento básico, além de precedentes do Supremo Tribunal Federal sobre a regionalização de funções e serviços públicos. Adicionalmente, o trabalho mapeou as leis complementares estaduais que implementaram a regionalização do saneamento básico, apresentando o panorama geral das microrregiões e autarquias microrregionais. A partir dessas abordagens foram consolidados os pontos de atenção a serem observados, bem como recomendações a serem consideradas no processo de institucionalização da autarquia microrregional. |
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