Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sucena, Marcelo Prado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quintella, Marcus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32737
Resumo: Este artigo trata de pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, expresso por um estudo de caso para análise do cenário do transporte aéreo nacional. Estudos indicam relativa preocupação com a recuperação da demanda do transporte aéreo de passageiros e cargas após o COVID-19, além das influências em inúmeros setores da economia. Para tanto, este artigo foca na aplicação de três métodos econométricos para previsão de demanda de carga e de passageiros que permitam extrapolar para cenário posterior à pandemia do COVID-19. Utilizaram-se 39 registros mensais entre 2019 até 2022 que permitem gerar série histórica, base da análise econométrica. Os métodos foram comparados quanto aos valores de erro absoluto médio percentual e de viés da previsão. Para o movimento de passageiros o método mais adequado é o de Suavização Exponencial Simples; enquanto para cargas, o indicado é o de Holt. Os resultados apontam que os níveis do transporte de passageiros não conseguirão alcançar o pico de 2019 em 24 meses; para cargas, há recuperação nos registros anotados, indicando que o futuro o crescimento tende a aumentar, ultrapassando os patamares de 2019.
id FGV_17d731a5dee70cf5cce56f7db0c67c7c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/32737
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Sucena, Marcelo PradoQuintella, MarcusDemais unidades::FGV Transporte2022-10-04T14:44:12Z2022-10-04T14:44:12Z2022-10-04https://hdl.handle.net/10438/32737Este artigo trata de pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, expresso por um estudo de caso para análise do cenário do transporte aéreo nacional. Estudos indicam relativa preocupação com a recuperação da demanda do transporte aéreo de passageiros e cargas após o COVID-19, além das influências em inúmeros setores da economia. Para tanto, este artigo foca na aplicação de três métodos econométricos para previsão de demanda de carga e de passageiros que permitam extrapolar para cenário posterior à pandemia do COVID-19. Utilizaram-se 39 registros mensais entre 2019 até 2022 que permitem gerar série histórica, base da análise econométrica. Os métodos foram comparados quanto aos valores de erro absoluto médio percentual e de viés da previsão. Para o movimento de passageiros o método mais adequado é o de Suavização Exponencial Simples; enquanto para cargas, o indicado é o de Holt. Os resultados apontam que os níveis do transporte de passageiros não conseguirão alcançar o pico de 2019 em 24 meses; para cargas, há recuperação nos registros anotados, indicando que o futuro o crescimento tende a aumentar, ultrapassando os patamares de 2019.porTransporteAeroportosTransporte aéreoAdministração públicaTransportesAeronáutica comercialAviões de transporteAnálise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANÁLISE ECONOMÉTRICA DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO APÓS O COVID-19.pdfANÁLISE ECONOMÉTRICA DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO APÓS O COVID-19.pdfapplication/pdf725460https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9bfb02bd-1ff6-4652-8fa9-0149864447dc/downloade1bec0e306748fc5a38029623e3d4459MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9d50e3b-ec5c-470f-93a1-70b579aa4362/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTANÁLISE ECONOMÉTRICA DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO APÓS O COVID-19.pdf.txtANÁLISE ECONOMÉTRICA DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO APÓS O COVID-19.pdf.txtExtracted texttext/plain42755https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d7939df-b19a-40dc-8335-3c254953d08a/download33ed7b9943f26d8ec4bd14b7d1c82f89MD55THUMBNAILANÁLISE ECONOMÉTRICA DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO APÓS O COVID-19.pdf.jpgANÁLISE ECONOMÉTRICA DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO APÓS O COVID-19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5684https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1385c276-6670-498b-91bb-cc53646bc9fb/downloadbf88c608026f062a039976e08e9ce5c6MD5610438/327372023-11-26 02:36:18.616open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/32737https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T02:36:18Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K
dc.title.por.fl_str_mv Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
title Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
spellingShingle Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
Sucena, Marcelo Prado
Transporte
Aeroportos
Transporte aéreo
Administração pública
Transportes
Aeronáutica comercial
Aviões de transporte
title_short Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
title_full Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
title_fullStr Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
title_full_unstemmed Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
title_sort Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
author Sucena, Marcelo Prado
author_facet Sucena, Marcelo Prado
Quintella, Marcus
author_role author
author2 Quintella, Marcus
author2_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Demais unidades::FGV Transporte
dc.contributor.author.fl_str_mv Sucena, Marcelo Prado
Quintella, Marcus
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte
Aeroportos
Transporte aéreo
topic Transporte
Aeroportos
Transporte aéreo
Administração pública
Transportes
Aeronáutica comercial
Aviões de transporte
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Transportes
Aeronáutica comercial
Aviões de transporte
description Este artigo trata de pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, expresso por um estudo de caso para análise do cenário do transporte aéreo nacional. Estudos indicam relativa preocupação com a recuperação da demanda do transporte aéreo de passageiros e cargas após o COVID-19, além das influências em inúmeros setores da economia. Para tanto, este artigo foca na aplicação de três métodos econométricos para previsão de demanda de carga e de passageiros que permitam extrapolar para cenário posterior à pandemia do COVID-19. Utilizaram-se 39 registros mensais entre 2019 até 2022 que permitem gerar série histórica, base da análise econométrica. Os métodos foram comparados quanto aos valores de erro absoluto médio percentual e de viés da previsão. Para o movimento de passageiros o método mais adequado é o de Suavização Exponencial Simples; enquanto para cargas, o indicado é o de Holt. Os resultados apontam que os níveis do transporte de passageiros não conseguirão alcançar o pico de 2019 em 24 meses; para cargas, há recuperação nos registros anotados, indicando que o futuro o crescimento tende a aumentar, ultrapassando os patamares de 2019.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T14:44:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-04T14:44:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/32737
url https://hdl.handle.net/10438/32737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9bfb02bd-1ff6-4652-8fa9-0149864447dc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9d50e3b-ec5c-470f-93a1-70b579aa4362/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d7939df-b19a-40dc-8335-3c254953d08a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1385c276-6670-498b-91bb-cc53646bc9fb/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e1bec0e306748fc5a38029623e3d4459
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
33ed7b9943f26d8ec4bd14b7d1c82f89
bf88c608026f062a039976e08e9ce5c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023643598553088