Subsídio do combustível em empresas híbridas na indústria de petróleo e gás natural: fatores e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28573
Resumo: Objetivo: Empresas híbridas são caracterizadas pelo cumprimento de duas ou mais lógicas conflitantes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais elementos levaram duas empresas públicas do setor de petróleo e gás natural a decidir tomar decisões distintas, uma visando a lógica comercial/econômica e a outra visando a lógica pública/social, em situações similares, a saber, o subsídio no preço dos combustíveis Metodologia: Para tal objetivo, utilizamos o método de estudo de casos “two-tails”, onde aprofundamos o entendimento em duas situações opostas. Utilizando-se as seis dimensões do hibridismo propostas por Alexius e Furusten (2019), identificamos as partes relacionadas que se beneficiaram do subsídio. Ademais, outros critérios foram utilizados no estudo, tais como nível de desenvolvimento do setor de petróleo e gás natural no país, as políticas econômicas do governo vigente e a popularidade do governo. Resultados: O nível de desenvolvimento da indústria e a situação financeira da empresa se mostraram fundamentais para a tomada de decisão sobre a lógica a se seguir. Em uma indústria em declínio, a necessidade de atrair investidores e sócios é mais latente, fazendo com que a chamada State Owned Enterprise (SOE) adote a lógica comercial/econômica para atingir esse fim. Adicionalmente, o percentual das ações em poder do Estado não se mostrou crítico para a tomada de decisão pela lógica social: o governo colombiano, que detinha maior percentual de ações em sua SOE, decidiu por seguir a lógica comercial. Por sua vez, o governo brasileiro, que detinha um percentual menor de ações em sua SOE, decidiu por seguir a lógica social. Por último, a taxa de aprovação do governo não se mostrou fator importante na tomada de decisão, mas o caso brasileiro ilustrou que o aumento do preço dos combustíveis pode desencadear ondas de manifestações contra o governo difíceis de serem controladas. Limitações: Um dos limitadores do estudo se refere à ausência de entrevistas como uma fonte adicional de dados, causada principalmente pela ausência de uma rede de contatos no mercado Colombiano. Ademais, outro fator de limitação se deu quanto à compreensão aprofundada do mercado colombiano, suas instituições e os fatores culturais que os cercam. Contribuições práticas: Entender os fatores que levaram uma empresa híbrida a decidir seguir a lógica comercial ou social é importante para os investidores minoritários dessas empresas, que podem evitar a sua participação quando um governo utilizar a SOE para implementação de política pública. Contribuições sociais: A população em geral é muito afetada pelos preços dos combustíveis praticados no país. Como a logística ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis, qualquer mudança nos preços impacta, direta e indiretamente, a população em geral. Originalidade: Apesar do assunto relacionado ao subsídio aos combustíveis ser amplamente discutido na academia, a visão proposta no trabalho sobre o hibridismo nas lógicas mercadológicas versus as lógicas sociais ainda é pouco explorada.
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Ademais, outros critérios foram utilizados no estudo, tais como nível de desenvolvimento do setor de petróleo e gás natural no país, as políticas econômicas do governo vigente e a popularidade do governo. Resultados: O nível de desenvolvimento da indústria e a situação financeira da empresa se mostraram fundamentais para a tomada de decisão sobre a lógica a se seguir. Em uma indústria em declínio, a necessidade de atrair investidores e sócios é mais latente, fazendo com que a chamada State Owned Enterprise (SOE) adote a lógica comercial/econômica para atingir esse fim. Adicionalmente, o percentual das ações em poder do Estado não se mostrou crítico para a tomada de decisão pela lógica social: o governo colombiano, que detinha maior percentual de ações em sua SOE, decidiu por seguir a lógica comercial. Por sua vez, o governo brasileiro, que detinha um percentual menor de ações em sua SOE, decidiu por seguir a lógica social. Por último, a taxa de aprovação do governo não se mostrou fator importante na tomada de decisão, mas o caso brasileiro ilustrou que o aumento do preço dos combustíveis pode desencadear ondas de manifestações contra o governo difíceis de serem controladas. Limitações: Um dos limitadores do estudo se refere à ausência de entrevistas como uma fonte adicional de dados, causada principalmente pela ausência de uma rede de contatos no mercado Colombiano. Ademais, outro fator de limitação se deu quanto à compreensão aprofundada do mercado colombiano, suas instituições e os fatores culturais que os cercam. Contribuições práticas: Entender os fatores que levaram uma empresa híbrida a decidir seguir a lógica comercial ou social é importante para os investidores minoritários dessas empresas, que podem evitar a sua participação quando um governo utilizar a SOE para implementação de política pública. Contribuições sociais: A população em geral é muito afetada pelos preços dos combustíveis praticados no país. Como a logística ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis, qualquer mudança nos preços impacta, direta e indiretamente, a população em geral. Originalidade: Apesar do assunto relacionado ao subsídio aos combustíveis ser amplamente discutido na academia, a visão proposta no trabalho sobre o hibridismo nas lógicas mercadológicas versus as lógicas sociais ainda é pouco explorada.Objective: Hybrid companies are characterized by the fulfillment of two or more conflicting logics. In this context, the purpose of the present work is to identify which elements led two public companies from the oil and gas industry to follow different decision paths. One followed the commercial/economic logic and the other one followed the social/public logic regarding fuel price subsidy. Methodology: We use the “two-tails” case study method, where we deepen the understanding of the two opposite situations. The six dimensions proposed by Alexius and Furusten (2019) made it possible to identify which related parts were benefited by the subsidies. In addition, other criteria such as level of development of the country's oil and gas industry, current governmental economic policies and government popularity were also used in the study. Results: The level of development of the industry and the situation of the company proved to be fundamental for decision making on which logic to follow. In a declining industry, the necessity to attract investors and partners is more latent, making the State Owned Enterprise (SOE) assume the business/economic logic to achieve this end. Additionally, the percentage of shares held by the state in the SOE was not critical in assuming the social/public logic: the Colombian government, which held the largest percentage of shares in its SOE, decided to follow the commercial logic; on the other hand, the Brazilian government, which held a smaller percentage of shares in its SOE, decided to follow the social logic. At last, the government's approval rate was not an important factor in decision-making process, however, the turmoil occurred in Brazil during 2013 illustrated that rising fuel prices could trigger waves of protests against the government. Limitations: One of the limitations of the study refers to the absence of interviews as an additional source of data, mainly caused by the absence of network in the Colombian market. In addition, another limiting factor was the absence of a deeply understanding of the Colombian market, its institutions and the cultural factors that surround them. Practical Contributions: Understanding the factors that led a hybrid company to decide to follow the business or the social logic is important to minority shareholders of those companies, who can avoid their participation when a government uses the SOE for public policy implementation which may affect the results of the company. Social Contributions: The general population is greatly affected by fuel prices in the country. As logistics is still highly dependent on fossil fuels, any change in prices directly and indirectly impacts the general population. Originality: Although the issue of fuel subsidy is widely discussed in academia, the view proposed in the paper on hybridism in marketing versus social logic is still little explored in general.porEmpresas híbridasHibridismoIndústria de óleo e hásEmpresas públicasSubsídio de combustívelEconomiaAdministração públicaEmpresas híbridasÓleo - IndústriaGás como combustívelPetróleo como combustívelEmpresas públicasSubsídio do combustível em empresas híbridas na indústria de petróleo e gás natural: fatores e motivaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-11-28reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação - Eduardo Rodrigues da Silva - Pós Banca v3.pdfDissertação - Eduardo Rodrigues da Silva - Pós Banca 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description Objetivo: Empresas híbridas são caracterizadas pelo cumprimento de duas ou mais lógicas conflitantes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais elementos levaram duas empresas públicas do setor de petróleo e gás natural a decidir tomar decisões distintas, uma visando a lógica comercial/econômica e a outra visando a lógica pública/social, em situações similares, a saber, o subsídio no preço dos combustíveis Metodologia: Para tal objetivo, utilizamos o método de estudo de casos “two-tails”, onde aprofundamos o entendimento em duas situações opostas. Utilizando-se as seis dimensões do hibridismo propostas por Alexius e Furusten (2019), identificamos as partes relacionadas que se beneficiaram do subsídio. Ademais, outros critérios foram utilizados no estudo, tais como nível de desenvolvimento do setor de petróleo e gás natural no país, as políticas econômicas do governo vigente e a popularidade do governo. Resultados: O nível de desenvolvimento da indústria e a situação financeira da empresa se mostraram fundamentais para a tomada de decisão sobre a lógica a se seguir. Em uma indústria em declínio, a necessidade de atrair investidores e sócios é mais latente, fazendo com que a chamada State Owned Enterprise (SOE) adote a lógica comercial/econômica para atingir esse fim. Adicionalmente, o percentual das ações em poder do Estado não se mostrou crítico para a tomada de decisão pela lógica social: o governo colombiano, que detinha maior percentual de ações em sua SOE, decidiu por seguir a lógica comercial. Por sua vez, o governo brasileiro, que detinha um percentual menor de ações em sua SOE, decidiu por seguir a lógica social. Por último, a taxa de aprovação do governo não se mostrou fator importante na tomada de decisão, mas o caso brasileiro ilustrou que o aumento do preço dos combustíveis pode desencadear ondas de manifestações contra o governo difíceis de serem controladas. Limitações: Um dos limitadores do estudo se refere à ausência de entrevistas como uma fonte adicional de dados, causada principalmente pela ausência de uma rede de contatos no mercado Colombiano. Ademais, outro fator de limitação se deu quanto à compreensão aprofundada do mercado colombiano, suas instituições e os fatores culturais que os cercam. Contribuições práticas: Entender os fatores que levaram uma empresa híbrida a decidir seguir a lógica comercial ou social é importante para os investidores minoritários dessas empresas, que podem evitar a sua participação quando um governo utilizar a SOE para implementação de política pública. Contribuições sociais: A população em geral é muito afetada pelos preços dos combustíveis praticados no país. Como a logística ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis, qualquer mudança nos preços impacta, direta e indiretamente, a população em geral. Originalidade: Apesar do assunto relacionado ao subsídio aos combustíveis ser amplamente discutido na academia, a visão proposta no trabalho sobre o hibridismo nas lógicas mercadológicas versus as lógicas sociais ainda é pouco explorada.
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