Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/4737 |
Resumo: | Este trabalho objetiva entender o processo de internacionalização de franquias brasileiras, fenômeno de importância teórica e prática, através do estudo do grau de associação entre uma série de variáveis organizacionais e a internacionalização de franquias. Para tanto efetuou-se uma revisão bibliográfica visando colher subsídios para a formulação de onze hipóteses envolvendo às variáveis acima mencionadas. Tais hipóteses foram testadas a partir de dados provenientes de 293 franquias que participaram da publicação - 500 Franquias para Você Investir edição 2009/10. O estudo adotou como base teórica principal às teorias da Agência e da Escassez de Recursos. Os resultados obtidos apontam para a não existência de correlação das variáveis crescimento do faturamento e do número de unidades ano contra ano e a internacionalização de franquias, indicando que um crescimento interno acentuado diminui as vantagens relativas de se internacionalizar. Argumentos semelhantes podem ser utilizados para explicar a não correlação entre as variáveis financeiras e o processo de internacionalização. A variável faturamento apresentou uma correlação significativa com a internacionalização, o que sugere que o acúmulo de recursos permite desenvolver novos e mais efetivos mecanismos de controle, permite o acesso a novos e mais baratos mecanismos de financiamento e dá um indicativo importante da razoável exploração dos mercados internos e necessidade de busca de novos mercados. Contudo, foram as variáveis idade da empresa e número de unidades franqueadas as características com maior poder explicativo no estudo, o que revela comportamentos peculiares do mercado brasileiro como uma baixa diferença entre o tempo de fundação da empresa e da entrada no sistema de franquias e a opção por crescer através de franquias ao invés de unidades próprias, mais rentáveis, mesmo quando a franquia atinge a maturidade. |
id |
FGV_188fa4c1c0a01de7e9d6ef891ead1da7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4737 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Barbosa, Jaercio Alex SilvaEscolas::EAESPAndreassi, TalesBoaventura, João Maurício GamaMariotto, Fábio L.2010-04-20T21:10:02Z2010-04-20T20:14:42Z2010-02-26BARBOSA, Jaercio Alex Silva. Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2010.http://hdl.handle.net/10438/4737Este trabalho objetiva entender o processo de internacionalização de franquias brasileiras, fenômeno de importância teórica e prática, através do estudo do grau de associação entre uma série de variáveis organizacionais e a internacionalização de franquias. Para tanto efetuou-se uma revisão bibliográfica visando colher subsídios para a formulação de onze hipóteses envolvendo às variáveis acima mencionadas. Tais hipóteses foram testadas a partir de dados provenientes de 293 franquias que participaram da publicação - 500 Franquias para Você Investir edição 2009/10. O estudo adotou como base teórica principal às teorias da Agência e da Escassez de Recursos. Os resultados obtidos apontam para a não existência de correlação das variáveis crescimento do faturamento e do número de unidades ano contra ano e a internacionalização de franquias, indicando que um crescimento interno acentuado diminui as vantagens relativas de se internacionalizar. Argumentos semelhantes podem ser utilizados para explicar a não correlação entre as variáveis financeiras e o processo de internacionalização. A variável faturamento apresentou uma correlação significativa com a internacionalização, o que sugere que o acúmulo de recursos permite desenvolver novos e mais efetivos mecanismos de controle, permite o acesso a novos e mais baratos mecanismos de financiamento e dá um indicativo importante da razoável exploração dos mercados internos e necessidade de busca de novos mercados. Contudo, foram as variáveis idade da empresa e número de unidades franqueadas as características com maior poder explicativo no estudo, o que revela comportamentos peculiares do mercado brasileiro como uma baixa diferença entre o tempo de fundação da empresa e da entrada no sistema de franquias e a opção por crescer através de franquias ao invés de unidades próprias, mais rentáveis, mesmo quando a franquia atinge a maturidade.This study aims to understand the internationalization process of Brazilian franchises, a phenomenon of theoretical and practical importance, by studying the degree of association between a number of organizational variables and the internationalization of franchising. To this end we performed a literature review aimed at garnering support for the formulation of eleven hypotheses involving the variables mentioned above. These hypotheses were tested using data from 293 franchises that participated in the publication - 500 Franquias Para Você Investir, edition 2009/10. The study adopted two main theories as a theoretical basis– the Agency Theory and Resource Scarcity Theory. The results indicate that there is no correlation between the variables revenue growth and the number of units growth and the internationalization, indicating that a strong internal growth decreases the relative merits of internationalization. Similar arguments can be used to explain the lack of correlation between financial variables and the process of internationalization. The variable income was significantly correlated with internationalization, which suggests that the accumulation of resources allows to develop new and more effective control mechanisms, allows access to new and cheaper funding mechanisms and give an important indication of the reasonable exploration of internal markets and need to search for new markets. However, were the variables age of the company and number of franchised units the variable that shown more explanatory power in the study. This reveals peculiar behavior of the Brazilian market as a low difference between the time of the founding of the company and entry into the franchise system and the option to grow through franchising instead of its own units, more profitable, even when the franchise network reaches maturity.porEmpresas multinacionais - BrasilFranquias (Comércio varejista) - BrasilAdministração de empresasFranquias (Comércio varejista) - BrasilEmpresas multinacionais - BrasilVariáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL61080100006.pdfPDFapplication/pdf827911https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2aae2000-88da-415d-bef8-b6afea4ce087/downloadc1882f13413b8b0747f9dbe97893f50dMD51TEXT61080100006.pdf.txt61080100006.pdf.txtExtracted texttext/plain102631https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29cc223e-eb03-4db2-97b9-40c604dbd6bf/downloadcecb20d200277ed85c2bd795bb4ffb80MD56THUMBNAIL61080100006.pdf.jpg61080100006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2922https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a167772b-6689-46dd-b3ee-d2bc7099c609/downloadb8cf23825a5900ae843f056413079f5dMD5710438/47372023-11-08 12:50:08.956open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4737https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T12:50:08Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
title |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
spellingShingle |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos Barbosa, Jaercio Alex Silva Empresas multinacionais - Brasil Franquias (Comércio varejista) - Brasil Administração de empresas Franquias (Comércio varejista) - Brasil Empresas multinacionais - Brasil |
title_short |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
title_full |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
title_fullStr |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
title_full_unstemmed |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
title_sort |
Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos |
author |
Barbosa, Jaercio Alex Silva |
author_facet |
Barbosa, Jaercio Alex Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Andreassi, Tales Boaventura, João Maurício Gama |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jaercio Alex Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mariotto, Fábio L. |
contributor_str_mv |
Mariotto, Fábio L. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Empresas multinacionais - Brasil |
topic |
Empresas multinacionais - Brasil Franquias (Comércio varejista) - Brasil Administração de empresas Franquias (Comércio varejista) - Brasil Empresas multinacionais - Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franquias (Comércio varejista) - Brasil |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Franquias (Comércio varejista) - Brasil Empresas multinacionais - Brasil |
description |
Este trabalho objetiva entender o processo de internacionalização de franquias brasileiras, fenômeno de importância teórica e prática, através do estudo do grau de associação entre uma série de variáveis organizacionais e a internacionalização de franquias. Para tanto efetuou-se uma revisão bibliográfica visando colher subsídios para a formulação de onze hipóteses envolvendo às variáveis acima mencionadas. Tais hipóteses foram testadas a partir de dados provenientes de 293 franquias que participaram da publicação - 500 Franquias para Você Investir edição 2009/10. O estudo adotou como base teórica principal às teorias da Agência e da Escassez de Recursos. Os resultados obtidos apontam para a não existência de correlação das variáveis crescimento do faturamento e do número de unidades ano contra ano e a internacionalização de franquias, indicando que um crescimento interno acentuado diminui as vantagens relativas de se internacionalizar. Argumentos semelhantes podem ser utilizados para explicar a não correlação entre as variáveis financeiras e o processo de internacionalização. A variável faturamento apresentou uma correlação significativa com a internacionalização, o que sugere que o acúmulo de recursos permite desenvolver novos e mais efetivos mecanismos de controle, permite o acesso a novos e mais baratos mecanismos de financiamento e dá um indicativo importante da razoável exploração dos mercados internos e necessidade de busca de novos mercados. Contudo, foram as variáveis idade da empresa e número de unidades franqueadas as características com maior poder explicativo no estudo, o que revela comportamentos peculiares do mercado brasileiro como uma baixa diferença entre o tempo de fundação da empresa e da entrada no sistema de franquias e a opção por crescer através de franquias ao invés de unidades próprias, mais rentáveis, mesmo quando a franquia atinge a maturidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T21:10:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:14:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Jaercio Alex Silva. Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/4737 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Jaercio Alex Silva. Variáveis explicativas da internacionalização de franquias brasileiras: um estudo causal à luz das teorias da agência e da escassez de recursos. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2010. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/4737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2aae2000-88da-415d-bef8-b6afea4ce087/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29cc223e-eb03-4db2-97b9-40c604dbd6bf/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a167772b-6689-46dd-b3ee-d2bc7099c609/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1882f13413b8b0747f9dbe97893f50d cecb20d200277ed85c2bd795bb4ffb80 b8cf23825a5900ae843f056413079f5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797711043887104 |