O papel do burocrata de nível de rua na construção da reputação burocrática: uma análise a partir das percepções dos servidores públicos de linha de frente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alcina dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35191
Resumo: Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre as dimensões constitutivas da reputação burocrática e as perspectivas comportamentais dos burocratas de nível de rua, a partir das percepções dos servidores públicos. Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com a aplicação de 14 entrevistas semiestruturadas, examinadas por meio de análise de conteúdo. As respostas dos participantes foram codificadas, organizadas e categorizadas por termos-chaves, com a finalidade de analisar a relação entre os elementos reputacionais e comportamentais abordados no estudo. Após, o modelo conceitual previamente delineado e os resultados foram confrontados com o referencial teórico. Resultados: Os resultados obtidos indicam que percepções positivas do burocrata de nível de rua sobre as dimensões constitutivas da reputação moldam positivamente as suas perspectivas comportamentais. As entrevistas qualitativas demostraram que a relação entre os constructos é permeada pela incidência de reflexos relacionados ao desempenho, saúde mental, discricionariedade, motivação e ética. A motivação foi identificada como elemento essencial na relação entre reputação e comportamento. Os dados analisados demonstraram, ainda, a existência de vieses distintos relacionados à discricionariedade. Do ponto de vista comportamental, a discricionariedade carrega uma carga positiva; do ponto de vista reputacional, negativa. Limitações: Considerando que fatores comportamentais e reputacionais são fortemente influenciados pelo ambiente institucional, eventuais particularidades tipicamente locais não captadas na pesquisa devem ser consideradas como um limitador do estudo. Aplicabilidade do trabalho: A análise das dimensões constitutivas da reputação burocrática e as perspectivas comportamentais do burocrata de nível de rua revelam insights para a eficácia organizacional, promovendo a compreensão profunda dos elementos que moldam a confiança e a excelência na entrega de valor público. Contribuições para sociedade: Espera-se que o estudo proporcione um conhecimento institucional que possa gerar ações concretas para alinhar as dimensões reputacionais do órgão público com a atuação prática dos burocratas de nível de rua no âmbito do atendimento ao cidadão. Nesse sentido, o estudo traz contribuições que podem ajudar a melhorar a prestação do serviço público e o desempenho institucional. Originalidade: A originalidade do estudo está na interação entre as dimensões constitutivas da reputação e as perspectivas comportamentais do burocrata de nível de rua, a partir da visão dos servidores públicos, com a proposta de existência de dois elos preponderantes entre eles: discricionariedade e motivação.
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Resultados: Os resultados obtidos indicam que percepções positivas do burocrata de nível de rua sobre as dimensões constitutivas da reputação moldam positivamente as suas perspectivas comportamentais. As entrevistas qualitativas demostraram que a relação entre os constructos é permeada pela incidência de reflexos relacionados ao desempenho, saúde mental, discricionariedade, motivação e ética. A motivação foi identificada como elemento essencial na relação entre reputação e comportamento. Os dados analisados demonstraram, ainda, a existência de vieses distintos relacionados à discricionariedade. Do ponto de vista comportamental, a discricionariedade carrega uma carga positiva; do ponto de vista reputacional, negativa. Limitações: Considerando que fatores comportamentais e reputacionais são fortemente influenciados pelo ambiente institucional, eventuais particularidades tipicamente locais não captadas na pesquisa devem ser consideradas como um limitador do estudo. Aplicabilidade do trabalho: A análise das dimensões constitutivas da reputação burocrática e as perspectivas comportamentais do burocrata de nível de rua revelam insights para a eficácia organizacional, promovendo a compreensão profunda dos elementos que moldam a confiança e a excelência na entrega de valor público. Contribuições para sociedade: Espera-se que o estudo proporcione um conhecimento institucional que possa gerar ações concretas para alinhar as dimensões reputacionais do órgão público com a atuação prática dos burocratas de nível de rua no âmbito do atendimento ao cidadão. Nesse sentido, o estudo traz contribuições que podem ajudar a melhorar a prestação do serviço público e o desempenho institucional. Originalidade: A originalidade do estudo está na interação entre as dimensões constitutivas da reputação e as perspectivas comportamentais do burocrata de nível de rua, a partir da visão dos servidores públicos, com a proposta de existência de dois elos preponderantes entre eles: discricionariedade e motivação.Purpose: This study aims to understand the relationship between the fundamental dimensions of bureaucratic reputation and the behavioral perspectives of street-level bureaucrats, based on the perceptions of civil servants. Design/Methodology/Approach: This research has adopted a qualitative approach, with 14 semi-structured interviews examined using content analysis. The participant´s responses were coded, organized and categorized by key terms in order to analyze the relationship between the reputational and behavioral elements addressed in the study. The conceptual model previously outlined and the results were then compared with the theoretical framework. Findings: The results obtained indicate that street-level bureaucrats´ positive perceptions of the constitutive dimensions of reputation positively shape their behavioral perspectives. The qualitative interviews showed that the relationship between the concepts is permeated by the incidence of reflexes related to performance, mental health, discretion, motivation and ethics. Motivation was identified as an essential element in the relationship between reputation and behavior. The analyzed data also showed the existence of distinct biases related to discretion. From a behavioral point of view, discretion carries a positive charge; from a reputational point of view, a negative one. Research limitations/implications: Considering that behavioral and reputational factors are strongly influenced by the institutional environment, any local particularities not captured in the research should be considered a limitation of the study. Practical implications: Analysis of the fundamental dimensions of bureaucratic reputation and the behavioral perspectives of the street-level bureaucrat revealed insights for organizational effectiveness, promoting in-depth understanding of the elements that shape trust and excellence in delivering public value. Social implications: It is expected that the study will provide institutional knowledge that can generate concrete actions to align the reputational dimensions of the public organization with the practical actions of street-level bureaucrats in the field of citizen service. The study brings contributions that can help to improve public service delivery and institutional performance. Originality: The originality of the study lies in the interaction between the constituent dimensions of reputation and the behavioral perspectives of street-level bureaucrats, from the point of view of civil servants, with the proposal that there are two preponderant links between them: discretion and motivation.porBurocraciaBurocracia de nível de ruaComportamentoReputação burocráticaBureaucracyStreet-level bureaucracyBehaviorBureaucratic reputationBurocracia - BrasilServidores públicos - BrasilReputação (Direito)Administração pública - BrasilO papel do burocrata de nível de rua na construção da reputação burocrática: uma análise a partir das percepções dos servidores públicos de linha de frenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/64015599-821f-4f35-82f7-e8a3142e31e5/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALDISSERTAÇÃO FGV - ALCINA ALVES - V.FINAL2.pdfDISSERTAÇÃO FGV - ALCINA ALVES - V.FINAL2.pdfPDFapplication/pdf1151581https://repositorio.fgv.br/bitstreams/caebfc6b-7576-40da-94b2-2858baa96cb8/download8073bfd0a1a8b41afaae21344460090eMD54TEXTDISSERTAÇÃO FGV - ALCINA ALVES - V.FINAL2.pdf.txtDISSERTAÇÃO FGV - ALCINA ALVES - V.FINAL2.pdf.txtExtracted texttext/plain103479https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d1876220-5f26-41c8-ac20-3a636ce58a17/download65a1dcb8348e61ee3db9b3e1681fef62MD55THUMBNAILDISSERTAÇÃO FGV - ALCINA ALVES - V.FINAL2.pdf.jpgDISSERTAÇÃO FGV - ALCINA ALVES - V.FINAL2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3075https://repositorio.fgv.br/bitstreams/123a9e50-1908-44ae-aad0-005d8071e024/download590672f1104af8b554214f6cd97b953dMD5610438/351912024-04-12 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Reputação (Direito)
Administração pública - Brasil
description Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre as dimensões constitutivas da reputação burocrática e as perspectivas comportamentais dos burocratas de nível de rua, a partir das percepções dos servidores públicos. Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com a aplicação de 14 entrevistas semiestruturadas, examinadas por meio de análise de conteúdo. As respostas dos participantes foram codificadas, organizadas e categorizadas por termos-chaves, com a finalidade de analisar a relação entre os elementos reputacionais e comportamentais abordados no estudo. Após, o modelo conceitual previamente delineado e os resultados foram confrontados com o referencial teórico. Resultados: Os resultados obtidos indicam que percepções positivas do burocrata de nível de rua sobre as dimensões constitutivas da reputação moldam positivamente as suas perspectivas comportamentais. As entrevistas qualitativas demostraram que a relação entre os constructos é permeada pela incidência de reflexos relacionados ao desempenho, saúde mental, discricionariedade, motivação e ética. A motivação foi identificada como elemento essencial na relação entre reputação e comportamento. Os dados analisados demonstraram, ainda, a existência de vieses distintos relacionados à discricionariedade. Do ponto de vista comportamental, a discricionariedade carrega uma carga positiva; do ponto de vista reputacional, negativa. Limitações: Considerando que fatores comportamentais e reputacionais são fortemente influenciados pelo ambiente institucional, eventuais particularidades tipicamente locais não captadas na pesquisa devem ser consideradas como um limitador do estudo. Aplicabilidade do trabalho: A análise das dimensões constitutivas da reputação burocrática e as perspectivas comportamentais do burocrata de nível de rua revelam insights para a eficácia organizacional, promovendo a compreensão profunda dos elementos que moldam a confiança e a excelência na entrega de valor público. Contribuições para sociedade: Espera-se que o estudo proporcione um conhecimento institucional que possa gerar ações concretas para alinhar as dimensões reputacionais do órgão público com a atuação prática dos burocratas de nível de rua no âmbito do atendimento ao cidadão. Nesse sentido, o estudo traz contribuições que podem ajudar a melhorar a prestação do serviço público e o desempenho institucional. Originalidade: A originalidade do estudo está na interação entre as dimensões constitutivas da reputação e as perspectivas comportamentais do burocrata de nível de rua, a partir da visão dos servidores públicos, com a proposta de existência de dois elos preponderantes entre eles: discricionariedade e motivação.
publishDate 2023
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