Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/4084 |
Resumo: | In this text we tried to make a critic analysis of knowledge management, by means of case studies about some branches of Banco do Brasil S.A., trying to identify the presence or absence of elements that characterize the environmental working place focused on a continuous learning. The research was taken at several branches of Banco do Brasil S.A. in Curitiba ¿ State of Paraná ¿ Brasil. We asked the managers to answer the questions as they represent the leadership in every branch. The critic points that interfere positive or negatively the daily activities on knowledge management were examined, such as: time, administration of the branches, market changings, information systems, knowledge generation and transmission, besides the internal and external standard rules. The conclusion is that knowledge management in the researched branches is still in its beginning. Although there is an advanced technical infra structure and the managers have demonstrated some knowledge on this subject and are aware of its .importance for the company. The knowledge management is visualized more as an auxiliary technology for the updated models than a new way of managing the organization. The most important revolution expected - to modify the way of thinking and acting of the employees - is still in its starting point. |
id |
FGV_1e3cdf73c656af933143dcb63174b2ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4084 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Bronislawski, Luiz AntonioEscolas::EBAPEPereira, Heitor JoséAraujo, Luis Cesar G. deThiry-Cherques, Hermano Roberto2009-11-18T19:01:40Z2009-11-18T19:01:40Z2002BRONISLAWSKI, Luiz Antonio. Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.http://hdl.handle.net/10438/4084In this text we tried to make a critic analysis of knowledge management, by means of case studies about some branches of Banco do Brasil S.A., trying to identify the presence or absence of elements that characterize the environmental working place focused on a continuous learning. The research was taken at several branches of Banco do Brasil S.A. in Curitiba ¿ State of Paraná ¿ Brasil. We asked the managers to answer the questions as they represent the leadership in every branch. The critic points that interfere positive or negatively the daily activities on knowledge management were examined, such as: time, administration of the branches, market changings, information systems, knowledge generation and transmission, besides the internal and external standard rules. The conclusion is that knowledge management in the researched branches is still in its beginning. Although there is an advanced technical infra structure and the managers have demonstrated some knowledge on this subject and are aware of its .importance for the company. The knowledge management is visualized more as an auxiliary technology for the updated models than a new way of managing the organization. The most important revolution expected - to modify the way of thinking and acting of the employees - is still in its starting point.Esta dissertação buscou uma análise crítica da gestão do conhecimento, mediante o estudo de caso de agências do Banco do Brasil S.A., procurando identificar a presença ou ausência de elementos que caracterizem um ambiente de trabalho baseado no aprendizado. O estudo foi realizado junto a filiais do Banco localizadas no Município de Curitiba, Estado do Paraná. A escolha dos gerentes para os questionamentos, foi feita tendo em vista o papel de liderança que exercem dentro de cada agência bancária. Foram examinados os pontos críticos que vêm interferindo positiva ou negativamente para a gestão do conhecimento nas agências do Banco, relacionados, principalmente, aos fatores: tempo, gerenciamento da agência, mudanças nas agências, sistemas de informação, administração de pessoas, geração e transmissão do conhecimento, além do conhecimento dos normativos internos e externos. Concluiu-se que a gestão do conhecimento é incipiente nas agências pesquisadas. Embora exista uma infra-estrutura técnica bastante estruturada e os gerentes tenham demonstrado algum conhecimento sobre essa técnica de gestão e consciência da sua importância para a empresa. A gestão do conhecimento é visualizada mais como uma tecnologia auxiliar para os modelos em voga do que uma nova maneira de conduzir as organizações. A mais importante revolução, que é mudar as pessoas, encontra-se em estágio inicial.porPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasGestão do conhecimentoAprendizagem organizacional - Estudo de casosGestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuiz-Antonio-Bronislawski.pdfapplication/pdf255644https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2dc01cf2-64be-4fe6-b01d-be148d45d20e/downloadee2d052b6290c41ff2aca1962c60ab78MD51TEXTLuiz-Antonio-Bronislawski.pdf.txtLuiz-Antonio-Bronislawski.pdf.txtExtracted texttext/plain103337https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a87f6672-2499-42b7-977f-1a3c2dfb3891/download41d6c000686384fc27739fda88842718MD56THUMBNAILLuiz-Antonio-Bronislawski.pdf.jpgLuiz-Antonio-Bronislawski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2815https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d6750772-cc69-460f-9de3-0ee1372fded0/downloadaaacbc743bc3e4f41c71278b9066eca5MD5710438/40842023-11-09 01:17:56.124open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4084https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T01:17:56Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
title |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Bronislawski, Luiz Antonio Políticas & Estratégias Administração de empresas Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional - Estudo de casos |
title_short |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
title_full |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
title_sort |
Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. |
author |
Bronislawski, Luiz Antonio |
author_facet |
Bronislawski, Luiz Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Pereira, Heitor José Araujo, Luis Cesar G. de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bronislawski, Luiz Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thiry-Cherques, Hermano Roberto |
contributor_str_mv |
Thiry-Cherques, Hermano Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas & Estratégias |
topic |
Políticas & Estratégias Administração de empresas Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional - Estudo de casos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional - Estudo de casos |
description |
In this text we tried to make a critic analysis of knowledge management, by means of case studies about some branches of Banco do Brasil S.A., trying to identify the presence or absence of elements that characterize the environmental working place focused on a continuous learning. The research was taken at several branches of Banco do Brasil S.A. in Curitiba ¿ State of Paraná ¿ Brasil. We asked the managers to answer the questions as they represent the leadership in every branch. The critic points that interfere positive or negatively the daily activities on knowledge management were examined, such as: time, administration of the branches, market changings, information systems, knowledge generation and transmission, besides the internal and external standard rules. The conclusion is that knowledge management in the researched branches is still in its beginning. Although there is an advanced technical infra structure and the managers have demonstrated some knowledge on this subject and are aware of its .importance for the company. The knowledge management is visualized more as an auxiliary technology for the updated models than a new way of managing the organization. The most important revolution expected - to modify the way of thinking and acting of the employees - is still in its starting point. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-18T19:01:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-18T19:01:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRONISLAWSKI, Luiz Antonio. Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/4084 |
identifier_str_mv |
BRONISLAWSKI, Luiz Antonio. Gestão do conhecimento em agências do Banco do Brasil S. A.: estudo de caso em filiais localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/4084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2dc01cf2-64be-4fe6-b01d-be148d45d20e/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a87f6672-2499-42b7-977f-1a3c2dfb3891/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d6750772-cc69-460f-9de3-0ee1372fded0/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee2d052b6290c41ff2aca1962c60ab78 41d6c000686384fc27739fda88842718 aaacbc743bc3e4f41c71278b9066eca5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024074876813312 |