Uma análise sobre o alinhamento entre as ofertas de cursos de ensino profissional e técnico e as necessidades do mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35072 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo pretende identificar o alinhamento entre os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) fomentados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Bolsa Formação, e as vagas ocupadas no mercado de trabalho, identificadas por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para identificar se existe alguma complementariedade nessas políticas. Metodologia: A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso de dados secundários e primários. Os dados secundários coletados e analisados foram dados sobre cursos de EPT ofertados no Brasil, disponíveis em um Power-BI no portal do MEC, e dados sobre as vagas ocupadas no mercado de trabalho disponíveis na RAIS, que se propõe a identificar os setores com maior crescimento a cada ano. Foram analisados dados de 2011 a 2021, sendo considerados, de um lado os cinco cursos mais ofertados no país a cada ano, de outro lado, a variação no estoque de vagas criadas do setor equivalente. Os dados primários coletados e analisados são oriundos de 09 entrevistas realizadas com autoridades que tiveram participação nessas políticas durante o período. Resultados: O estudo não identificou, de um modo geral, a existência de alinhamento entre a oferta de cursos EPT e as necessidades mercadológicas nos casos analisados, ainda que tenham sido identificadas algumas práticas mais exitosas. Limitações: A principal limitação encontrada pelo trabalho foi o fato de as análises comparativas terem se limitado a poucos cursos, em poucos municípios, assim como ao número restrito de entrevistados. Convém destacar, contudo, que o objetivo da pesquisa não é realizar generalizações, mas contribuir para apontar a necessidade de um maior alinhamento entre a oferta de cursos de EPT e as demandas do mercado de trabalho no Brasil. Contribuições práticas: O trabalho apresenta sugestões, com bases nas informações colhidas, que podem ser utilizadas por futuros gestores públicos, visando aproximar a formação profissional das necessidades do mercado de trabalho. Contribuições sociais: O desenvolvimento de políticas públicas que sejam mais bem desenhadas e implementadas pode impactar positivamente na vida de muitos estudantes que estão buscando o ingresso no mercado de trabalho ou o aumento de suas rendas. Originalidade: Estudos que conectam a oferta de EPT com as necessidades do mundo do trabalho e os dados de emprego anuais ainda são pouco frequentes na academia brasileira. |
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Silva, Mateus Carvalho BrancoEscolas::EBAPEOliveira, Fátima Bayma deBarros, Aléssio Trindade deNogueira, Jaana Flávia Fernandes2024-03-21T12:50:59Z2024-03-21T12:50:59Z2023-10-27https://hdl.handle.net/10438/35072Objetivo: Este estudo pretende identificar o alinhamento entre os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) fomentados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Bolsa Formação, e as vagas ocupadas no mercado de trabalho, identificadas por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para identificar se existe alguma complementariedade nessas políticas. Metodologia: A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso de dados secundários e primários. Os dados secundários coletados e analisados foram dados sobre cursos de EPT ofertados no Brasil, disponíveis em um Power-BI no portal do MEC, e dados sobre as vagas ocupadas no mercado de trabalho disponíveis na RAIS, que se propõe a identificar os setores com maior crescimento a cada ano. Foram analisados dados de 2011 a 2021, sendo considerados, de um lado os cinco cursos mais ofertados no país a cada ano, de outro lado, a variação no estoque de vagas criadas do setor equivalente. Os dados primários coletados e analisados são oriundos de 09 entrevistas realizadas com autoridades que tiveram participação nessas políticas durante o período. Resultados: O estudo não identificou, de um modo geral, a existência de alinhamento entre a oferta de cursos EPT e as necessidades mercadológicas nos casos analisados, ainda que tenham sido identificadas algumas práticas mais exitosas. Limitações: A principal limitação encontrada pelo trabalho foi o fato de as análises comparativas terem se limitado a poucos cursos, em poucos municípios, assim como ao número restrito de entrevistados. Convém destacar, contudo, que o objetivo da pesquisa não é realizar generalizações, mas contribuir para apontar a necessidade de um maior alinhamento entre a oferta de cursos de EPT e as demandas do mercado de trabalho no Brasil. Contribuições práticas: O trabalho apresenta sugestões, com bases nas informações colhidas, que podem ser utilizadas por futuros gestores públicos, visando aproximar a formação profissional das necessidades do mercado de trabalho. Contribuições sociais: O desenvolvimento de políticas públicas que sejam mais bem desenhadas e implementadas pode impactar positivamente na vida de muitos estudantes que estão buscando o ingresso no mercado de trabalho ou o aumento de suas rendas. Originalidade: Estudos que conectam a oferta de EPT com as necessidades do mundo do trabalho e os dados de emprego anuais ainda são pouco frequentes na academia brasileira.Purpose: This study aims to identify the alignment between the Professional and Technical Education courses promoted by the Ministry of Education (MEC), through the “Bolsa Formação” program, and the vacancies occupied in the job market, identified through the Annual Information List Social Security (RAIS), from the Ministry of Labor and Employment (MTE), to identify whether there is any complementarity in these policies Methodology: The research, of a qualitative nature, made use of secondary and primary data. The secondary data collected and analyzed were data on EPT courses offered in Brazil, available in Power-BI on the MEC portal, and data on marketing needs available in RAIS, which aims to identify the sectors with the greatest growth each year. Data from 2011 to 2021 were analyzed, considering, on the one hand, the five most offered courses in the country each year, and on the other hand, the variation in the stock of vacancies created in the equivalent sector. The primary data collected and analyzed comes from 9 interviews carried out with authorities who participated in these policies during the period. Findings: The study did not identify, in general, the existence of alignment between the offer of EPT courses and market needs in the analyzed cases, although some more successful practices were identified. Delimitations: The study focused on the five most offered courses each year, on the one hand, and their comparison with the needs of the labor market in the same two municipalities, on the other. The analysis of all Brazilian courses and municipalities went beyond the scope of this work. The unit of analysis took place between the years 2011 and 2021, considering that the RAIS data for the year 2022 had not yet been made available at the time of the research. Research Limitations: The main limitation found by the study was the fact that the comparative analyzes were limited to a few courses, in a few municipalities, as well as the restricted number of respondents. It should be noted, however, that the objective of the research is not to make generalizations, but to contribute to pointing out the need for greater alignment between the offer of EPT courses and the demands of the labor market in Brazil. Practical contributions: The work presents suggestions, based on the information collected, which can be used by future public managers, aiming to bring professional training closer to the needs of the world of work. Social contributions: The development of public policies that are better designed and implemented can positively impact the lives of many students who are looking to enter the job market or increase their income. Originality: Studies that connect the EPT offer with the needs of the labor market are still infrequent in Brazilian academia.porBolsa FormaçãoEducação Profissional e TecnológicaPronatecRAISEmpregoMercado de trabalhoPolíticas públicas - BrasilEnsino profissionalEnsino técnicoMercado de trabalho - Efeito da educação - BrasilUma análise sobre o alinhamento entre as ofertas de cursos de ensino profissional e técnico e as necessidades do mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/abfdd09d-618e-4ebc-b0a1-c25b96c1250d/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALPDFPDFapplication/pdf3507504https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a5570099-6878-400d-98f7-36482936b081/download8e227d96786433ac11744f0e3eac8fceMD53TEXTPDF.txtPDF.txtExtracted texttext/plain102888https://repositorio.fgv.br/bitstreams/245fa51e-c6d4-4a61-8583-40a7d6116ffd/download20a05ef48b7cfd33066a89ea886dffd5MD54THUMBNAILPDF.jpgPDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3040https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a4cd81a5-aa93-4822-8393-4189289682c3/downloadc8ac7ef44ae6dac5075c4909db43a342MD5510438/350722024-03-22 03:00:25.365open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35072https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-22T03:00:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas 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Objetivo: Este estudo pretende identificar o alinhamento entre os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) fomentados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Bolsa Formação, e as vagas ocupadas no mercado de trabalho, identificadas por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para identificar se existe alguma complementariedade nessas políticas. Metodologia: A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso de dados secundários e primários. Os dados secundários coletados e analisados foram dados sobre cursos de EPT ofertados no Brasil, disponíveis em um Power-BI no portal do MEC, e dados sobre as vagas ocupadas no mercado de trabalho disponíveis na RAIS, que se propõe a identificar os setores com maior crescimento a cada ano. Foram analisados dados de 2011 a 2021, sendo considerados, de um lado os cinco cursos mais ofertados no país a cada ano, de outro lado, a variação no estoque de vagas criadas do setor equivalente. Os dados primários coletados e analisados são oriundos de 09 entrevistas realizadas com autoridades que tiveram participação nessas políticas durante o período. Resultados: O estudo não identificou, de um modo geral, a existência de alinhamento entre a oferta de cursos EPT e as necessidades mercadológicas nos casos analisados, ainda que tenham sido identificadas algumas práticas mais exitosas. Limitações: A principal limitação encontrada pelo trabalho foi o fato de as análises comparativas terem se limitado a poucos cursos, em poucos municípios, assim como ao número restrito de entrevistados. Convém destacar, contudo, que o objetivo da pesquisa não é realizar generalizações, mas contribuir para apontar a necessidade de um maior alinhamento entre a oferta de cursos de EPT e as demandas do mercado de trabalho no Brasil. Contribuições práticas: O trabalho apresenta sugestões, com bases nas informações colhidas, que podem ser utilizadas por futuros gestores públicos, visando aproximar a formação profissional das necessidades do mercado de trabalho. Contribuições sociais: O desenvolvimento de políticas públicas que sejam mais bem desenhadas e implementadas pode impactar positivamente na vida de muitos estudantes que estão buscando o ingresso no mercado de trabalho ou o aumento de suas rendas. Originalidade: Estudos que conectam a oferta de EPT com as necessidades do mundo do trabalho e os dados de emprego anuais ainda são pouco frequentes na academia brasileira. |
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