Características dos serviços de auditoria interna em empresas estatais: o caso das empresas do estado do Ceará
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/9895 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar, através de um estudo exploratório, o funcionamento dos serviços de Auditoria Interna e conhecer as práticas atualmente empre gadas em três empresas estatais do Estado do Ceará, à luz de urna comparaçao com os fundamentos teóricos sobre Interna. Auditoria "Na revisão da literatura apresenta-se a perspectiva histórica, evidenciando o surgimento e desenvolvime~ to da Auditoria Interna, destacando-se principalmente os aspectos mais relevant"es. A seguir, são apresentadas consideraçoes gerais sobre Auditoria Interna em empresas estatais. A partir dessa revisão foi possível desenvolver um plano de referência para ser utilizado nesta pesquisa. A metodologia adotada neste trabalho foi o es tudo de caso, e as razoes de seu emprego são justificadas além das limitações desse tipo de estudo exploratório. , Entrevistas, utilizando questionários, compos tos em sua maioria de questões abertas, permitiram urna descrição dos serviços de Auditoria Interna desenvolvidos pelas empresas estatais estaduais, bem corno as informações obtidas no Departamento de Auditoria Geral do Estado, além da Comissão de Auditoria Administrativa do Estado do Ceará.Os resultados obtidos possibilitaram uma análise sobre as características dos serviços de Auditoria Interna projetados pelas empresas estatais estaduais, bem como sobre o funcionamento desses serviços e as práticas desenvol vidas pelas empresas pesquisadas. Finalmente, comparando-se os resultados da pesquisa de campo com a literatura existente, pode-se chegar a algumas conclusões importantes, como também formular recomendações para o Governo Estadual e para as empresas pesquisadas, além de algumas sugestões para pesquisas futuras. |
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Silva, Ana Maria eInstitutos::ISECGilson, IberêArantes, Esther Maria de MagalhãesGomes, Josir Simeone2012-07-18T12:15:01Z2012-07-18T12:15:01Z1989-09SILVA, Ana Maria e. Características dos serviços de auditoria interna em empresas estatais: o caso das empresas do estado do Ceará. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Instituto Superior de Estudos Contábeis, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1989.http://hdl.handle.net/10438/9895O objetivo desta pesquisa foi analisar, através de um estudo exploratório, o funcionamento dos serviços de Auditoria Interna e conhecer as práticas atualmente empre gadas em três empresas estatais do Estado do Ceará, à luz de urna comparaçao com os fundamentos teóricos sobre Interna. Auditoria "Na revisão da literatura apresenta-se a perspectiva histórica, evidenciando o surgimento e desenvolvime~ to da Auditoria Interna, destacando-se principalmente os aspectos mais relevant"es. A seguir, são apresentadas consideraçoes gerais sobre Auditoria Interna em empresas estatais. A partir dessa revisão foi possível desenvolver um plano de referência para ser utilizado nesta pesquisa. A metodologia adotada neste trabalho foi o es tudo de caso, e as razoes de seu emprego são justificadas além das limitações desse tipo de estudo exploratório. , Entrevistas, utilizando questionários, compos tos em sua maioria de questões abertas, permitiram urna descrição dos serviços de Auditoria Interna desenvolvidos pelas empresas estatais estaduais, bem corno as informações obtidas no Departamento de Auditoria Geral do Estado, além da Comissão de Auditoria Administrativa do Estado do Ceará.Os resultados obtidos possibilitaram uma análise sobre as características dos serviços de Auditoria Interna projetados pelas empresas estatais estaduais, bem como sobre o funcionamento desses serviços e as práticas desenvol vidas pelas empresas pesquisadas. Finalmente, comparando-se os resultados da pesquisa de campo com a literatura existente, pode-se chegar a algumas conclusões importantes, como também formular recomendações para o Governo Estadual e para as empresas pesquisadas, além de algumas sugestões para pesquisas futuras.The objective of this research was to analyse through an exploratory study, the functioning operation of the Internal Audit services and to get to know the practices presently employed within three state enterprises located in ~ State of Ceará, under the light of a comparison with the theorical fun darnentals about the Internal Audit. In the revision of the literature one presents the historical perspective, evidencing the appearing and developrenf of the Internal Audit, pointing out mainly the aspects considered to be of most relevance. Following up, some general conside ration about Internal Audit on state enterprises are presented. Based on this revision, it was possible. then, to develop a plan of reference to be utilized in this research. The methodology adopted in this work has been the study of case, and the reasons for its employment are justified, beyond the limitations of this kind of exploratory study. Interviews, utilizing questionnaire forms, composed mostly of open questions, have permitted a descrfption of the Internal Audit services developed by the governrnental state enterprises, as well as the pieces· of information acquired in the General Audit Department of the State, as well as the Administrative Audit Comission of the State of Ceará.The resuIts 'obtained have made it possible to make an anaIysis of the characteristics of the InternaI Audit ser vices projected by the governrnental state enterprises, just as well as of the functioning system of the~e services anJ the practices deveIoped by the researched enterprises. At Iast, comparing the resuIts of the research of fieId with the existing Iiterature, one can get to reIevant concIusions, as well as formulate a few pieces of recommendation to the State Government as also to the researched enterprises, as well as some suggestions to prospective researches.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessCaracterísticas dos serviços de auditoria interna em empresas estatais: o caso das empresas do estado do Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdministração de empresasAuditoria internareponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000055176.pdf000055176.pdfapplication/pdf5945718https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f867c377-22b0-40d2-9b88-167332bdd5f9/download876c6ce210b36a7fb754d183ccd12e22MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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