Os efeitos competitivos de ipos e follow-ons: evidências do mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Nádia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31831
Resumo: Nosso trabalho analisa como as concorrentes do mesmo setor reagem no curto prazo aos momentos de anúncio e negociação de ofertas públicas primárias (IPO) e subsequentes (followon) na indústria. O estudo utiliza uma amostra de empresas brasileiras que realizaram emissão pública de ações no período de 2016 à 2020. Ao mensurarmos os retornos anormais acumulados das concorrentes na data do evento, os resultados indicam que os eventos de IPOs geram efeitos negativos nos preços das ações de suas rivais da indústria, enquanto ofertas de follow-ons geram implicações inversas. Estes resultados são consistentes com a literatura internacional, realizada em países desenvolvidos, sobretudo, utilizando dados americanos. Também analisamos se a retirada de um IPO antes de sua data de conclusão implicaria em resultados mais favoráveis nos retornos anormais de suas rivais e encontramos os mesmos efeitos de um IPO completo. Os efeitos de curto prazo são mais favoráveis quando a emissão pública é de distribuição primária em relação às emissões de distribuição secundária. Os resultados encontrados referentes aos eventos de IPO estão de acordo com a explicação de efeitos competitivos de mercado, enquanto as ofertas de follow-on possuem implicações voltadas para questões de sinalização aos investidores a respeito da empresa emissora e de perspectivas do próprio setor.
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Também analisamos se a retirada de um IPO antes de sua data de conclusão implicaria em resultados mais favoráveis nos retornos anormais de suas rivais e encontramos os mesmos efeitos de um IPO completo. Os efeitos de curto prazo são mais favoráveis quando a emissão pública é de distribuição primária em relação às emissões de distribuição secundária. Os resultados encontrados referentes aos eventos de IPO estão de acordo com a explicação de efeitos competitivos de mercado, enquanto as ofertas de follow-on possuem implicações voltadas para questões de sinalização aos investidores a respeito da empresa emissora e de perspectivas do próprio setor.We evaluate competitors' short-term reactions to initial public offerings (IPO) and follow-on events in the same industry. Using a sample of Brazilian companies that carried out public issuance of shares from 2016 to 2020, we show that IPO events generate adverse effects on the share prices of its industry rivals, while follow-on offers have reverse implications. Our results are consistent with the international literature, accomplished in developed countries, mainly using American data. We study whether withdrawing an IPO before its completion date would result in more favorable outcomes for its rivals' abnormal returns and find similar adverse effects on the share prices. In addition, the primary distributions' short-term effects are better than the secondary issuance ones. Finally, the results regarding the IPO events are in line with the explanation of competitive market effects, while the follow-on offers have implications aimed at signaling issues to investors regarding the issuing company and the sector's perspectives.porFollow-onOferta públicaIPOConcorrentesRetornos anormaisEmissão de açõesEconomiaOferta pública (Finanças)Ações (Finanças)Bolsa de valoresOferta pública inicial de títulos (Finanças)Os efeitos competitivos de ipos e follow-ons: evidências do mercado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALOs efeitos competitivos de IPOs e Follow-ons - Nadia Videira.pdfOs efeitos competitivos de IPOs e Follow-ons - Nadia 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