Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adenilson Lima e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29643
Resumo: Introdução: A saúde dos trabalhadores tem sido objeto de grandes preocupações para os gestores. O entendimento do processo de prevenção, saúde-doença e reabilitação dos profissionais de saúde tem sido tema de inúmeros estudos na literatura. Os números crescentes de afastamentos do serviço têm trazido frequentes transtornos ao atendimento dos usuários, além de dificultar a sustentabilidade financeira da instituição, tendo em vista a necessidade de pagamento de plantões extras para recomposição da força de trabalho diária. Outro aspecto relevante, é que a ausência do profissional escalado para o serviço, quando não é possível a substituição, sobrecarrega a equipe de assistência. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é conhecer a realidade do absenteísmo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, dentro de um intervalo definido de tempo. Analisar semelhanças e diferenças entre os mesmos cargos, de mesmas classes de trabalhadores celetistas e estatutários. Propor medidas para redução do absenteísmo dos profissionais de saúde, independente da modalidade do vínculo trabalhista. Métodos: Pesquisa aplicada de natureza qualitativa, realizada por meio de análise documental, com orientação analíticodescritiva, realizada através da solicitação de informações relativas aos afastamentos por motivo de saúde na instituição nos anos de 2017 e 2018. Foram analisados 3387 atestados de afastamento do serviço, apresentados por 1404 servidores dos diversos setores, resultando em 58.921 dias perdidos de trabalho no período de 2 anos. A média de duração dos atestados foi de 2 dias por servidor. Cerca de 65% dos afastamentos são de profissionais diretamente envolvidos na assistência e cuidados dos pacientes, dos quais 58% são profissionais de Enfermagem Resultados: As licenças-maternidade foram as principais causas de dias perdidos de trabalho, sendo este benefício garantido por lei. Os transtornos mentais e comportamentais e as doenças músculo-esqueléticas são as principais causas de ausência ao trabalho. Os profissionais de Enfermagem de nível médio são os servidores com maiores índices de absenteísmo. Existe um predomínio do sexo feminino, em consonância com os índices mundiais, de acordo com a literatura consultada. Conclusões: Os resultados encontrados no intervalo de tempo avaliado mostram a necessidade de medidas urgentes para redução dos níveis alarmantes de absenteísmo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Com esse objetivo, apresentamos propostas tais como dimensionamento e recomposição da força de trabalho, avaliação das condições de trabalho nos diversos setores, intensificação de medidas preventivas, garantidoras da reabilitação e readaptação dos servidores afastados por problemas de saúde.
id FGV_26599e1e4da47d34fd3a4a8f6b0d5472
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29643
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Silva, Adenilson Lima eEscolas::EAESPMalik, Ana MariaXavier, Clesio LourençoFerreira Junior, Walter Cintra2020-09-01T15:21:28Z2020-09-01T15:21:28Z2020-08-31https://hdl.handle.net/10438/29643Introdução: A saúde dos trabalhadores tem sido objeto de grandes preocupações para os gestores. O entendimento do processo de prevenção, saúde-doença e reabilitação dos profissionais de saúde tem sido tema de inúmeros estudos na literatura. Os números crescentes de afastamentos do serviço têm trazido frequentes transtornos ao atendimento dos usuários, além de dificultar a sustentabilidade financeira da instituição, tendo em vista a necessidade de pagamento de plantões extras para recomposição da força de trabalho diária. Outro aspecto relevante, é que a ausência do profissional escalado para o serviço, quando não é possível a substituição, sobrecarrega a equipe de assistência. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é conhecer a realidade do absenteísmo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, dentro de um intervalo definido de tempo. Analisar semelhanças e diferenças entre os mesmos cargos, de mesmas classes de trabalhadores celetistas e estatutários. Propor medidas para redução do absenteísmo dos profissionais de saúde, independente da modalidade do vínculo trabalhista. Métodos: Pesquisa aplicada de natureza qualitativa, realizada por meio de análise documental, com orientação analíticodescritiva, realizada através da solicitação de informações relativas aos afastamentos por motivo de saúde na instituição nos anos de 2017 e 2018. Foram analisados 3387 atestados de afastamento do serviço, apresentados por 1404 servidores dos diversos setores, resultando em 58.921 dias perdidos de trabalho no período de 2 anos. A média de duração dos atestados foi de 2 dias por servidor. Cerca de 65% dos afastamentos são de profissionais diretamente envolvidos na assistência e cuidados dos pacientes, dos quais 58% são profissionais de Enfermagem Resultados: As licenças-maternidade foram as principais causas de dias perdidos de trabalho, sendo este benefício garantido por lei. Os transtornos mentais e comportamentais e as doenças músculo-esqueléticas são as principais causas de ausência ao trabalho. Os profissionais de Enfermagem de nível médio são os servidores com maiores índices de absenteísmo. Existe um predomínio do sexo feminino, em consonância com os índices mundiais, de acordo com a literatura consultada. Conclusões: Os resultados encontrados no intervalo de tempo avaliado mostram a necessidade de medidas urgentes para redução dos níveis alarmantes de absenteísmo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Com esse objetivo, apresentamos propostas tais como dimensionamento e recomposição da força de trabalho, avaliação das condições de trabalho nos diversos setores, intensificação de medidas preventivas, garantidoras da reabilitação e readaptação dos servidores afastados por problemas de saúde.Introduction: The health of workers has been a major concern for managers. The understanding of the process of prevention, health-disease and rehabilitation of health professionals has been the subject of numerous studies in the literature. The increasing numbers of absenteeism from the service has caused frequent disturbances to the service of patients, in addition to hampering the financial sustainability of the institution, in view of the need to pay extra shifts for the recomposition of the daily workforce. Another relevant aspect is that the absence of the professional assigned to the service, when replacement is not possible, overloads the assistance team. Objective: The objective of the present work is to know the reality of absenteeism at the Uberlandia Federal University Clinics Hospital, within a defined interval of time. Analyze similarities and differences between the same positions, of the same classes of workers, both formal and statutory. Propose measures to reduce absenteeism among health professionals, regardless of the type of employment relationship. Methods: Applied research of a qualitative nature, carried out by means of documentary analysis, with analytical-descriptive guidance, carried out by requesting information related to sick leave in the institution in the years 2017 and 2018. A total of 3387 leave of absence certificates were analyzed, presented by 1404 civil servants from different, presented by 1404 employees from different sectors, resulting in 58,921 lost work days in a 2yr period. The average duration of the certificates was 2 days per server. Approximately 65% of the leaves are from professionals directly involved in patient assistance and care, of which 58% are nursing professionals. Results: Maternity leave was the main cause of lost work days, and this benefit is guaranteed by law. Mental and behavioural disorders and musculoskeletal disorders are the main causes of absence from work. Mid-level nursing professionals are the servers with the highest rates of absenteeism. There is a predominance of females, in line with world indices, according to the literature consulted. Conclusions: The results found in the evaluated time interval show the need for urgent measures to reduce the alarming levels of absenteeism at the Uberlandia Federal University Clinics Hospital. With this objective, we present proposals such as dimensioning and recomposition of the workforce, evaluation of working conditions in the different sectors, intensification of preventive measures, guaranteeing the rehabilitation and readaptation of employees on leave due to health problems.porMedical leaveAbsenteeismWorkersPublic sectorLicença médicaAbsenteísmoTrabalhadoresSetor públicoAdministração de empresasSaúde e trabalhoAbsenteísmo (Trabalho)TrabalhadoresHospitais - Administração de pessoalSetor públicoAnálise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTARQUIVO PRINCIPAL.pdf.txtARQUIVO PRINCIPAL.pdf.txtExtracted texttext/plain102981https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4d8e7d08-c6be-4130-8b72-ea37a9032bf7/downloadd109ee97ce4f3814c3cfa13235b246ceMD55THUMBNAILARQUIVO PRINCIPAL.pdf.jpgARQUIVO PRINCIPAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2806https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7f5bb59b-b2e9-47b6-afcc-a96f204df530/download46d82021cef35a10dcb1d5c251a4de44MD56ORIGINALARQUIVO PRINCIPAL.pdfARQUIVO PRINCIPAL.pdfPDFapplication/pdf2052395https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b7df62a6-3d37-47c5-ae4f-d3ae07cb91a3/download6a5e601e8fadfb6bbd34a9a6d81ac8c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4352e275-1d1e-43cf-aba2-c97063237272/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/296432023-11-25 12:38:35.28open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29643https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T12:38:35Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
title Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
spellingShingle Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
Silva, Adenilson Lima e
Medical leave
Absenteeism
Workers
Public sector
Licença médica
Absenteísmo
Trabalhadores
Setor público
Administração de empresas
Saúde e trabalho
Absenteísmo (Trabalho)
Trabalhadores
Hospitais - Administração de pessoal
Setor público
title_short Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
title_full Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
title_fullStr Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
title_full_unstemmed Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
title_sort Análise do absenteísmo entre os profissionais de saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2017 e 2018
author Silva, Adenilson Lima e
author_facet Silva, Adenilson Lima e
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Malik, Ana Maria
Xavier, Clesio Lourenço
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adenilson Lima e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira Junior, Walter Cintra
contributor_str_mv Ferreira Junior, Walter Cintra
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical leave
Absenteeism
Workers
Public sector
topic Medical leave
Absenteeism
Workers
Public sector
Licença médica
Absenteísmo
Trabalhadores
Setor público
Administração de empresas
Saúde e trabalho
Absenteísmo (Trabalho)
Trabalhadores
Hospitais - Administração de pessoal
Setor público
dc.subject.por.fl_str_mv Licença médica
Absenteísmo
Trabalhadores
Setor público
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Saúde e trabalho
Absenteísmo (Trabalho)
Trabalhadores
Hospitais - Administração de pessoal
Setor público
description Introdução: A saúde dos trabalhadores tem sido objeto de grandes preocupações para os gestores. O entendimento do processo de prevenção, saúde-doença e reabilitação dos profissionais de saúde tem sido tema de inúmeros estudos na literatura. Os números crescentes de afastamentos do serviço têm trazido frequentes transtornos ao atendimento dos usuários, além de dificultar a sustentabilidade financeira da instituição, tendo em vista a necessidade de pagamento de plantões extras para recomposição da força de trabalho diária. Outro aspecto relevante, é que a ausência do profissional escalado para o serviço, quando não é possível a substituição, sobrecarrega a equipe de assistência. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é conhecer a realidade do absenteísmo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, dentro de um intervalo definido de tempo. Analisar semelhanças e diferenças entre os mesmos cargos, de mesmas classes de trabalhadores celetistas e estatutários. Propor medidas para redução do absenteísmo dos profissionais de saúde, independente da modalidade do vínculo trabalhista. Métodos: Pesquisa aplicada de natureza qualitativa, realizada por meio de análise documental, com orientação analíticodescritiva, realizada através da solicitação de informações relativas aos afastamentos por motivo de saúde na instituição nos anos de 2017 e 2018. Foram analisados 3387 atestados de afastamento do serviço, apresentados por 1404 servidores dos diversos setores, resultando em 58.921 dias perdidos de trabalho no período de 2 anos. A média de duração dos atestados foi de 2 dias por servidor. Cerca de 65% dos afastamentos são de profissionais diretamente envolvidos na assistência e cuidados dos pacientes, dos quais 58% são profissionais de Enfermagem Resultados: As licenças-maternidade foram as principais causas de dias perdidos de trabalho, sendo este benefício garantido por lei. Os transtornos mentais e comportamentais e as doenças músculo-esqueléticas são as principais causas de ausência ao trabalho. Os profissionais de Enfermagem de nível médio são os servidores com maiores índices de absenteísmo. Existe um predomínio do sexo feminino, em consonância com os índices mundiais, de acordo com a literatura consultada. Conclusões: Os resultados encontrados no intervalo de tempo avaliado mostram a necessidade de medidas urgentes para redução dos níveis alarmantes de absenteísmo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Com esse objetivo, apresentamos propostas tais como dimensionamento e recomposição da força de trabalho, avaliação das condições de trabalho nos diversos setores, intensificação de medidas preventivas, garantidoras da reabilitação e readaptação dos servidores afastados por problemas de saúde.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-01T15:21:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-01T15:21:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29643
url https://hdl.handle.net/10438/29643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4d8e7d08-c6be-4130-8b72-ea37a9032bf7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7f5bb59b-b2e9-47b6-afcc-a96f204df530/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b7df62a6-3d37-47c5-ae4f-d3ae07cb91a3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4352e275-1d1e-43cf-aba2-c97063237272/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d109ee97ce4f3814c3cfa13235b246ce
46d82021cef35a10dcb1d5c251a4de44
6a5e601e8fadfb6bbd34a9a6d81ac8c7
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024026037288960