Influência da aplicação de nudges na gestão de impostos e contribuições federais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33071 |
Resumo: | Objetivo- Este trabalho busca evidenciar o comportamento dos contribuintes sob determinados vieses de cognição através do envio de cartas de cobrança personalizadas de parcelamentos de impostos e contribuições federais em atraso. Os efeitos esperados visam, sobretudo, combater a inadimplência, manter a arrecadação federal e ampliar a presença fiscal. Dessa forma, o foco é agilizar a arrecadação dos créditos tributários constituídos buscando garantir a manutenção da expectativa de arrecadação. Metodologia – Para alcançar as expectativas, procedeu-se um RCT (Randomized Controlled Trial) para examinar a eficácia de estímulos específicos sobre a regularização das parcelas de empresas, localizadas geograficamente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Brasil. O experimento ocorreu em duas rodadas distintas, realizadas nos meses de dezembro de 2021 e abril de 2022, com a apuração dos resultados em janeiro e maio de 2022 respectivamente. Consistiu em designar aleatoriamente 3 grupos de contribuintes, dois de tratamento e um de controle. Onde, um dos grupos de tratamento recebeu uma mensagem com texto voltado para dissuasão (coercitiva) e, o outro, relacionado ao apelo da moral fiscal (normas sociais). O grupo de controle não recebeu nenhum tipo de mensagem. Os dados contêm os registros fiscais anônimos de 8.127 contribuintes participantes, com 10.008 parcelamentos devedores e 20.710 parcelas devedoras com o valor total de parcelas devedoras de R$ 29.743.193,99. Resultados – Os resultados apontaram que ao incluir no texto das mensagens o apelo de dissuasão e normas sociais aumentam a regularização das parcelas e, consequentemente, a conformidade fiscal no mês seguinte ao encaminhamento das mensagens. Limitações – As limitações do estudo estão atreladas ao aumento ou diminuição na quantidade de contribuintes inadimplentes em até três parcelas a depender do mês de análise e não considerar todos os contribuintes devedores, independentemente de valor. Aplicabilidade do trabalho – Abrem um caminho com grande potencial para pesquisas futuras usando intervenções comportamentais baseadas em pessoas jurídicas que podem a vir impactar diversas políticas de nudges a serem empregadas. Contribuições para a sociedade – Os insights utilizados nessa pesquisa poderão construir estruturas teóricas para aprimorar a compreensão da conformidade fiscal em toda a dimensão de tamanho da empresa. Originalidade – A medição da leitura das mensagens através da Caixa Postal RFB, trata-se de uma inovação, pois na literatura a entrega de mensagens aos contribuintes se dá, quase que exclusivamente, pelo método tradicional de Correios ou similares. |
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Moreira, Alexandre LimaEscolas::EBAPESampaio, Joelson OliveiraMansur, Juliana ArcoverdeFrare, Irineu Rodrigues2023-01-05T16:49:48Z2023-01-05T16:49:48Z2022-11-25https://hdl.handle.net/10438/33071Objetivo- Este trabalho busca evidenciar o comportamento dos contribuintes sob determinados vieses de cognição através do envio de cartas de cobrança personalizadas de parcelamentos de impostos e contribuições federais em atraso. Os efeitos esperados visam, sobretudo, combater a inadimplência, manter a arrecadação federal e ampliar a presença fiscal. Dessa forma, o foco é agilizar a arrecadação dos créditos tributários constituídos buscando garantir a manutenção da expectativa de arrecadação. Metodologia – Para alcançar as expectativas, procedeu-se um RCT (Randomized Controlled Trial) para examinar a eficácia de estímulos específicos sobre a regularização das parcelas de empresas, localizadas geograficamente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Brasil. O experimento ocorreu em duas rodadas distintas, realizadas nos meses de dezembro de 2021 e abril de 2022, com a apuração dos resultados em janeiro e maio de 2022 respectivamente. Consistiu em designar aleatoriamente 3 grupos de contribuintes, dois de tratamento e um de controle. Onde, um dos grupos de tratamento recebeu uma mensagem com texto voltado para dissuasão (coercitiva) e, o outro, relacionado ao apelo da moral fiscal (normas sociais). O grupo de controle não recebeu nenhum tipo de mensagem. Os dados contêm os registros fiscais anônimos de 8.127 contribuintes participantes, com 10.008 parcelamentos devedores e 20.710 parcelas devedoras com o valor total de parcelas devedoras de R$ 29.743.193,99. Resultados – Os resultados apontaram que ao incluir no texto das mensagens o apelo de dissuasão e normas sociais aumentam a regularização das parcelas e, consequentemente, a conformidade fiscal no mês seguinte ao encaminhamento das mensagens. Limitações – As limitações do estudo estão atreladas ao aumento ou diminuição na quantidade de contribuintes inadimplentes em até três parcelas a depender do mês de análise e não considerar todos os contribuintes devedores, independentemente de valor. Aplicabilidade do trabalho – Abrem um caminho com grande potencial para pesquisas futuras usando intervenções comportamentais baseadas em pessoas jurídicas que podem a vir impactar diversas políticas de nudges a serem empregadas. Contribuições para a sociedade – Os insights utilizados nessa pesquisa poderão construir estruturas teóricas para aprimorar a compreensão da conformidade fiscal em toda a dimensão de tamanho da empresa. Originalidade – A medição da leitura das mensagens através da Caixa Postal RFB, trata-se de uma inovação, pois na literatura a entrega de mensagens aos contribuintes se dá, quase que exclusivamente, pelo método tradicional de Correios ou similares.Purpose- This work seeks to demonstrate the behavior of taxpayers under certain biases of cognition by sending personalized collection letters for installments of taxes and federal contributions in arrears. The expected effects aim, above all, to combat default, maintain federal revenue and expand the fiscal presence. In this way, the focus is to speed up the collection of tax credits, seeking to guarantee the maintenance of the expected collection. Design/Methodology – To meet expectations, an RCT (Randomized Controlled Trial ) to examine the effectiveness of specific stimuli on the regularization of the shares of companies, geographically located in the states of Rio de Janeiro and Espírito Santo, Brazil. The experiment took place in two distinct rounds, carried out in the months of December 2021 and April 2022, with the verification of the results in January and May 2022 respectively. It consisted of randomly assigning 3 groups of contributors, two treatment and one control. Where, one of the treatment groups received a message with text aimed at dissuasion (coercive) and, the other, related to the appeal of fiscal morals (social norms). The control group received no messages of any kind. The data contain the anonymous tax records of 8,127 participating taxpayers, with 10,008 debtor installments and 20,710 debtor installments with the total amount of debtor installments of R$ 29,743,193.99. Findings – The results showed that by including in the text of the messages the appeal of dissuasion and social norms, they increase the regularization of the installments and, consequently, the tax compliance in the month following the forwarding of the messages Research limitations – The limitations of the study are linked to the increase or decrease in the number of defaulting taxpayers in up to three installments depending on the month of analysis and not considering all debtor taxpayers, regardless of amount. Practical implications– They open a path with great potential for future research using behavioral interventions based on legal entities that may come to impact various nudge policies to be employed. Social implications – The insights used in this research will build theoretical frame works to improve understanding of tax compliance across the entire dimension of firm size. Originality – Measuring the reading of messages through the RFB Postal Box is an innovation, since in the literature the delivery of messages to taxpayers is carried out, almost exclusively, by the traditional method of Post Office or similarporNudgeDissuasãoNormas sociaisParcelamento de débitos,DevedoresRCTObrigação tributáriaSonegação fiscalDevedores e credoresImpostosObrigações dos contribuintesInfluência da aplicação de nudges na gestão de impostos e contribuições federaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVersão final Dissertação_ Alexandre Lima Moreira 3.pdfVersão final Dissertação_ Alexandre Lima Moreira 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