A influência da internet das coisas no desenvolvimento de produtos e serviços das operadoras de telecomunicações no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Everton
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/20683
Resumo: Após avanços significativos nas redes e infraestrutura de telecomunicações nas últimas décadas, surge o conceito da Internet das Coisas, termo em inglês Internet of Things (IoT). O campo de pesquisa sobre a IoT perpassa diversas áreas de conhecimento, como computação, engenharias, telecomunicações, economia e negócios. Esse estudo considera o fato de que a IoT pode permitir uma verdadeira transformação no segmento de telecomunicações para fornecedores e operadoras. A Internet das Coisas poderá influenciar vários componentes do modelo de negócios das operadoras de telecomunicações, os quais podem ser estudados sob vários aspectos. Entretanto, este trabalho trata especificamente do desenvolvimento de produtos e serviços da IoT no ambiente das operadoras de telecomunicações no Brasil. Desse modo, o objetivo principal deste estudo exploratório é identificar a influência da demanda por aplicações da IoT no desenvolvimento de produtos e serviços das operadoras de telecomunicações no Brasil. Essa influência é analisada a partir do estudo de caso múltiplo realizado em três operadoras, observando em cada uma delas aspectos ligados à demanda por soluções da IoT, ao desenvolvimento de produtos e serviços da IoT e à oferta das soluções ligadas à IoT. Os resultados mostram que, na percepção das operadoras, a demanda por soluções ligadas à IoT tem crescido fortemente, principalmente no segmento empresarial, justamente onde as operadoras têm atuado com maior foco. Contudo, o modelo de desenvolvimento de produtos e serviços para a IoT pede uma clara adaptação, exigindo mais participação de parceiros tecnológicos, apoio a aceleradoras de startups e laboratórios de tecnologia, abrindo espaço para a utilização de metodologias ágeis nesse processo de desenvolvimento, objetivando consolidar e ampliar o portfólio de ofertas para a IoT, que, apesar dos esforços recentes das operadoras, mostra-se reduzido.
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Desse modo, o objetivo principal deste estudo exploratório é identificar a influência da demanda por aplicações da IoT no desenvolvimento de produtos e serviços das operadoras de telecomunicações no Brasil. Essa influência é analisada a partir do estudo de caso múltiplo realizado em três operadoras, observando em cada uma delas aspectos ligados à demanda por soluções da IoT, ao desenvolvimento de produtos e serviços da IoT e à oferta das soluções ligadas à IoT. Os resultados mostram que, na percepção das operadoras, a demanda por soluções ligadas à IoT tem crescido fortemente, principalmente no segmento empresarial, justamente onde as operadoras têm atuado com maior foco. Contudo, o modelo de desenvolvimento de produtos e serviços para a IoT pede uma clara adaptação, exigindo mais participação de parceiros tecnológicos, apoio a aceleradoras de startups e laboratórios de tecnologia, abrindo espaço para a utilização de metodologias ágeis nesse processo de desenvolvimento, objetivando consolidar e ampliar o portfólio de ofertas para a IoT, que, apesar dos esforços recentes das operadoras, mostra-se reduzido.After significant advances in telecommunications networks and infrastructure in recent decades, there emerges the concept of Internet of Things (IoT). The field of research on IoT spreads through several knowledge areas, such as computing, engineering, telecommunications, economics and business. The present study considers the fact that IoT can make an actual transformation in the telecommunications industry possible both for suppliers and operators. The Internet of Things may influence various components of telecommunications operators’ business model, which can be studied from various perspectives. However, this work deals specifically with IoT product and service development in the environment of Brazil’s telecommunications operators. Thus, the main goal of this exploratory study is to identify how the demand for IoT applications can influence telecommunications operators’ product and services development in Brazil. We analyzed this influence based on the multiple case study we conducted with three communications operators, examining each of them for aspects related to IoT solution demand, IoT product and service development and offer IoT solutions. Results show that the operators perceive IoT-related solution demand to have increased strongly, mainly in the corporate segment, precisely where the operators have been focusing most on. However, the IoT product and service development model calls for a clear adaptation, i.e., it requires a greater participation of technology partners, support for startup accelerators and technology labs, thus making way for the use of agile methodologies in this development process, in order to consolidate and expand the IoT offer portfolio, which, despite these operators’ recent efforts, has so far proved small.porInformation technologyInternet of thingsProduct development and servicesTelecommunicationsTecnologia da informaçãoInternet das coisasDesenvolvimento de produtos e serviçosTelecomunicaçõesAdministração de empresasTecnologia da informaçãoTelecomunicaçõesRede digital de serviços integradosInternetA influência da internet das coisas no desenvolvimento de produtos e serviços das operadoras de telecomunicações no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV 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