Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Mariana Lima
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3276
Resumo: This thesis is about change, discontinuity, instability. The theoretical perspective used to analyses the changing process was Institutional Theory, which argues that institutions has a long-term time. The institutional change has always be seen as a structural process and a incremental one, but this research aimed rescue the dynamic side of institutional change, understanding that as a result of deinstitutionalization and institutionalization processes. In order to understand the deinstitutionalization and institutionalization processes, we try to understand the concepts of interactive and iterative. So, it was possible understand that these process are interdependent and has to be understood as both side of institutional change. Nevertheless, it couldn¿t have an institutional vacuum, but a hybrid order or plural one, where a set of institutional forces would find its legitimacy. The Discourses Analysis supports this research, which was developed in Peru. A group of University professors was interviewed and we noticed that there are a lot of practices that act as micro institutional rules. In that way, we can admit that there is no vacuum, but a plural institutional order.
id FGV_28784cc72f297dda462450266d8e3379
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3276
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Bandeira, Mariana LimaEscolas::EBAPEMotta, Paulo Roberto2009-11-18T18:50:27Z2009-11-18T18:50:27Z2005BANDEIRA, Mariana Lima. Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/10438/3276This thesis is about change, discontinuity, instability. The theoretical perspective used to analyses the changing process was Institutional Theory, which argues that institutions has a long-term time. The institutional change has always be seen as a structural process and a incremental one, but this research aimed rescue the dynamic side of institutional change, understanding that as a result of deinstitutionalization and institutionalization processes. In order to understand the deinstitutionalization and institutionalization processes, we try to understand the concepts of interactive and iterative. So, it was possible understand that these process are interdependent and has to be understood as both side of institutional change. Nevertheless, it couldn¿t have an institutional vacuum, but a hybrid order or plural one, where a set of institutional forces would find its legitimacy. The Discourses Analysis supports this research, which was developed in Peru. A group of University professors was interviewed and we noticed that there are a lot of practices that act as micro institutional rules. In that way, we can admit that there is no vacuum, but a plural institutional order.Esta tese tratou de mudança, de descontinuidade, de alteração de padrões, de instabilidade. A perspectiva usada para analisar a mudança foi baseada na teoria institucional, que tem como princípio a perenidade das instituições. A transformação institucional foi vista sempre como um processo estrutural e muitas vezes incremental, de difícil e lenta execução. O trabalho que ora se apresenta buscou resgatar a face dinâmica da mudança institucional, a partir do entendimento dos processos de desinstitucionalização e reinstitucionalização. Ao abordar o movimento interativo e iterativo das instituições, foi possível entender institucionalização e desinstitucionalização como interdependentes e correlatos, que caminhariam juntos na prática sócio-organizacional. Assim, pensados de forma simultânea, poderiam orientar a mudança institucional nessa face mais dinâmica. Contudo, não haveria um vácuo, mas uma desordem institucional, ou uma ordem' híbrida e plural, em que estariam disputando legitimidade diversas forças institucionais. A pesquisa empírica foi desenvolvida no Peru, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas a um grupo de docentes das principais universidades peruanas, públicas e privadas. A análise de discurso serviu como apoio metodológico no processamento das informações. Identificaram-se práticas descentralizadas que muitas vezes atuam como mecanismos micro institucionais que ajustam às regras institucionais macro às realidades de cada região. Afirma-se, portanto, que não há ausência, há uma desordem institucional, ou melhor, uma ordem institucional multivocal, ou seja, com muitos discursos que revelam práticas agônicas e momentos de ressignificação dos discursos vigentes, a partir dos processos de interação e iteração. 'porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessDesordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAdministração de empresasDesenvolvimento institucional - Estudo de casosEnsino superior - Perureponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALMariana Bandeira.pdfapplication/pdf2630105https://repositorio.fgv.br/bitstreams/89ae764e-1c7d-4548-8068-83368c7e6ae8/download55114e5106639bc65be7c753f2c8e9c6MD51TEXTMariana Bandeira.pdf.txtMariana Bandeira.pdf.txtExtracted texttext/plain103212https://repositorio.fgv.br/bitstreams/28acd240-387b-43be-a781-df0258b13731/downloadcf303a3f2c98553a8272d5941466ee76MD56THUMBNAILMariana Bandeira.pdf.jpgMariana Bandeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2910https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cf17fc55-b686-4c7e-ad80-f7ed49b6f5af/download73465ee3988ca2e3e58295a3bdc0a84eMD5710438/32762023-11-09 12:13:04.814open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3276https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T12:13:04Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
title Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
spellingShingle Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
Bandeira, Mariana Lima
Administração de empresas
Desenvolvimento institucional - Estudo de casos
Ensino superior - Peru
title_short Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
title_full Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
title_fullStr Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
title_full_unstemmed Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
title_sort Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana
author Bandeira, Mariana Lima
author_facet Bandeira, Mariana Lima
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Mariana Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Paulo Roberto
contributor_str_mv Motta, Paulo Roberto
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
topic Administração de empresas
Desenvolvimento institucional - Estudo de casos
Ensino superior - Peru
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Desenvolvimento institucional - Estudo de casos
Ensino superior - Peru
description This thesis is about change, discontinuity, instability. The theoretical perspective used to analyses the changing process was Institutional Theory, which argues that institutions has a long-term time. The institutional change has always be seen as a structural process and a incremental one, but this research aimed rescue the dynamic side of institutional change, understanding that as a result of deinstitutionalization and institutionalization processes. In order to understand the deinstitutionalization and institutionalization processes, we try to understand the concepts of interactive and iterative. So, it was possible understand that these process are interdependent and has to be understood as both side of institutional change. Nevertheless, it couldn¿t have an institutional vacuum, but a hybrid order or plural one, where a set of institutional forces would find its legitimacy. The Discourses Analysis supports this research, which was developed in Peru. A group of University professors was interviewed and we noticed that there are a lot of practices that act as micro institutional rules. In that way, we can admit that there is no vacuum, but a plural institutional order.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:50:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BANDEIRA, Mariana Lima. Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3276
identifier_str_mv BANDEIRA, Mariana Lima. Desordem ou vácuo institucional?: uma análise dos discursos presentes na educação superior peruana. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/10438/3276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/89ae764e-1c7d-4548-8068-83368c7e6ae8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/28acd240-387b-43be-a781-df0258b13731/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cf17fc55-b686-4c7e-ad80-f7ed49b6f5af/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 55114e5106639bc65be7c753f2c8e9c6
cf303a3f2c98553a8272d5941466ee76
73465ee3988ca2e3e58295a3bdc0a84e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024051199967232