Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/26095 |
Resumo: | Objetivo: Esta pesquisa tem por propósito compreender de que maneiras o consumo do mate gelado no Rio de Janeiro se relaciona com a cultura carioca. Metodologia: A metodologia selecionada para esta pesquisa foi a netnográfica, isto é, fundamentada na análise de material coletado na internet. Foram coletadas e analisadas as postagens e comentários em perfis do Instagram que abordam o Rio de Janeiro e sua cultura como tema. Resultados: Após a análise do material coletado, foi possível categorizar as maneiras como o consumo de mate gelado se relaciona à cultura carioca. As comunicações levantadas se relacionam com a cultura da praia, e seus elementos associados, como calor, verão, praia de Ipanema, vendedores ambulantes, sotaque/linguagens típicas, moda-praia e associação com marcas igualmente “cariocas”, como a de chinelos Havaianas e biscoito Globo. Notou-se, também um forte teor de orgulho em ser carioca e de valorização dessa cultura, menções às memórias de infância na cidade e à conexão com o passado, e, por fim, representações ligadas à sujeira e falta de higiene como um aspecto “positivado” da experiência de consumo do mate vendido em galões pelos ambulantes da praia. Limitações: Como a metodologia escolhida para este trabalho foi a netnografia, o estudo se concentrou apenas em observar o consumo de mate nas representações sobre a cultura carioca.Trata-se da ótica da construção dos discursos, narrativas e opiniões, sem a visão do comportamento, práticas e ações que poderiam ter sido explorados através de uma pesquisa de campo com observação direta. Aplicabilidade do trabalho: Através da presente pesquisa, busca-se mostrar a importância do melhor entendimento da cultura regional para o maior sucesso nas estratégias de marketing de marcas e empresas. Não apenas como forma de estreitar e aprimorar a relação com os consumidores das regiões em que se pretende atuar, mas também para avaliar o apelo que determinadas culturas regionais podem ter sobre outras. Este é o caso da identidade carioca, utilizada como importante ferramenta na estratégia de diferentes marcas como apelo simbólico para a conquista de novos mercados. |
id |
FGV_315b8f228110f398eab304553f1265e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/26095 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Cunha, Claudia Lima Melecchi daEscolas::EBAPENunes, José Mauro GonçalvesFonseca, Marcelo JacquesGoia, Marisol Rodriguez2019-02-18T19:53:20Z2019-02-18T19:53:20Z2018http://hdl.handle.net/10438/26095Objetivo: Esta pesquisa tem por propósito compreender de que maneiras o consumo do mate gelado no Rio de Janeiro se relaciona com a cultura carioca. Metodologia: A metodologia selecionada para esta pesquisa foi a netnográfica, isto é, fundamentada na análise de material coletado na internet. Foram coletadas e analisadas as postagens e comentários em perfis do Instagram que abordam o Rio de Janeiro e sua cultura como tema. Resultados: Após a análise do material coletado, foi possível categorizar as maneiras como o consumo de mate gelado se relaciona à cultura carioca. As comunicações levantadas se relacionam com a cultura da praia, e seus elementos associados, como calor, verão, praia de Ipanema, vendedores ambulantes, sotaque/linguagens típicas, moda-praia e associação com marcas igualmente “cariocas”, como a de chinelos Havaianas e biscoito Globo. Notou-se, também um forte teor de orgulho em ser carioca e de valorização dessa cultura, menções às memórias de infância na cidade e à conexão com o passado, e, por fim, representações ligadas à sujeira e falta de higiene como um aspecto “positivado” da experiência de consumo do mate vendido em galões pelos ambulantes da praia. Limitações: Como a metodologia escolhida para este trabalho foi a netnografia, o estudo se concentrou apenas em observar o consumo de mate nas representações sobre a cultura carioca.Trata-se da ótica da construção dos discursos, narrativas e opiniões, sem a visão do comportamento, práticas e ações que poderiam ter sido explorados através de uma pesquisa de campo com observação direta. Aplicabilidade do trabalho: Através da presente pesquisa, busca-se mostrar a importância do melhor entendimento da cultura regional para o maior sucesso nas estratégias de marketing de marcas e empresas. Não apenas como forma de estreitar e aprimorar a relação com os consumidores das regiões em que se pretende atuar, mas também para avaliar o apelo que determinadas culturas regionais podem ter sobre outras. Este é o caso da identidade carioca, utilizada como importante ferramenta na estratégia de diferentes marcas como apelo simbólico para a conquista de novos mercados.porConsumoCultura cariocaMate geladoNetnografiaAdministração públicaRio de Janeiro (RJ) - Cultura popularMate (Bebida)Comportamento do consumidor - Estudo de casosAspectos culturais cariocas no consumo de mate geladoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-11-14reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação Claudia Lima Melecchi da Cunha - Final.pdf.txtDissertação Claudia Lima Melecchi da Cunha - Final.pdf.txtExtracted texttext/plain81841https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b39b819f-839c-45c5-9cf6-e595e413a331/download8b0a1516a555dc0c876043eb136f79d3MD57ORIGINALDissertação Claudia Lima Melecchi da Cunha - Final.pdfDissertação Claudia Lima Melecchi da Cunha - Final.pdfapplication/pdf1783905https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ad224dc8-7134-412e-ba6f-1e235c2742ed/download91841e6981291865f38be548595b680cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b850793c-9b34-40e5-8b51-43bf563fa885/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILDissertação Claudia Lima Melecchi da Cunha - Final.pdf.jpgDissertação Claudia Lima Melecchi da Cunha - Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2889https://repositorio.fgv.br/bitstreams/51cb2186-fac5-4d0a-8914-f30c8f387965/download3261ba6466856f2ed526826ab85f72eaMD5810438/260952023-11-05 14:12:41.73open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/26095https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-05T14:12:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
title |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
spellingShingle |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado Cunha, Claudia Lima Melecchi da Consumo Cultura carioca Mate gelado Netnografia Administração pública Rio de Janeiro (RJ) - Cultura popular Mate (Bebida) Comportamento do consumidor - Estudo de casos |
title_short |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
title_full |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
title_fullStr |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
title_full_unstemmed |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
title_sort |
Aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado |
author |
Cunha, Claudia Lima Melecchi da |
author_facet |
Cunha, Claudia Lima Melecchi da |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Nunes, José Mauro Gonçalves Fonseca, Marcelo Jacques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Claudia Lima Melecchi da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goia, Marisol Rodriguez |
contributor_str_mv |
Goia, Marisol Rodriguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Cultura carioca Mate gelado Netnografia Administração pública |
topic |
Consumo Cultura carioca Mate gelado Netnografia Administração pública Rio de Janeiro (RJ) - Cultura popular Mate (Bebida) Comportamento do consumidor - Estudo de casos |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Rio de Janeiro (RJ) - Cultura popular Mate (Bebida) Comportamento do consumidor - Estudo de casos |
description |
Objetivo: Esta pesquisa tem por propósito compreender de que maneiras o consumo do mate gelado no Rio de Janeiro se relaciona com a cultura carioca. Metodologia: A metodologia selecionada para esta pesquisa foi a netnográfica, isto é, fundamentada na análise de material coletado na internet. Foram coletadas e analisadas as postagens e comentários em perfis do Instagram que abordam o Rio de Janeiro e sua cultura como tema. Resultados: Após a análise do material coletado, foi possível categorizar as maneiras como o consumo de mate gelado se relaciona à cultura carioca. As comunicações levantadas se relacionam com a cultura da praia, e seus elementos associados, como calor, verão, praia de Ipanema, vendedores ambulantes, sotaque/linguagens típicas, moda-praia e associação com marcas igualmente “cariocas”, como a de chinelos Havaianas e biscoito Globo. Notou-se, também um forte teor de orgulho em ser carioca e de valorização dessa cultura, menções às memórias de infância na cidade e à conexão com o passado, e, por fim, representações ligadas à sujeira e falta de higiene como um aspecto “positivado” da experiência de consumo do mate vendido em galões pelos ambulantes da praia. Limitações: Como a metodologia escolhida para este trabalho foi a netnografia, o estudo se concentrou apenas em observar o consumo de mate nas representações sobre a cultura carioca.Trata-se da ótica da construção dos discursos, narrativas e opiniões, sem a visão do comportamento, práticas e ações que poderiam ter sido explorados através de uma pesquisa de campo com observação direta. Aplicabilidade do trabalho: Através da presente pesquisa, busca-se mostrar a importância do melhor entendimento da cultura regional para o maior sucesso nas estratégias de marketing de marcas e empresas. Não apenas como forma de estreitar e aprimorar a relação com os consumidores das regiões em que se pretende atuar, mas também para avaliar o apelo que determinadas culturas regionais podem ter sobre outras. Este é o caso da identidade carioca, utilizada como importante ferramenta na estratégia de diferentes marcas como apelo simbólico para a conquista de novos mercados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-18T19:53:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-18T19:53:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/26095 |
url |
http://hdl.handle.net/10438/26095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b39b819f-839c-45c5-9cf6-e595e413a331/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ad224dc8-7134-412e-ba6f-1e235c2742ed/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b850793c-9b34-40e5-8b51-43bf563fa885/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/51cb2186-fac5-4d0a-8914-f30c8f387965/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b0a1516a555dc0c876043eb136f79d3 91841e6981291865f38be548595b680c dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 3261ba6466856f2ed526826ab85f72ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024107351212032 |