É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kume, Leandro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/88
Resumo: Segurança no trânsito é uma preocupação constante de todos os governos. Se por um lado evita a perda de capital humano através da redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, por outro, diminuí os custos hospitalares. Através de dados em painel para estados brasileiros, este trabalho apresenta evidências de que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor a partir de 1998, reduziu as mortes de trânsito no Brasil em pelo menos 5% através de punições mais severas. Isso representa mais de 14 mil vidas salvas entre 1998 e 2004. As mulheres demonstram uma maior sensibilidade a leis de trânsito mais rígidas em relação aos homens. Além disso, existe uma diferença das mortes de trânsito entre sexos que é explicada pela concentração de rapazes na população. As estimativas apontam que a proporção de homens entre 15 e 29 anos é responsável por um aumento em torno de 0,30 das mortes de trânsito por 100 mil habitantes.
id FGV_31c6fd0d35adaa1b4dd02720128111c9
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/88
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Kume, LeandroEscolas::EPGEFGVNeri, Marcelo Côrtes2008-05-13T13:16:14Z2008-05-13T13:16:14Z2007-01-102007-01-10KUME, Leandro. É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito. Dissertação (Mestrado em Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.https://hdl.handle.net/10438/88Segurança no trânsito é uma preocupação constante de todos os governos. Se por um lado evita a perda de capital humano através da redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, por outro, diminuí os custos hospitalares. Através de dados em painel para estados brasileiros, este trabalho apresenta evidências de que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor a partir de 1998, reduziu as mortes de trânsito no Brasil em pelo menos 5% através de punições mais severas. Isso representa mais de 14 mil vidas salvas entre 1998 e 2004. As mulheres demonstram uma maior sensibilidade a leis de trânsito mais rígidas em relação aos homens. Além disso, existe uma diferença das mortes de trânsito entre sexos que é explicada pela concentração de rapazes na população. As estimativas apontam que a proporção de homens entre 15 e 29 anos é responsável por um aumento em torno de 0,30 das mortes de trânsito por 100 mil habitantes.porÉ possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEconomiaSegurança de trânsito - BrasilAcidentes de trânsito - Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALPDFapplication/pdf234914https://repositorio.fgv.br/bitstreams/52b8606c-571f-48a6-af57-9716ba181820/download8684b925869f2c17525e3892fa9ea23fMD51TEXT2281.pdf.txt2281.pdf.txtExtracted Texttext/plain43277https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c1436bb7-5eb8-469d-bc0d-3e6ddfa200a8/download9c445a7d5da173b2390ee9f4dab324c8MD52PDF.txtPDF.txtExtracted texttext/plain46664https://repositorio.fgv.br/bitstreams/afe9ed33-1927-4f20-9889-e75e54441886/downloadc4c91ed028680828be670a6c332f3747MD55THUMBNAIL2281.pdf.jpg2281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758https://repositorio.fgv.br/bitstreams/15d7b03b-816a-4771-b27d-543415fb550c/downloadd529a1c6630ee795093e36954712bcc8MD53PDF.jpgPDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2982https://repositorio.fgv.br/bitstreams/112ab18f-9e3b-4c99-a32f-120ab7d6e4f1/downloaddb4c22a0a8d7fec155801224a60fff5eMD5410438/882024-07-09 20:16:24.581open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/88https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-09T20:16:24Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
title É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
spellingShingle É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
Kume, Leandro
Economia
Segurança de trânsito - Brasil
Acidentes de trânsito - Brasil
title_short É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
title_full É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
title_fullStr É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
title_full_unstemmed É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
title_sort É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito
author Kume, Leandro
author_facet Kume, Leandro
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EPGE
dc.contributor.affiliation.none.fl_str_mv FGV
dc.contributor.author.fl_str_mv Kume, Leandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neri, Marcelo Côrtes
contributor_str_mv Neri, Marcelo Côrtes
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
topic Economia
Segurança de trânsito - Brasil
Acidentes de trânsito - Brasil
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Segurança de trânsito - Brasil
Acidentes de trânsito - Brasil
description Segurança no trânsito é uma preocupação constante de todos os governos. Se por um lado evita a perda de capital humano através da redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, por outro, diminuí os custos hospitalares. Através de dados em painel para estados brasileiros, este trabalho apresenta evidências de que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor a partir de 1998, reduziu as mortes de trânsito no Brasil em pelo menos 5% através de punições mais severas. Isso representa mais de 14 mil vidas salvas entre 1998 e 2004. As mulheres demonstram uma maior sensibilidade a leis de trânsito mais rígidas em relação aos homens. Além disso, existe uma diferença das mortes de trânsito entre sexos que é explicada pela concentração de rapazes na população. As estimativas apontam que a proporção de homens entre 15 e 29 anos é responsável por um aumento em torno de 0,30 das mortes de trânsito por 100 mil habitantes.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-01-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-13T13:16:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-13T13:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KUME, Leandro. É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito. Dissertação (Mestrado em Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/88
identifier_str_mv KUME, Leandro. É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo código brasiliero de trânsito. Dissertação (Mestrado em Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.
url https://hdl.handle.net/10438/88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/52b8606c-571f-48a6-af57-9716ba181820/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c1436bb7-5eb8-469d-bc0d-3e6ddfa200a8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/afe9ed33-1927-4f20-9889-e75e54441886/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/15d7b03b-816a-4771-b27d-543415fb550c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/112ab18f-9e3b-4c99-a32f-120ab7d6e4f1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8684b925869f2c17525e3892fa9ea23f
9c445a7d5da173b2390ee9f4dab324c8
c4c91ed028680828be670a6c332f3747
d529a1c6630ee795093e36954712bcc8
db4c22a0a8d7fec155801224a60fff5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797587704086528