Compreensão X memorização automática no processo ensino-aprendizagem da disciplina estatística
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Data de Publicação: | 1986 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/9437 |
Resumo: | O presente trabalho relata um estudo sobre a aplicação de duas metodologias diferentes do processo ensino-aprendizagem da disciplina Estatística no curso de Formação de Psicologia da Faculdade de Humanidades Pedro II. O estudo empírico realizou-se no primeiro semestre letivo de 1984. Utilizou-se um plano de pesquisa quase-experimental, com o modelo pré-teste/pós-teste. Formaram-se dois grupos intactos. O primeiro grupo constava de 64 sujeitos e o segundo de 66 sujeitos. Foram aplicadas, respectivamente, a metodologia Renovadora, que tinha por objetivo a aprendizagem através da compreensão e da aplicabilidade de conceitos e princípios estatísticos, e a metodologia Tradicional que implicava na aprendizagem por memorização dos princípios e automatização na execução dos cálculos. Os resultados do tratamento estatístico, considerando-se o nível de significância de 0,05, evidenciou não haver diferença estatisticamente significativa entre as duas metodologias de ensino da disciplina Estatística, tanto no que se refere à atitude quanto no que se refere ao aproveitamento. |
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Feijoo, Ana Maria Lopes Calvo deInstitutos::ISOPSchneider, EliezerSigelmann, ÉlidaNick, Eva2012-03-19T13:53:25Z2012-03-19T13:53:25Z1986-04-07FEIJOO, Ana Maria Lopes Calvo de. Compreensão X memorização automática no processo ensino-aprendizagem da disciplina estatística. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Instituto de Seleção e Orientação Profissional, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1986.http://hdl.handle.net/10438/9437O presente trabalho relata um estudo sobre a aplicação de duas metodologias diferentes do processo ensino-aprendizagem da disciplina Estatística no curso de Formação de Psicologia da Faculdade de Humanidades Pedro II. O estudo empírico realizou-se no primeiro semestre letivo de 1984. Utilizou-se um plano de pesquisa quase-experimental, com o modelo pré-teste/pós-teste. Formaram-se dois grupos intactos. O primeiro grupo constava de 64 sujeitos e o segundo de 66 sujeitos. Foram aplicadas, respectivamente, a metodologia Renovadora, que tinha por objetivo a aprendizagem através da compreensão e da aplicabilidade de conceitos e princípios estatísticos, e a metodologia Tradicional que implicava na aprendizagem por memorização dos princípios e automatização na execução dos cálculos. Os resultados do tratamento estatístico, considerando-se o nível de significância de 0,05, evidenciou não haver diferença estatisticamente significativa entre as duas metodologias de ensino da disciplina Estatística, tanto no que se refere à atitude quanto no que se refere ao aproveitamento.The present study is concerned with application of two different methodologies to teaching-learning process of statistics in the Graduation Course for Psychologists of the Faculty of Humanities Pedro II. Empirical study was carried out in the first semester of the school year 1984. An quase-experimental research plan was used based on the pre and pos test model. Two distinct groups were formed-The first with 64 individuals and the second with 66. The Renovating methodology, whose object was training through comprehension and applicability of Statistical concepts and principles, and the Traditional methodology, that envolved memorysing principles and automation when doing any calculations, were respectively applied. Taking into account the 0,05 level of confidence the results of the statistical process revealed no significant statistical difference, as to attitude and achievement, between the two methodologies used for teaching Statistics.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessCompreensão X memorização automática no processo ensino-aprendizagem da disciplina estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPsicologiaPsicologia da aprendizagemEstatística - Estudo e ensinoreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000048069.pdf000048069.pdfPDFapplication/pdf4522642https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b5bc5008-9b33-4e4e-bb40-af32d2db16e4/download60941d72b0bb77b7fbff23a314aa0e6cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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