Percepções e expectativas profissionais da Geração Z com respeito ao trabalho na indústria vidreira
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34976 |
Resumo: | Até 2030 poderemos enfrentar uma escassez de mão de obra ocasionada pela aposentadoria da geração dos baby boomers que deverão ser substituídos pelos indivíduos da Geração Z que corresponderão a 25% da mão da obra ativa em 2025. Entender esta geração, suas diferenças com respeito as gerações anteriores na vida social e profissional, e principalmente, sua alta integração com o mundo digital permitirá as indústrias, em particular a vidreira, objeto deste trabalho aplicado, a se adaptar para atrair e reter estes colaboradores. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo mapear as percepções e perspectivas profissionais da Geração Z que atua na indústria do vidro. Foi aplicada a indivíduos da geração Z nascidos entre 1995 e 2005 em uma empresa vidreira instalada na região do Alto Tietê na Grande São Paulo. A pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, em uma abordagem quali-quantitativa. Foram empregados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com a aplicação de 40 questionários via internet. Os resultados mostram um público realmente “conectado” investindo até mais de 6 horas do dia nas redes sociais, preocupado com o balanço entre o tempo no trabalho e no lazer, que aspira crescimento, mas sem expectativas de uma carreira de longo prazo na empresa onde trabalham o que deve levar esta empresa a rever sua estratégia de comunicação interna e expectativas de retenção desta geração. |
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Martins, EronEscolas::EAESPBraga, Beatriz Maria BarbosaRodrigues, Caio César CoelhoCepellos, Vanessa Martines2024-03-04T17:03:43Z2024-03-04T17:03:43Z2023-06-30https://hdl.handle.net/10438/34976Até 2030 poderemos enfrentar uma escassez de mão de obra ocasionada pela aposentadoria da geração dos baby boomers que deverão ser substituídos pelos indivíduos da Geração Z que corresponderão a 25% da mão da obra ativa em 2025. Entender esta geração, suas diferenças com respeito as gerações anteriores na vida social e profissional, e principalmente, sua alta integração com o mundo digital permitirá as indústrias, em particular a vidreira, objeto deste trabalho aplicado, a se adaptar para atrair e reter estes colaboradores. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo mapear as percepções e perspectivas profissionais da Geração Z que atua na indústria do vidro. Foi aplicada a indivíduos da geração Z nascidos entre 1995 e 2005 em uma empresa vidreira instalada na região do Alto Tietê na Grande São Paulo. A pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, em uma abordagem quali-quantitativa. Foram empregados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com a aplicação de 40 questionários via internet. Os resultados mostram um público realmente “conectado” investindo até mais de 6 horas do dia nas redes sociais, preocupado com o balanço entre o tempo no trabalho e no lazer, que aspira crescimento, mas sem expectativas de uma carreira de longo prazo na empresa onde trabalham o que deve levar esta empresa a rever sua estratégia de comunicação interna e expectativas de retenção desta geração.Until 2030 we’ll face a labor shortage caused by the retirement of the baby boomers cohort who will be replaced by individuals from Generation Z who will correspond to 25% of the active workforce in 2025. Understanding this generation, its differences with respect to generations previous experiences in social and professional life, due to its high integration with the digital world, will allow industries, in particular the glass industry object of this document, to adapt to attract and retain these collaborators. In this context, this research aims to map the perceptions and perspectives of Generation Z that operates in the glass industry. It was applied to individuals of generation Z born between 1995 and 2005 in a glass company located in the Alto Tietê region of Greater São Paulo. The research is classified as exploratory and descriptive, in a qualitative approach. Bibliographic research and field research were used with the application of 40 questionnaires via the Internet. The results show a truly “online” public investing up to 6 hours a day in social networks, concerned with the balance between work and leisure time, who aspire to growth, but without expectations of a long-term career in the current company. Which allows this company to change its communication strategy and retention expectations for this generation.porGeração ZIndustria vidreiraAtraçãoRetençãoGeneration ZGlass industryAttractionRetentionAdministração de empresasGeração ZVidro - IndústriaPessoal - PermanênciaPessoal - RecrutamentoAdministração de pessoalPercepções e expectativas profissionais da Geração Z com respeito ao trabalho na indústria vidreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cb4e7b91-5509-4e86-bbbb-90a2ee9d85db/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52ORIGINALPercepções e expectativas profissionais da geração Z com respeito ao trabalho na indústria vidreira.pdfPercepções e expectativas profissionais da geração Z com respeito ao 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Até 2030 poderemos enfrentar uma escassez de mão de obra ocasionada pela aposentadoria da geração dos baby boomers que deverão ser substituídos pelos indivíduos da Geração Z que corresponderão a 25% da mão da obra ativa em 2025. Entender esta geração, suas diferenças com respeito as gerações anteriores na vida social e profissional, e principalmente, sua alta integração com o mundo digital permitirá as indústrias, em particular a vidreira, objeto deste trabalho aplicado, a se adaptar para atrair e reter estes colaboradores. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo mapear as percepções e perspectivas profissionais da Geração Z que atua na indústria do vidro. Foi aplicada a indivíduos da geração Z nascidos entre 1995 e 2005 em uma empresa vidreira instalada na região do Alto Tietê na Grande São Paulo. A pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, em uma abordagem quali-quantitativa. Foram empregados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com a aplicação de 40 questionários via internet. Os resultados mostram um público realmente “conectado” investindo até mais de 6 horas do dia nas redes sociais, preocupado com o balanço entre o tempo no trabalho e no lazer, que aspira crescimento, mas sem expectativas de uma carreira de longo prazo na empresa onde trabalham o que deve levar esta empresa a rever sua estratégia de comunicação interna e expectativas de retenção desta geração. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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