Ideologia, escola e controle cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/9729 |
Resumo: | Os conhecimentos e valores transmitidos pela escola não servem igualmente a todos os grupos sociais. Ela não se constitui num instrumento de mudança social pois, perpetuando as diferenças culturais e sociais, vem, na verdade, trabalhando na manutenção do 'status quo'. O objetivo que aqui se propõe a analisar a atuação da escola, verificando se sua ação ideológica e voluntária ou inconsciente, se ê independente ou determinada. O referencial teórico tomado como base para a análise do problema, é dado pelos estudos da ideologia em Gramsci. Embora admitindo que as ideias e valores (ideologia) são, muitas vezes veiculados inconscientemente e concluindo que essa ideologia é determinada por fatores sócio-econômicos, acredita-se, no entanto, que a ação educativa da escola tem uma autonomia relativa, podendo inclusive influenciar a base econômica e social que a determina. Como decorrência. pode-se esperar da escola um trabalho construtivo, emancipador, com repercussões sociais mais amplas. Para tanto é importante a ação consciente do educador. Assim é que também a psicologia, na educação escolar, deve trabalhar consciente dos condicionamentos sociais e de seus mecanismos, bem como da possibilidade e necessidade de superá-los. |
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Mazochi, Helena Elvira de MoraisInstitutos::ISOPSchneider, EliezerPenna, Marion Merlone dos SantosPenna, Antônio Gomes2012-05-03T12:45:29Z2012-05-03T12:45:29Z1983-06-21MAZOCHI, Helena Elvira de Morais. Ideologia, escola e controle cultural. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Instituto de Seleção e Orientação Profissional, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1983.http://hdl.handle.net/10438/9729Os conhecimentos e valores transmitidos pela escola não servem igualmente a todos os grupos sociais. Ela não se constitui num instrumento de mudança social pois, perpetuando as diferenças culturais e sociais, vem, na verdade, trabalhando na manutenção do 'status quo'. O objetivo que aqui se propõe a analisar a atuação da escola, verificando se sua ação ideológica e voluntária ou inconsciente, se ê independente ou determinada. O referencial teórico tomado como base para a análise do problema, é dado pelos estudos da ideologia em Gramsci. Embora admitindo que as ideias e valores (ideologia) são, muitas vezes veiculados inconscientemente e concluindo que essa ideologia é determinada por fatores sócio-econômicos, acredita-se, no entanto, que a ação educativa da escola tem uma autonomia relativa, podendo inclusive influenciar a base econômica e social que a determina. Como decorrência. pode-se esperar da escola um trabalho construtivo, emancipador, com repercussões sociais mais amplas. Para tanto é importante a ação consciente do educador. Assim é que também a psicologia, na educação escolar, deve trabalhar consciente dos condicionamentos sociais e de seus mecanismos, bem como da possibilidade e necessidade de superá-los.The knowledge and values that the schools transmit do not apply equally to all social groups. Thus, they are not instruments for social change, as they perpetuate cultural and social differences, maintaining the 'status quo'. We propose to analyze the schools' actions in order to verify if its ideological acts are voluntary or unconscious, if they are independent or determined. This analysis is based on Gramsci's study on ideology. Although we accept that ideas and values (ideology) are often transmitted unconsciously, and we carne to the conclusion that this ideology is determined by social economic factors, we believe that the schools work with a relative autonomy and can even influence the economic and social basis. Therefore we can expect a constructive work, with positive social repercussions. But, this can only be done by conscious and critical educational efforts. School psychologists must also be aware of the conditioning social factors and their mechanisms, as well of the possibility and the necessity to counteract them.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessIdeologia, escola e controle culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPsicologiaPsicologia socialIdeologia e educaçãoSociologia educacionalreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000023197.pdf000023197.pdfapplication/pdf1490636https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f4b76dcc-d74d-457d-97d6-dc51a497591d/download14f7d520e590879a65238bc75c6c3c7eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2b791414-60c1-4404-9cc2-5c3077515cc7/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXT000023197.pdf.txt000023197.pdf.txtExtracted 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