Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roldão, Jorge Duarte Veiga
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3321
Resumo: The goal of this work is to identify the im pacts of the Brazilian intemationalization process resumed at the beginning of decade of ninety and the construction of the strategic positioning along ali ofhis historical cycles. This work also objectified identify the dimensions of the competitiveness of a nation and face them with the evolution process of the intemational commerce through centuries, as well as, the effects ofthe phenomenon ofthe globalization and the application of the orientations of the international marketing as guidance for the construction of the positioning strategic of the nations. We conclude that for competitiveness of the nations should be understood and evaluated through the comparative results of your productivity and, consequently, of life quality levei provided to their citizens. The strategies formulations for the intemationalization ofthe nation and her industries can make possible that these objective, in the field of the productivity, be reached or, in case they are badly formulated, can move away them ofthe nation. Therefore, national competitiveness became one of the main preoccupations so much for the govemments who are inserted, as for the ones that are in process of intemational competitive insertion.
id FGV_3d7bc497ccb3a6fcdb09b8b871428a0e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3321
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Roldão, Jorge Duarte VeigaEscolas::EBAPEAraújo, Luís Cesar G. dePinheiro, Maurício CanêdoKasznar, Istvan Karoly2009-11-18T18:56:16Z2009-11-18T18:56:16Z2001ROLDÃO, Jorge Duarte Veiga. Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001.http://hdl.handle.net/10438/3321The goal of this work is to identify the im pacts of the Brazilian intemationalization process resumed at the beginning of decade of ninety and the construction of the strategic positioning along ali ofhis historical cycles. This work also objectified identify the dimensions of the competitiveness of a nation and face them with the evolution process of the intemational commerce through centuries, as well as, the effects ofthe phenomenon ofthe globalization and the application of the orientations of the international marketing as guidance for the construction of the positioning strategic of the nations. We conclude that for competitiveness of the nations should be understood and evaluated through the comparative results of your productivity and, consequently, of life quality levei provided to their citizens. The strategies formulations for the intemationalization ofthe nation and her industries can make possible that these objective, in the field of the productivity, be reached or, in case they are badly formulated, can move away them ofthe nation. Therefore, national competitiveness became one of the main preoccupations so much for the govemments who are inserted, as for the ones that are in process of intemational competitive insertion.O objetivo deste trabalho é identificar os impactos do processo de internacionalização retomado no início da década de noventa e a construção do posicionamento estratégico brasileiro ao longo de todos os seus ciclos históricos. Este trabalho objetivou também identificar as dimensões da competitividade de uma nação e confrontá-las com o processo de evolução do comércio internacional através dos séculos, bem como, os efeitos do fenômeno da globalização e a aplicação das orientações do marketing internacional como referencial para a construção do posicionamento estratégico das nações. Concluímos que a competitividade das nações deve ser entendida e avaliada através dos resultados comparativos de sua produtividade e, conseqüentemente, do nível de qualidade de vida proporcionado aos seus cidadãos. A formulação de estratégias para a internacionalização da nação e suas indústrias pode viabilizar que estes objetivos, no campo da produtividade, sejam alcançados ou, caso sejam mal formulados, poderão distanciá-los da nação. Por este motivo, a competitividade nacional tomou-se uma das principais preocupações tanto para os governos que estão inseridos, como para os que se encontram em processo de inserção competitiva internacional.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasMarketing - Estudo de casosBrasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casosOs impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000314405.pdf000314405.pdfPDFapplication/pdf4829535https://repositorio.fgv.br/bitstreams/716f8c34-5895-4f6e-82ae-63f3f2af5235/downloadbe8b7e2d7b4ad4d96ba0edd1f7608385MD51TEXT000314405.pdf.txt000314405.pdf.txtExtracted texttext/plain103226https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d1467b1-9f2f-4d6b-8175-139a167ae14f/downloadee6e980f9842ca90e9f9a40d96da1bbaMD54THUMBNAIL000314405.pdf.jpg000314405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3509https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44b3fb02-3bef-4502-bff2-805143396505/downloadbbad5bc21ac58cc53b35a768eab9f25fMD5510438/33212023-11-27 04:40:06.045open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3321https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T04:40:06Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
title Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
spellingShingle Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
Roldão, Jorge Duarte Veiga
Organização e gerência
Administração de empresas
Marketing - Estudo de casos
Brasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casos
title_short Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
title_full Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
title_fullStr Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
title_full_unstemmed Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
title_sort Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
author Roldão, Jorge Duarte Veiga
author_facet Roldão, Jorge Duarte Veiga
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Araújo, Luís Cesar G. de
Pinheiro, Maurício Canêdo
dc.contributor.author.fl_str_mv Roldão, Jorge Duarte Veiga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kasznar, Istvan Karoly
contributor_str_mv Kasznar, Istvan Karoly
dc.subject.por.fl_str_mv Organização e gerência
topic Organização e gerência
Administração de empresas
Marketing - Estudo de casos
Brasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Marketing - Estudo de casos
Brasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casos
description The goal of this work is to identify the im pacts of the Brazilian intemationalization process resumed at the beginning of decade of ninety and the construction of the strategic positioning along ali ofhis historical cycles. This work also objectified identify the dimensions of the competitiveness of a nation and face them with the evolution process of the intemational commerce through centuries, as well as, the effects ofthe phenomenon ofthe globalization and the application of the orientations of the international marketing as guidance for the construction of the positioning strategic of the nations. We conclude that for competitiveness of the nations should be understood and evaluated through the comparative results of your productivity and, consequently, of life quality levei provided to their citizens. The strategies formulations for the intemationalization ofthe nation and her industries can make possible that these objective, in the field of the productivity, be reached or, in case they are badly formulated, can move away them ofthe nation. Therefore, national competitiveness became one of the main preoccupations so much for the govemments who are inserted, as for the ones that are in process of intemational competitive insertion.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROLDÃO, Jorge Duarte Veiga. Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3321
identifier_str_mv ROLDÃO, Jorge Duarte Veiga. Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001.
url http://hdl.handle.net/10438/3321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/716f8c34-5895-4f6e-82ae-63f3f2af5235/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d1467b1-9f2f-4d6b-8175-139a167ae14f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44b3fb02-3bef-4502-bff2-805143396505/download
bitstream.checksum.fl_str_mv be8b7e2d7b4ad4d96ba0edd1f7608385
ee6e980f9842ca90e9f9a40d96da1bba
bbad5bc21ac58cc53b35a768eab9f25f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023747160113152