Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3321 |
Resumo: | The goal of this work is to identify the im pacts of the Brazilian intemationalization process resumed at the beginning of decade of ninety and the construction of the strategic positioning along ali ofhis historical cycles. This work also objectified identify the dimensions of the competitiveness of a nation and face them with the evolution process of the intemational commerce through centuries, as well as, the effects ofthe phenomenon ofthe globalization and the application of the orientations of the international marketing as guidance for the construction of the positioning strategic of the nations. We conclude that for competitiveness of the nations should be understood and evaluated through the comparative results of your productivity and, consequently, of life quality levei provided to their citizens. The strategies formulations for the intemationalization ofthe nation and her industries can make possible that these objective, in the field of the productivity, be reached or, in case they are badly formulated, can move away them ofthe nation. Therefore, national competitiveness became one of the main preoccupations so much for the govemments who are inserted, as for the ones that are in process of intemational competitive insertion. |
id |
FGV_3d7bc497ccb3a6fcdb09b8b871428a0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/3321 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Roldão, Jorge Duarte VeigaEscolas::EBAPEAraújo, Luís Cesar G. dePinheiro, Maurício CanêdoKasznar, Istvan Karoly2009-11-18T18:56:16Z2009-11-18T18:56:16Z2001ROLDÃO, Jorge Duarte Veiga. Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001.http://hdl.handle.net/10438/3321The goal of this work is to identify the im pacts of the Brazilian intemationalization process resumed at the beginning of decade of ninety and the construction of the strategic positioning along ali ofhis historical cycles. This work also objectified identify the dimensions of the competitiveness of a nation and face them with the evolution process of the intemational commerce through centuries, as well as, the effects ofthe phenomenon ofthe globalization and the application of the orientations of the international marketing as guidance for the construction of the positioning strategic of the nations. We conclude that for competitiveness of the nations should be understood and evaluated through the comparative results of your productivity and, consequently, of life quality levei provided to their citizens. The strategies formulations for the intemationalization ofthe nation and her industries can make possible that these objective, in the field of the productivity, be reached or, in case they are badly formulated, can move away them ofthe nation. Therefore, national competitiveness became one of the main preoccupations so much for the govemments who are inserted, as for the ones that are in process of intemational competitive insertion.O objetivo deste trabalho é identificar os impactos do processo de internacionalização retomado no início da década de noventa e a construção do posicionamento estratégico brasileiro ao longo de todos os seus ciclos históricos. Este trabalho objetivou também identificar as dimensões da competitividade de uma nação e confrontá-las com o processo de evolução do comércio internacional através dos séculos, bem como, os efeitos do fenômeno da globalização e a aplicação das orientações do marketing internacional como referencial para a construção do posicionamento estratégico das nações. Concluímos que a competitividade das nações deve ser entendida e avaliada através dos resultados comparativos de sua produtividade e, conseqüentemente, do nível de qualidade de vida proporcionado aos seus cidadãos. A formulação de estratégias para a internacionalização da nação e suas indústrias pode viabilizar que estes objetivos, no campo da produtividade, sejam alcançados ou, caso sejam mal formulados, poderão distanciá-los da nação. Por este motivo, a competitividade nacional tomou-se uma das principais preocupações tanto para os governos que estão inseridos, como para os que se encontram em processo de inserção competitiva internacional.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasMarketing - Estudo de casosBrasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casosOs impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000314405.pdf000314405.pdfPDFapplication/pdf4829535https://repositorio.fgv.br/bitstreams/716f8c34-5895-4f6e-82ae-63f3f2af5235/downloadbe8b7e2d7b4ad4d96ba0edd1f7608385MD51TEXT000314405.pdf.txt000314405.pdf.txtExtracted texttext/plain103226https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d1467b1-9f2f-4d6b-8175-139a167ae14f/downloadee6e980f9842ca90e9f9a40d96da1bbaMD54THUMBNAIL000314405.pdf.jpg000314405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3509https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44b3fb02-3bef-4502-bff2-805143396505/downloadbbad5bc21ac58cc53b35a768eab9f25fMD5510438/33212023-11-27 04:40:06.045open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3321https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T04:40:06Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
title |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
spellingShingle |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional Roldão, Jorge Duarte Veiga Organização e gerência Administração de empresas Marketing - Estudo de casos Brasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casos |
title_short |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
title_full |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
title_fullStr |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
title_full_unstemmed |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
title_sort |
Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional |
author |
Roldão, Jorge Duarte Veiga |
author_facet |
Roldão, Jorge Duarte Veiga |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Araújo, Luís Cesar G. de Pinheiro, Maurício Canêdo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roldão, Jorge Duarte Veiga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kasznar, Istvan Karoly |
contributor_str_mv |
Kasznar, Istvan Karoly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização e gerência |
topic |
Organização e gerência Administração de empresas Marketing - Estudo de casos Brasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Marketing - Estudo de casos Brasil - Relações econômicas exteriores - Estudo de casos |
description |
The goal of this work is to identify the im pacts of the Brazilian intemationalization process resumed at the beginning of decade of ninety and the construction of the strategic positioning along ali ofhis historical cycles. This work also objectified identify the dimensions of the competitiveness of a nation and face them with the evolution process of the intemational commerce through centuries, as well as, the effects ofthe phenomenon ofthe globalization and the application of the orientations of the international marketing as guidance for the construction of the positioning strategic of the nations. We conclude that for competitiveness of the nations should be understood and evaluated through the comparative results of your productivity and, consequently, of life quality levei provided to their citizens. The strategies formulations for the intemationalization ofthe nation and her industries can make possible that these objective, in the field of the productivity, be reached or, in case they are badly formulated, can move away them ofthe nation. Therefore, national competitiveness became one of the main preoccupations so much for the govemments who are inserted, as for the ones that are in process of intemational competitive insertion. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROLDÃO, Jorge Duarte Veiga. Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/3321 |
identifier_str_mv |
ROLDÃO, Jorge Duarte Veiga. Os impactos da internacionalização e a construção do posicionamento estratégico das empresas brasileiras no cenário globalizado do marketing internacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/3321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/716f8c34-5895-4f6e-82ae-63f3f2af5235/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d1467b1-9f2f-4d6b-8175-139a167ae14f/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44b3fb02-3bef-4502-bff2-805143396505/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be8b7e2d7b4ad4d96ba0edd1f7608385 ee6e980f9842ca90e9f9a40d96da1bba bbad5bc21ac58cc53b35a768eab9f25f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023747160113152 |