Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parão, Caroline Mazer
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miranda, Claudio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34953
Resumo: A arte, ao longo de séculos, tem desempenhado um papel significativo como expressão da criatividade humana, conectando pessoas além das fronteiras culturais. Entretanto, essa valiosa forma de expressão também se tornou um alvo para atividades ilícitas, incluindo a lavagem de dinheiro. Nesse cenário, tanto o planejamento econômico quanto a auditoria de acervos de obras de arte surgem como ferramentas indispensáveis na detecção e prevenção dessas práticas ilegais. O planejamento econômico permite uma gestão eficiente dos acervos, incluindo a avaliação do valor das obras, a diversificação do portfólio e a análise de riscos relacionados à lavagem de dinheiro. Por sua vez, a auditoria desempenha um papel crucial na verificação da origem lícita dos recursos financeiros envolvidos nas transações artísticas, identificando transações suspeitas e assegurando a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Dessa forma, o planejamento econômico e a auditoria se tornam peças-chave na proteção da integridade do mercado de arte e na prevenção da utilização indevida da arte como um meio de lavagem de dinheiro. Pensando o objetivo deste trabalho é estudar e discutir a relevância da auditoria e do planejamento econômico no contexto dos acervos de obras de arte, enfocando sua contribuição para a prevenção da lavagem de dinheiro.
id FGV_3f3db7d19576d5d3f1b3a28a2c016407
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/34953
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Parão, Caroline MazerMiranda, Claudio de SouzaEscolas::EESP2024-03-01T14:49:48Z2024-03-01T14:49:48Z2023-09-21https://hdl.handle.net/10438/34953A arte, ao longo de séculos, tem desempenhado um papel significativo como expressão da criatividade humana, conectando pessoas além das fronteiras culturais. Entretanto, essa valiosa forma de expressão também se tornou um alvo para atividades ilícitas, incluindo a lavagem de dinheiro. Nesse cenário, tanto o planejamento econômico quanto a auditoria de acervos de obras de arte surgem como ferramentas indispensáveis na detecção e prevenção dessas práticas ilegais. O planejamento econômico permite uma gestão eficiente dos acervos, incluindo a avaliação do valor das obras, a diversificação do portfólio e a análise de riscos relacionados à lavagem de dinheiro. Por sua vez, a auditoria desempenha um papel crucial na verificação da origem lícita dos recursos financeiros envolvidos nas transações artísticas, identificando transações suspeitas e assegurando a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Dessa forma, o planejamento econômico e a auditoria se tornam peças-chave na proteção da integridade do mercado de arte e na prevenção da utilização indevida da arte como um meio de lavagem de dinheiro. Pensando o objetivo deste trabalho é estudar e discutir a relevância da auditoria e do planejamento econômico no contexto dos acervos de obras de arte, enfocando sua contribuição para a prevenção da lavagem de dinheiro.porSeminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.4AuditoriaLavagem de dinheiroPlanejamento econômicoAcervoObras de arteMercado de obras de arteEconomiaArte - Colecionadores e coleçãoAuditoriaLavagem de dinheiroPlanejamento econômicoAuditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALCaroline Mazer.pdfCaroline Mazer.pdfPDFapplication/pdf331125https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4e07836d-5d69-4418-ace7-6dcc16b17813/downloadf21a807310d2b127813f9b53cd8bc815MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1c9d21bd-caed-48d7-b709-e83be99d854f/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTCaroline Mazer.pdf.txtCaroline Mazer.pdf.txtExtracted texttext/plain48685https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b877a2b6-89c5-4172-bccd-569a9e838490/downloadbc4a1944ae655c0e48f6040919fc6d67MD53THUMBNAILCaroline Mazer.pdf.jpgCaroline Mazer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5315https://repositorio.fgv.br/bitstreams/adeb1108-c53b-429e-b798-885a6ee89281/download89ecdc7682add2f2aff7f23854098ff8MD5410438/349532024-03-07 15:57:47.792open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34953https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-07T15:57:47Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
title Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
spellingShingle Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
Parão, Caroline Mazer
Auditoria
Lavagem de dinheiro
Planejamento econômico
Acervo
Obras de arte
Mercado de obras de arte
Economia
Arte - Colecionadores e coleção
Auditoria
Lavagem de dinheiro
Planejamento econômico
title_short Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
title_full Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
title_fullStr Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
title_full_unstemmed Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
title_sort Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
author Parão, Caroline Mazer
author_facet Parão, Caroline Mazer
Miranda, Claudio de Souza
author_role author
author2 Miranda, Claudio de Souza
author2_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Parão, Caroline Mazer
Miranda, Claudio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Auditoria
Lavagem de dinheiro
Planejamento econômico
Acervo
Obras de arte
Mercado de obras de arte
topic Auditoria
Lavagem de dinheiro
Planejamento econômico
Acervo
Obras de arte
Mercado de obras de arte
Economia
Arte - Colecionadores e coleção
Auditoria
Lavagem de dinheiro
Planejamento econômico
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Arte - Colecionadores e coleção
Auditoria
Lavagem de dinheiro
Planejamento econômico
description A arte, ao longo de séculos, tem desempenhado um papel significativo como expressão da criatividade humana, conectando pessoas além das fronteiras culturais. Entretanto, essa valiosa forma de expressão também se tornou um alvo para atividades ilícitas, incluindo a lavagem de dinheiro. Nesse cenário, tanto o planejamento econômico quanto a auditoria de acervos de obras de arte surgem como ferramentas indispensáveis na detecção e prevenção dessas práticas ilegais. O planejamento econômico permite uma gestão eficiente dos acervos, incluindo a avaliação do valor das obras, a diversificação do portfólio e a análise de riscos relacionados à lavagem de dinheiro. Por sua vez, a auditoria desempenha um papel crucial na verificação da origem lícita dos recursos financeiros envolvidos nas transações artísticas, identificando transações suspeitas e assegurando a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Dessa forma, o planejamento econômico e a auditoria se tornam peças-chave na proteção da integridade do mercado de arte e na prevenção da utilização indevida da arte como um meio de lavagem de dinheiro. Pensando o objetivo deste trabalho é estudar e discutir a relevância da auditoria e do planejamento econômico no contexto dos acervos de obras de arte, enfocando sua contribuição para a prevenção da lavagem de dinheiro.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T14:49:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-01T14:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/34953
url https://hdl.handle.net/10438/34953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Seminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4e07836d-5d69-4418-ace7-6dcc16b17813/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1c9d21bd-caed-48d7-b709-e83be99d854f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b877a2b6-89c5-4172-bccd-569a9e838490/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/adeb1108-c53b-429e-b798-885a6ee89281/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f21a807310d2b127813f9b53cd8bc815
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
bc4a1944ae655c0e48f6040919fc6d67
89ecdc7682add2f2aff7f23854098ff8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024091119255552