Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34953 |
Resumo: | A arte, ao longo de séculos, tem desempenhado um papel significativo como expressão da criatividade humana, conectando pessoas além das fronteiras culturais. Entretanto, essa valiosa forma de expressão também se tornou um alvo para atividades ilícitas, incluindo a lavagem de dinheiro. Nesse cenário, tanto o planejamento econômico quanto a auditoria de acervos de obras de arte surgem como ferramentas indispensáveis na detecção e prevenção dessas práticas ilegais. O planejamento econômico permite uma gestão eficiente dos acervos, incluindo a avaliação do valor das obras, a diversificação do portfólio e a análise de riscos relacionados à lavagem de dinheiro. Por sua vez, a auditoria desempenha um papel crucial na verificação da origem lícita dos recursos financeiros envolvidos nas transações artísticas, identificando transações suspeitas e assegurando a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Dessa forma, o planejamento econômico e a auditoria se tornam peças-chave na proteção da integridade do mercado de arte e na prevenção da utilização indevida da arte como um meio de lavagem de dinheiro. Pensando o objetivo deste trabalho é estudar e discutir a relevância da auditoria e do planejamento econômico no contexto dos acervos de obras de arte, enfocando sua contribuição para a prevenção da lavagem de dinheiro. |
id |
FGV_3f3db7d19576d5d3f1b3a28a2c016407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/34953 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Parão, Caroline MazerMiranda, Claudio de SouzaEscolas::EESP2024-03-01T14:49:48Z2024-03-01T14:49:48Z2023-09-21https://hdl.handle.net/10438/34953A arte, ao longo de séculos, tem desempenhado um papel significativo como expressão da criatividade humana, conectando pessoas além das fronteiras culturais. Entretanto, essa valiosa forma de expressão também se tornou um alvo para atividades ilícitas, incluindo a lavagem de dinheiro. Nesse cenário, tanto o planejamento econômico quanto a auditoria de acervos de obras de arte surgem como ferramentas indispensáveis na detecção e prevenção dessas práticas ilegais. O planejamento econômico permite uma gestão eficiente dos acervos, incluindo a avaliação do valor das obras, a diversificação do portfólio e a análise de riscos relacionados à lavagem de dinheiro. Por sua vez, a auditoria desempenha um papel crucial na verificação da origem lícita dos recursos financeiros envolvidos nas transações artísticas, identificando transações suspeitas e assegurando a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Dessa forma, o planejamento econômico e a auditoria se tornam peças-chave na proteção da integridade do mercado de arte e na prevenção da utilização indevida da arte como um meio de lavagem de dinheiro. Pensando o objetivo deste trabalho é estudar e discutir a relevância da auditoria e do planejamento econômico no contexto dos acervos de obras de arte, enfocando sua contribuição para a prevenção da lavagem de dinheiro.porSeminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.4AuditoriaLavagem de dinheiroPlanejamento econômicoAcervoObras de arteMercado de obras de arteEconomiaArte - Colecionadores e coleçãoAuditoriaLavagem de dinheiroPlanejamento econômicoAuditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALCaroline Mazer.pdfCaroline Mazer.pdfPDFapplication/pdf331125https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4e07836d-5d69-4418-ace7-6dcc16b17813/downloadf21a807310d2b127813f9b53cd8bc815MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1c9d21bd-caed-48d7-b709-e83be99d854f/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTCaroline Mazer.pdf.txtCaroline Mazer.pdf.txtExtracted texttext/plain48685https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b877a2b6-89c5-4172-bccd-569a9e838490/downloadbc4a1944ae655c0e48f6040919fc6d67MD53THUMBNAILCaroline Mazer.pdf.jpgCaroline Mazer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5315https://repositorio.fgv.br/bitstreams/adeb1108-c53b-429e-b798-885a6ee89281/download89ecdc7682add2f2aff7f23854098ff8MD5410438/349532024-03-07 15:57:47.792open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34953https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-03-07T15:57:47Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
title |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
spellingShingle |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro Parão, Caroline Mazer Auditoria Lavagem de dinheiro Planejamento econômico Acervo Obras de arte Mercado de obras de arte Economia Arte - Colecionadores e coleção Auditoria Lavagem de dinheiro Planejamento econômico |
title_short |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
title_full |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
title_fullStr |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
title_full_unstemmed |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
title_sort |
Auditoria e planejamento econômico de acervos de obras de arte: a importância na prevenção da lavagem de dinheiro |
author |
Parão, Caroline Mazer |
author_facet |
Parão, Caroline Mazer Miranda, Claudio de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Claudio de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parão, Caroline Mazer Miranda, Claudio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auditoria Lavagem de dinheiro Planejamento econômico Acervo Obras de arte Mercado de obras de arte |
topic |
Auditoria Lavagem de dinheiro Planejamento econômico Acervo Obras de arte Mercado de obras de arte Economia Arte - Colecionadores e coleção Auditoria Lavagem de dinheiro Planejamento econômico |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Economia |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Arte - Colecionadores e coleção Auditoria Lavagem de dinheiro Planejamento econômico |
description |
A arte, ao longo de séculos, tem desempenhado um papel significativo como expressão da criatividade humana, conectando pessoas além das fronteiras culturais. Entretanto, essa valiosa forma de expressão também se tornou um alvo para atividades ilícitas, incluindo a lavagem de dinheiro. Nesse cenário, tanto o planejamento econômico quanto a auditoria de acervos de obras de arte surgem como ferramentas indispensáveis na detecção e prevenção dessas práticas ilegais. O planejamento econômico permite uma gestão eficiente dos acervos, incluindo a avaliação do valor das obras, a diversificação do portfólio e a análise de riscos relacionados à lavagem de dinheiro. Por sua vez, a auditoria desempenha um papel crucial na verificação da origem lícita dos recursos financeiros envolvidos nas transações artísticas, identificando transações suspeitas e assegurando a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Dessa forma, o planejamento econômico e a auditoria se tornam peças-chave na proteção da integridade do mercado de arte e na prevenção da utilização indevida da arte como um meio de lavagem de dinheiro. Pensando o objetivo deste trabalho é estudar e discutir a relevância da auditoria e do planejamento econômico no contexto dos acervos de obras de arte, enfocando sua contribuição para a prevenção da lavagem de dinheiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-01T14:49:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-01T14:49:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/34953 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/34953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv |
Seminário Acadêmico em Economia do Mercado a Arte; 1.4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4e07836d-5d69-4418-ace7-6dcc16b17813/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1c9d21bd-caed-48d7-b709-e83be99d854f/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b877a2b6-89c5-4172-bccd-569a9e838490/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/adeb1108-c53b-429e-b798-885a6ee89281/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f21a807310d2b127813f9b53cd8bc815 2a4b67231f701c416a809246e7a10077 bc4a1944ae655c0e48f6040919fc6d67 89ecdc7682add2f2aff7f23854098ff8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024091119255552 |