As companhias brasileiras são socialmente sustentáveis? Uma análise das iniciativas presentes nos relatórios de sustentabilidade de empresas listadas no Ibovespa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ligia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bianquini, Heloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29382
Resumo: Este artigo pretende apresentar um levantamento sobre as iniciativas de sustentabilidade adotadas por companhias listadas no Ibovespa. Utilizou-se como fontes de pesquisa os relatórios anuais por elas publicados de 2012 a 2016. A partir dos achados de pesquisa, faz-se uma análise crítica do estado da arte da gestão da sustentabilidade social no contexto corporativo brasileiro. Em primeiro lugar, foi notado que as empresas estatais possuem mais iniciativas de sustentabilidade e de sustentabilidade social. Notou-se ainda que os setores econômicos que mais adotaram iniciativas neste âmbito – instituições financeiras, telecomunicações e energia – são aqueles mais regulados. Também foram encontradas correlações positivas significativas entre a adoção de iniciativas de sustentabilidade e sustentabilidade social e número de funcionários, capitalização de mercado e reputação das companhias. Observou-se que, no Brasil, o conceito de sustentabilidade é entendido de forma a privilegiar o aspecto ambiental em detrimento do social e é dada ênfase a realização de investimentos sociais. Por fim, verificou-se que a atuação externa da companhia é privilegiada, em relação à atuação dela perante o público interno, em especial seus colaboradores. Nesse contexto, vale mencionar que a dimensão da diversidade foi comparativamente negligenciada em relação a outras categorias de iniciativas.
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Também foram encontradas correlações positivas significativas entre a adoção de iniciativas de sustentabilidade e sustentabilidade social e número de funcionários, capitalização de mercado e reputação das companhias. Observou-se que, no Brasil, o conceito de sustentabilidade é entendido de forma a privilegiar o aspecto ambiental em detrimento do social e é dada ênfase a realização de investimentos sociais. Por fim, verificou-se que a atuação externa da companhia é privilegiada, em relação à atuação dela perante o público interno, em especial seus colaboradores. Nesse contexto, vale mencionar que a dimensão da diversidade foi comparativamente negligenciada em relação a outras categorias de iniciativas.porSustentabilidadeCiências sociaisEmpresasSustentabilidadeAs companhias brasileiras são socialmente sustentáveis? 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