Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3725 |
Resumo: | Esta dissertação pretendeu descrever e analisar algumas dimensões básicas do processo educacional em nível universitário, baseando-se no pensamento crítico de Paulo Freire. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Quais as principais dificuldades de promover o pensamento crítico no ensino do IH grau b) Até que ponto, docentes e dirigentes de instituições de ensino superior pretendem realmente sair da metástase discursiva1 para a ação? c) Educador, quando opressor e oprimido, pode cumprir o seu papel de incentivador da libertação e detectar as necessidades do ensino dialógico e pesquisador? d) Quais as estratégias e táticas capazes de minimizar o problema e promover realmente a mudança? Utilizou-se como procedimento metodológico fundamental, observação do próprio autor e entrevistas com docentes, dirigentes e alunos de uma instituição de ensino superior Como resultado mais visível, embora não surpreendente, surgiu a necessidade imperiosa e inadiável de mudança nas práticas pedagógicas e gerenciais para permitir que se garanta a transformação do ensino tradicional, autoritário e desatrelado da realidade, para o ensino literário humanizante. 1 Figura pela qual o orador atribui a outrem a responsabilidade do que alega. |
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Machado, Luiz Antônio de LacerdaEscolas::EBAPEMotta, Paulo RobertoEsteves, Vera VergaraVieira, Paulo Reis2009-11-18T19:00:53Z2009-11-18T19:00:53Z2001MACHADO, Luiz Antônio de Lacerda. Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2001.http://hdl.handle.net/10438/3725Esta dissertação pretendeu descrever e analisar algumas dimensões básicas do processo educacional em nível universitário, baseando-se no pensamento crítico de Paulo Freire. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Quais as principais dificuldades de promover o pensamento crítico no ensino do IH grau b) Até que ponto, docentes e dirigentes de instituições de ensino superior pretendem realmente sair da metástase discursiva1 para a ação? c) Educador, quando opressor e oprimido, pode cumprir o seu papel de incentivador da libertação e detectar as necessidades do ensino dialógico e pesquisador? d) Quais as estratégias e táticas capazes de minimizar o problema e promover realmente a mudança? Utilizou-se como procedimento metodológico fundamental, observação do próprio autor e entrevistas com docentes, dirigentes e alunos de uma instituição de ensino superior Como resultado mais visível, embora não surpreendente, surgiu a necessidade imperiosa e inadiável de mudança nas práticas pedagógicas e gerenciais para permitir que se garanta a transformação do ensino tradicional, autoritário e desatrelado da realidade, para o ensino literário humanizante. 1 Figura pela qual o orador atribui a outrem a responsabilidade do que alega.This paper is meant to describe and analyze some basic dimensions of the educational process at college leveI, based on the criticaI thinking ofPaulo Freire. We tried to answer the following questions: a) What are the difficulties to promote the criticaI thinking for college education? b) To what extent faculty members and directors of universities really intend to leave the discursive metastasis 2to take action? c) Can the educator being the oppressor and oppressed encourage liberation and detect the needs of the dialogistic and researcher teaching? d) What are the strategies and approaches that can minimize the problem and promote the change? The fundamental methodological procedure used was the observation by the author himself and interviews with faculty members, directors and students of a university. The most noticeable although not surprising result carne ±rom the mandatory and undelayable need for change in the pedagogical and managerial needs to allow the change ±rom the traditional, authoritarian and unrealistic teaching to the humanistic literary teaching. 2 Figure of speech in which the orator holds somebody else responsible for what he affirms.porPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasEnsino superior - Estudo e ensino - BrasilEm busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL000306066.pdf000306066.pdfapplication/pdf1309694https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b2d84219-a002-4630-883c-332d15fc7034/download9a3d0f39e38fad057ab56179fa38d7a6MD51TEXT000306066.pdf.txt000306066.pdf.txtExtracted texttext/plain72024https://repositorio.fgv.br/bitstreams/58025594-a0d8-454c-824f-d9a8376be0c2/download99c0d29272ed5c25a65bdb6d2020ad5cMD56THUMBNAIL000306066.pdf.jpg000306066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3340https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f691ff0f-fd96-48ed-9360-0599ac8d378f/downloadb232c90f3f8255a5e2d1ef780de9873bMD5710438/37252023-11-08 16:46:24.278open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3725https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T16:46:24Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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