Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luiz Antônio de Lacerda
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3725
Resumo: Esta dissertação pretendeu descrever e analisar algumas dimensões básicas do processo educacional em nível universitário, baseando-se no pensamento crítico de Paulo Freire. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Quais as principais dificuldades de promover o pensamento crítico no ensino do IH grau b) Até que ponto, docentes e dirigentes de instituições de ensino superior pretendem realmente sair da metástase discursiva1 para a ação? c) Educador, quando opressor e oprimido, pode cumprir o seu papel de incentivador da libertação e detectar as necessidades do ensino dialógico e pesquisador? d) Quais as estratégias e táticas capazes de minimizar o problema e promover realmente a mudança? Utilizou-se como procedimento metodológico fundamental, observação do próprio autor e entrevistas com docentes, dirigentes e alunos de uma instituição de ensino superior Como resultado mais visível, embora não surpreendente, surgiu a necessidade imperiosa e inadiável de mudança nas práticas pedagógicas e gerenciais para permitir que se garanta a transformação do ensino tradicional, autoritário e desatrelado da realidade, para o ensino literário humanizante. 1 Figura pela qual o orador atribui a outrem a responsabilidade do que alega.
id FGV_40544ff7c84d2ce419dfb2cec3311f1c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3725
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Machado, Luiz Antônio de LacerdaEscolas::EBAPEMotta, Paulo RobertoEsteves, Vera VergaraVieira, Paulo Reis2009-11-18T19:00:53Z2009-11-18T19:00:53Z2001MACHADO, Luiz Antônio de Lacerda. Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2001.http://hdl.handle.net/10438/3725Esta dissertação pretendeu descrever e analisar algumas dimensões básicas do processo educacional em nível universitário, baseando-se no pensamento crítico de Paulo Freire. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Quais as principais dificuldades de promover o pensamento crítico no ensino do IH grau b) Até que ponto, docentes e dirigentes de instituições de ensino superior pretendem realmente sair da metástase discursiva1 para a ação? c) Educador, quando opressor e oprimido, pode cumprir o seu papel de incentivador da libertação e detectar as necessidades do ensino dialógico e pesquisador? d) Quais as estratégias e táticas capazes de minimizar o problema e promover realmente a mudança? Utilizou-se como procedimento metodológico fundamental, observação do próprio autor e entrevistas com docentes, dirigentes e alunos de uma instituição de ensino superior Como resultado mais visível, embora não surpreendente, surgiu a necessidade imperiosa e inadiável de mudança nas práticas pedagógicas e gerenciais para permitir que se garanta a transformação do ensino tradicional, autoritário e desatrelado da realidade, para o ensino literário humanizante. 1 Figura pela qual o orador atribui a outrem a responsabilidade do que alega.This paper is meant to describe and analyze some basic dimensions of the educational process at college leveI, based on the criticaI thinking ofPaulo Freire. We tried to answer the following questions: a) What are the difficulties to promote the criticaI thinking for college education? b) To what extent faculty members and directors of universities really intend to leave the discursive metastasis 2to take action? c) Can the educator being the oppressor and oppressed encourage liberation and detect the needs of the dialogistic and researcher teaching? d) What are the strategies and approaches that can minimize the problem and promote the change? The fundamental methodological procedure used was the observation by the author himself and interviews with faculty members, directors and students of a university. The most noticeable although not surprising result carne ±rom the mandatory and undelayable need for change in the pedagogical and managerial needs to allow the change ±rom the traditional, authoritarian and unrealistic teaching to the humanistic literary teaching. 2 Figure of speech in which the orator holds somebody else responsible for what he affirms.porPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasEnsino superior - Estudo e ensino - BrasilEm busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL000306066.pdf000306066.pdfapplication/pdf1309694https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b2d84219-a002-4630-883c-332d15fc7034/download9a3d0f39e38fad057ab56179fa38d7a6MD51TEXT000306066.pdf.txt000306066.pdf.txtExtracted texttext/plain72024https://repositorio.fgv.br/bitstreams/58025594-a0d8-454c-824f-d9a8376be0c2/download99c0d29272ed5c25a65bdb6d2020ad5cMD56THUMBNAIL000306066.pdf.jpg000306066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3340https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f691ff0f-fd96-48ed-9360-0599ac8d378f/downloadb232c90f3f8255a5e2d1ef780de9873bMD5710438/37252023-11-08 16:46:24.278open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3725https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T16:46:24Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
title Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
spellingShingle Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
Machado, Luiz Antônio de Lacerda
Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Ensino superior - Estudo e ensino - Brasil
title_short Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
title_full Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
title_fullStr Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
title_full_unstemmed Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
title_sort Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante
author Machado, Luiz Antônio de Lacerda
author_facet Machado, Luiz Antônio de Lacerda
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Motta, Paulo Roberto
Esteves, Vera Vergara
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luiz Antônio de Lacerda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Paulo Reis
contributor_str_mv Vieira, Paulo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas & Estratégias
topic Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Ensino superior - Estudo e ensino - Brasil
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Ensino superior - Estudo e ensino - Brasil
description Esta dissertação pretendeu descrever e analisar algumas dimensões básicas do processo educacional em nível universitário, baseando-se no pensamento crítico de Paulo Freire. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Quais as principais dificuldades de promover o pensamento crítico no ensino do IH grau b) Até que ponto, docentes e dirigentes de instituições de ensino superior pretendem realmente sair da metástase discursiva1 para a ação? c) Educador, quando opressor e oprimido, pode cumprir o seu papel de incentivador da libertação e detectar as necessidades do ensino dialógico e pesquisador? d) Quais as estratégias e táticas capazes de minimizar o problema e promover realmente a mudança? Utilizou-se como procedimento metodológico fundamental, observação do próprio autor e entrevistas com docentes, dirigentes e alunos de uma instituição de ensino superior Como resultado mais visível, embora não surpreendente, surgiu a necessidade imperiosa e inadiável de mudança nas práticas pedagógicas e gerenciais para permitir que se garanta a transformação do ensino tradicional, autoritário e desatrelado da realidade, para o ensino literário humanizante. 1 Figura pela qual o orador atribui a outrem a responsabilidade do que alega.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T19:00:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T19:00:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Luiz Antônio de Lacerda. Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3725
identifier_str_mv MACHADO, Luiz Antônio de Lacerda. Em busca de rupturas nas práticas educacionais em instituições de ensino superior: um caso desafiante. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2001.
url http://hdl.handle.net/10438/3725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b2d84219-a002-4630-883c-332d15fc7034/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/58025594-a0d8-454c-824f-d9a8376be0c2/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f691ff0f-fd96-48ed-9360-0599ac8d378f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a3d0f39e38fad057ab56179fa38d7a6
99c0d29272ed5c25a65bdb6d2020ad5c
b232c90f3f8255a5e2d1ef780de9873b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023772886925312