Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Luiza Canedo Queiroz da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2111
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar o lugar que a educação e a cultura ocupam no imaginário e na escala de valores de famílias das classes populares, promovendo uma reflexão sobre a forma como se dá o envolvimento destas famílias no processo de educação dos filhos, atendidos pelo ensino público fundamental, no segmento de quinta a oitava série. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro - Escola Municipal Georg Pfisterer - que atendeu, no ano de 2006 a 1.194 alunos, na faixa etária de 11 a 17 anos. A maior parte dos alunos residia na comunidade da Rocinha. O trabalho foi feito a partir da análise de 26 entrevistas com pais e/ou mães de alunos das quatro séries. Os alunos foram indicados entre aqueles que integravam o grupo de melhor desempenho escolar e aqueles que estavam entre os de pior desempenho. O referencial teórico consistiu no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu e nas contribuições das pesquisas realizadas por Bernard Lahire relacionadas ao sucesso e ao fracasso escolar de crianças no segmento da população de baixa renda, na França e por Maria da Graça Setton, no Brasil. As conclusões da pesquisa sinalizam para a identificação de aspectos relevantes na construção de um ensino público de qualidade para todos.
id FGV_47252dca3d91ad120e232d9b4c527b7f
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2111
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Silva, Maria Luiza Canedo Queiroz daEscolas::CPDOCFreire, AméricoBrandão, ZaiaBomeny, Helena2008-10-20T20:23:05Z2008-10-20T20:23:05Z2007-12-11SILVA, Maria Luiza Canedo Queiroz da. Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/10438/2111Este estudo tem como objetivo identificar o lugar que a educação e a cultura ocupam no imaginário e na escala de valores de famílias das classes populares, promovendo uma reflexão sobre a forma como se dá o envolvimento destas famílias no processo de educação dos filhos, atendidos pelo ensino público fundamental, no segmento de quinta a oitava série. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro - Escola Municipal Georg Pfisterer - que atendeu, no ano de 2006 a 1.194 alunos, na faixa etária de 11 a 17 anos. A maior parte dos alunos residia na comunidade da Rocinha. O trabalho foi feito a partir da análise de 26 entrevistas com pais e/ou mães de alunos das quatro séries. Os alunos foram indicados entre aqueles que integravam o grupo de melhor desempenho escolar e aqueles que estavam entre os de pior desempenho. O referencial teórico consistiu no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu e nas contribuições das pesquisas realizadas por Bernard Lahire relacionadas ao sucesso e ao fracasso escolar de crianças no segmento da população de baixa renda, na França e por Maria da Graça Setton, no Brasil. As conclusões da pesquisa sinalizam para a identificação de aspectos relevantes na construção de um ensino público de qualidade para todos.porFamíliaescolaCapital culturalEducação nas classes popularesCiências sociaisEducação - Participação dos pais - Estudo de casosFamília - Estudo de casosEscolas públicasPercepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCPDOC2007MariaLuizaCanedoQueirozdaSilva.pdfapplication/pdf1364835https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f5ced051-c09a-41df-a341-b010a7833ce3/download5c6ba7dda527a0328e37876c7b748f17MD51TEXTCPDOC2007MariaLuizaCanedoQueirozdaSilva.pdf.txtCPDOC2007MariaLuizaCanedoQueirozdaSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain102963https://repositorio.fgv.br/bitstreams/97008659-f21e-4b04-b09d-759778f6f856/download3f8eae54dabc0f1d2ce29f1f3a723eddMD58THUMBNAILCPDOC2007MariaLuizaCanedoQueirozdaSilva.pdf.jpgCPDOC2007MariaLuizaCanedoQueirozdaSilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3294https://repositorio.fgv.br/bitstreams/49ce28d8-c656-4aa1-a088-210b9cb90d17/download92f58e3b6aa4cdf7d0dac692a69b2dddMD5910438/21112023-11-07 17:07:40.671open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2111https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T17:07:40Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
title Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
spellingShingle Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
Silva, Maria Luiza Canedo Queiroz da
Família
escola
Capital cultural
Educação nas classes populares
Ciências sociais
Educação - Participação dos pais - Estudo de casos
Família - Estudo de casos
Escolas públicas
title_short Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
title_full Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
title_fullStr Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
title_full_unstemmed Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
title_sort Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa
author Silva, Maria Luiza Canedo Queiroz da
author_facet Silva, Maria Luiza Canedo Queiroz da
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::CPDOC
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Freire, Américo
Brandão, Zaia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Luiza Canedo Queiroz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bomeny, Helena
contributor_str_mv Bomeny, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Família
escola
Capital cultural
Educação nas classes populares
topic Família
escola
Capital cultural
Educação nas classes populares
Ciências sociais
Educação - Participação dos pais - Estudo de casos
Família - Estudo de casos
Escolas públicas
dc.subject.area.por.fl_str_mv Ciências sociais
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Educação - Participação dos pais - Estudo de casos
Família - Estudo de casos
Escolas públicas
description Este estudo tem como objetivo identificar o lugar que a educação e a cultura ocupam no imaginário e na escala de valores de famílias das classes populares, promovendo uma reflexão sobre a forma como se dá o envolvimento destas famílias no processo de educação dos filhos, atendidos pelo ensino público fundamental, no segmento de quinta a oitava série. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro - Escola Municipal Georg Pfisterer - que atendeu, no ano de 2006 a 1.194 alunos, na faixa etária de 11 a 17 anos. A maior parte dos alunos residia na comunidade da Rocinha. O trabalho foi feito a partir da análise de 26 entrevistas com pais e/ou mães de alunos das quatro séries. Os alunos foram indicados entre aqueles que integravam o grupo de melhor desempenho escolar e aqueles que estavam entre os de pior desempenho. O referencial teórico consistiu no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu e nas contribuições das pesquisas realizadas por Bernard Lahire relacionadas ao sucesso e ao fracasso escolar de crianças no segmento da população de baixa renda, na França e por Maria da Graça Setton, no Brasil. As conclusões da pesquisa sinalizam para a identificação de aspectos relevantes na construção de um ensino público de qualidade para todos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-20T20:23:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-20T20:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Luiza Canedo Queiroz da. Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2111
identifier_str_mv SILVA, Maria Luiza Canedo Queiroz da. Percepção de famílias populares sobre educação e cultura: uma exploração qualitativa. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/10438/2111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f5ced051-c09a-41df-a341-b010a7833ce3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/97008659-f21e-4b04-b09d-759778f6f856/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/49ce28d8-c656-4aa1-a088-210b9cb90d17/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c6ba7dda527a0328e37876c7b748f17
3f8eae54dabc0f1d2ce29f1f3a723edd
92f58e3b6aa4cdf7d0dac692a69b2ddd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749872658448384