A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Oswaldo de Carvalho Barbosa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3959
Resumo: Este trabalho mostra caminhos para encontrar respostas práticas e objetivas para a aplicação de teorias, conceitos e dogmas, da teoria administrativa no sistema empresarial, com foco claro no binômio empresa e mercado. É a busca de uma relação que traga maior compartilhamento de informações entre estes mundos, procurando um comportamento empresarial que atenda as necessidades de um mercado mutante e em constante alteração. Assim esperamos atenuar o nível de impacto causado pela utilização das teOlias administrativas - consagradas ao sucesso - num universo de mercado que apresenta multiplicidade de aspectos, crescimento de forma desordenada, e no caso brasileiro, uma cultura heterogênea e diversificada. Como resultado final, observou-se que a percepção das empresas pesquisa das, por meio de seus executivos, quanto à Orientação para o Mercado na relação proposta das variáveis analisadas - Capacidade de Resposta - Geração de Inteligência - Disseminação da Inteligência - Orientação para Competidorapresenta uma forte dificuldade de ação em detrimento de uma crescente Geração e disseminação de Inteligência, com preocupações quanto ao Competidor. Outros resultados encontrados no modelo proposto deixam claro que o que os executivos acreditam que suas empresas são mais orientadas para mercado do que realmente ocorre.
id FGV_4d3593213061105899f3ad6bf1d60d7d
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3959
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Ramos, Oswaldo de Carvalho BarbosaEscolas::EBAPEOliveira, José Antônio Puppim deGomes, Luiz Flavio Autran MonteiroCampos, Celso José de2009-11-18T19:01:23Z2009-11-18T19:01:23Z2003RAMOS, Oswaldo de Carvalho Barbosa. A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2003.http://hdl.handle.net/10438/3959Este trabalho mostra caminhos para encontrar respostas práticas e objetivas para a aplicação de teorias, conceitos e dogmas, da teoria administrativa no sistema empresarial, com foco claro no binômio empresa e mercado. É a busca de uma relação que traga maior compartilhamento de informações entre estes mundos, procurando um comportamento empresarial que atenda as necessidades de um mercado mutante e em constante alteração. Assim esperamos atenuar o nível de impacto causado pela utilização das teOlias administrativas - consagradas ao sucesso - num universo de mercado que apresenta multiplicidade de aspectos, crescimento de forma desordenada, e no caso brasileiro, uma cultura heterogênea e diversificada. Como resultado final, observou-se que a percepção das empresas pesquisa das, por meio de seus executivos, quanto à Orientação para o Mercado na relação proposta das variáveis analisadas - Capacidade de Resposta - Geração de Inteligência - Disseminação da Inteligência - Orientação para Competidorapresenta uma forte dificuldade de ação em detrimento de uma crescente Geração e disseminação de Inteligência, com preocupações quanto ao Competidor. Outros resultados encontrados no modelo proposto deixam claro que o que os executivos acreditam que suas empresas são mais orientadas para mercado do que realmente ocorre.This work shows the directions through which we can find the answers in order to drive us through theories, concepts and principIes on Market as a stratrgically guided decision. Thus, we wish to introduce infonnation and data through wich we may lessen the leveI oi impact caused by the use of administrative theories - faded to success - in this market universe exhibiting multi pIe aspects, a loose growth, and considering the Brazilian case, the most heterogeneous and diverse in culture. As a result it was possible to observe the difficulties organizations manage to face, concerning the answer ability to the market,is under other variables analysed in this ppaper. Meanwhile the organizations get to generate market intelligence and disseminate this intelligence, as well as get oriented by competitiveness, has not the same levei of success when it comes down to the expectations generated by this processo As a secondary result, we could mention the perception of the executives as for guidance to the market organization, which is a1so beneath the levei presented in this research.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasCultura organizacionalMarketingA orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000333008.pdf000333008.pdfPDFapplication/pdf2762010https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6fadfe9b-44f5-4937-a6af-32b6ce907c33/downloadafe5f4b345a3770a4357adc12cb00c4fMD51TEXT000333008.pdf.txt000333008.pdf.txtExtracted texttext/plain103050https://repositorio.fgv.br/bitstreams/219e69ea-291b-4def-963d-dbb507133d18/download242dcb31197cc5daf0090b11b8c94478MD56THUMBNAIL000333008.pdf.jpg000333008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3305https://repositorio.fgv.br/bitstreams/13375ae1-348e-4640-b75b-954666a9b9df/download22e06c744fa73e1751a7d4baa257c174MD5710438/39592023-11-08 22:40:40.857open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3959https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T22:40:40Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
title A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
spellingShingle A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
Ramos, Oswaldo de Carvalho Barbosa
Organização e gerência
Administração de empresas
Cultura organizacional
Marketing
title_short A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
title_full A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
title_fullStr A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
title_full_unstemmed A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
title_sort A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações
author Ramos, Oswaldo de Carvalho Barbosa
author_facet Ramos, Oswaldo de Carvalho Barbosa
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Oliveira, José Antônio Puppim de
Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Oswaldo de Carvalho Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Celso José de
contributor_str_mv Campos, Celso José de
dc.subject.por.fl_str_mv Organização e gerência
topic Organização e gerência
Administração de empresas
Cultura organizacional
Marketing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Marketing
description Este trabalho mostra caminhos para encontrar respostas práticas e objetivas para a aplicação de teorias, conceitos e dogmas, da teoria administrativa no sistema empresarial, com foco claro no binômio empresa e mercado. É a busca de uma relação que traga maior compartilhamento de informações entre estes mundos, procurando um comportamento empresarial que atenda as necessidades de um mercado mutante e em constante alteração. Assim esperamos atenuar o nível de impacto causado pela utilização das teOlias administrativas - consagradas ao sucesso - num universo de mercado que apresenta multiplicidade de aspectos, crescimento de forma desordenada, e no caso brasileiro, uma cultura heterogênea e diversificada. Como resultado final, observou-se que a percepção das empresas pesquisa das, por meio de seus executivos, quanto à Orientação para o Mercado na relação proposta das variáveis analisadas - Capacidade de Resposta - Geração de Inteligência - Disseminação da Inteligência - Orientação para Competidorapresenta uma forte dificuldade de ação em detrimento de uma crescente Geração e disseminação de Inteligência, com preocupações quanto ao Competidor. Outros resultados encontrados no modelo proposto deixam claro que o que os executivos acreditam que suas empresas são mais orientadas para mercado do que realmente ocorre.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T19:01:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T19:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Oswaldo de Carvalho Barbosa. A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3959
identifier_str_mv RAMOS, Oswaldo de Carvalho Barbosa. A orientação para mercado e a capacidade de resposta das organizações. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2003.
url http://hdl.handle.net/10438/3959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6fadfe9b-44f5-4937-a6af-32b6ce907c33/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/219e69ea-291b-4def-963d-dbb507133d18/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/13375ae1-348e-4640-b75b-954666a9b9df/download
bitstream.checksum.fl_str_mv afe5f4b345a3770a4357adc12cb00c4f
242dcb31197cc5daf0090b11b8c94478
22e06c744fa73e1751a7d4baa257c174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749802494033920