Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Marco Aurélio Lima de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2234
Resumo: Este trabalho procurou desenvolver o conceito de estratégia institucional, ilustrando sua aplicação no contexto específico da disputa de mercado pelas empresas farmacêuticas por ocasião da regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil. Estratégia institucional implica uma compreensão combinada das facetas técnica e institucional do ambiente e das organizações, e o reconhecimento da condição e das possibilidades de agência como socialmente construídas, sendo pertinente e relevante para aqueles que desejam formular e executar estratégias empresariais. O conceito apóia-se em elementos amplamente discutidos em Teoria Institucional em estudos organizacionais, porém negligenciados nas abordagens predominantes no campo da Estratégia Empresarial, ancoradas em pressupostos da economia neoclássica. Através de análise documental e análise de conteúdo, em perspectiva longitudinal, buscou-se caracterizar estratégias institucionais empregadas pelos laboratórios farmacêuticos, verificando-se a influência que tiveram sobre a regulamentação do setor, e o conseqüente impacto sobre o desempenho econômico das empresas. Os resultados encontrados, em linha com o referencial teórico desenvolvido, sugerem que as empresas empreenderam manobras institucionais, influenciando mudanças nas 'regras do jogo' ou fazendo uso delas para obter ou manter fontes de rendas econômicas, restringidas pela condição de legitimidade que lhes foi atribuída pelos outros atores. Diversas mudanças na regulamentação puderam ser associadas às manobras estratégicas, e o impacto do novo arranjo institucional sobre o desempenho das empresas pode ser observado. O estudo aponta a necessidade de incorporação de novos elementos aos processos e análises convencionais de estratégia de empresas, notadamente uma reflexão crítica sobre as pressões institucionais e a avaliação de respostas estratégicas que possam ser percebidas como legítimas pelos outros atores sociais envolvidos.
id FGV_5188f8201c343ce81843e082505cc654
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2234
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Queiroz, Marco Aurélio Lima deEscolas::EAESPVasconcelos, Flávio Carvalho deCrubellate, João MarceloMachado-da-Silva, Clóvis Luiz2010-04-20T20:51:05Z2010-04-20T20:51:05Z2007-02-26QUEIROZ, Marco Aurélio Lima de. Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/10438/2234Este trabalho procurou desenvolver o conceito de estratégia institucional, ilustrando sua aplicação no contexto específico da disputa de mercado pelas empresas farmacêuticas por ocasião da regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil. Estratégia institucional implica uma compreensão combinada das facetas técnica e institucional do ambiente e das organizações, e o reconhecimento da condição e das possibilidades de agência como socialmente construídas, sendo pertinente e relevante para aqueles que desejam formular e executar estratégias empresariais. O conceito apóia-se em elementos amplamente discutidos em Teoria Institucional em estudos organizacionais, porém negligenciados nas abordagens predominantes no campo da Estratégia Empresarial, ancoradas em pressupostos da economia neoclássica. Através de análise documental e análise de conteúdo, em perspectiva longitudinal, buscou-se caracterizar estratégias institucionais empregadas pelos laboratórios farmacêuticos, verificando-se a influência que tiveram sobre a regulamentação do setor, e o conseqüente impacto sobre o desempenho econômico das empresas. Os resultados encontrados, em linha com o referencial teórico desenvolvido, sugerem que as empresas empreenderam manobras institucionais, influenciando mudanças nas 'regras do jogo' ou fazendo uso delas para obter ou manter fontes de rendas econômicas, restringidas pela condição de legitimidade que lhes foi atribuída pelos outros atores. Diversas mudanças na regulamentação puderam ser associadas às manobras estratégicas, e o impacto do novo arranjo institucional sobre o desempenho das empresas pode ser observado. O estudo aponta a necessidade de incorporação de novos elementos aos processos e análises convencionais de estratégia de empresas, notadamente uma reflexão crítica sobre as pressões institucionais e a avaliação de respostas estratégicas que possam ser percebidas como legítimas pelos outros atores sociais envolvidos.The objective of this work was to develop the concept of institutional strategy, applying it to the specific context of the pharmaceutical market competition by the time of the generic drugs regulation in Brazil. Institutional strategy implies a combined view of the technical and institutional facets of both the environment and the organizations, recognizing that agency condition and possibilities are socially constructed. It must be addressed while formulating or executing business strategy. The concept relies on well-known elements of institutional theory in organizational analysis, even though neglected by business strategy mainstream theories, anchored on neoclassic economic premises. Through content and documental analysis, with longitudinal perspective, the study identified institutional strategies and their influence on regulation accessed, as well as the consequent impact on economic performance of the various firms involved. In accordance to the theory framework developed, results found suggested that pharmaceutical companies performed institutional maneuvers, influencing changes in 'the rules of the game' or making use of them to obtain or sustain sources of economic rentals. Firms´ legitimacy as perceived by the other social actors limited these attempts. Several changes in regulation could be associated to the strategic maneuvers developed, and the impact of the new institutional arrangement on the economic performance of the firms observed. The study indicates that new elements ought to be included in traditional business strategy processes, specially a critical analysis of institutional pressures and the evaluation of strategic responses that might be perceived as legitimate by the other social actors involved.porStrategyInstitutional theoryLegitimacyInstitutional pressuresStrategic responsesEstratégiaTeoria institucionalLegitimidadePressões institucionaisRespostas estratégicasAdministração de empresasIndústria farmacêutica - BrasilMedicamentos genéricos - RegulamentaçãoPlanejamento estratégicoPlanejamento empresarialDesenvolvimento institucionalEstratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL166827.pdf.jpg166827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2629https://repositorio.fgv.br/bitstreams/31ce91c7-254d-4db6-a101-c02b6cf8dca1/download3888e05d360621da8e5282fa1af4b919MD58ORIGINAL166827.pdfPDFapplication/pdf1099445https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5de695f4-0c42-4e20-baa2-902f2182872a/downloada061e47acbd690633dfe449b6aa812b7MD52TEXT166827.pdf.txt166827.pdf.txtExtracted texttext/plain103231https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7353ccfe-a21c-4889-b5f8-c4811483cefa/download082a107c97a01e8643cdeefafab87850MD5710438/22342023-11-07 11:16:15.264open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2234https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T11:16:15Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
title Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
spellingShingle Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
Queiroz, Marco Aurélio Lima de
Strategy
Institutional theory
Legitimacy
Institutional pressures
Strategic responses
Estratégia
Teoria institucional
Legitimidade
Pressões institucionais
Respostas estratégicas
Administração de empresas
Indústria farmacêutica - Brasil
Medicamentos genéricos - Regulamentação
Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Desenvolvimento institucional
title_short Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
title_full Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
title_fullStr Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
title_full_unstemmed Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
title_sort Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil
author Queiroz, Marco Aurélio Lima de
author_facet Queiroz, Marco Aurélio Lima de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Vasconcelos, Flávio Carvalho de
Crubellate, João Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Marco Aurélio Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado-da-Silva, Clóvis Luiz
contributor_str_mv Machado-da-Silva, Clóvis Luiz
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Institutional theory
Legitimacy
Institutional pressures
Strategic responses
topic Strategy
Institutional theory
Legitimacy
Institutional pressures
Strategic responses
Estratégia
Teoria institucional
Legitimidade
Pressões institucionais
Respostas estratégicas
Administração de empresas
Indústria farmacêutica - Brasil
Medicamentos genéricos - Regulamentação
Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Desenvolvimento institucional
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Teoria institucional
Legitimidade
Pressões institucionais
Respostas estratégicas
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica - Brasil
Medicamentos genéricos - Regulamentação
Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Desenvolvimento institucional
description Este trabalho procurou desenvolver o conceito de estratégia institucional, ilustrando sua aplicação no contexto específico da disputa de mercado pelas empresas farmacêuticas por ocasião da regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil. Estratégia institucional implica uma compreensão combinada das facetas técnica e institucional do ambiente e das organizações, e o reconhecimento da condição e das possibilidades de agência como socialmente construídas, sendo pertinente e relevante para aqueles que desejam formular e executar estratégias empresariais. O conceito apóia-se em elementos amplamente discutidos em Teoria Institucional em estudos organizacionais, porém negligenciados nas abordagens predominantes no campo da Estratégia Empresarial, ancoradas em pressupostos da economia neoclássica. Através de análise documental e análise de conteúdo, em perspectiva longitudinal, buscou-se caracterizar estratégias institucionais empregadas pelos laboratórios farmacêuticos, verificando-se a influência que tiveram sobre a regulamentação do setor, e o conseqüente impacto sobre o desempenho econômico das empresas. Os resultados encontrados, em linha com o referencial teórico desenvolvido, sugerem que as empresas empreenderam manobras institucionais, influenciando mudanças nas 'regras do jogo' ou fazendo uso delas para obter ou manter fontes de rendas econômicas, restringidas pela condição de legitimidade que lhes foi atribuída pelos outros atores. Diversas mudanças na regulamentação puderam ser associadas às manobras estratégicas, e o impacto do novo arranjo institucional sobre o desempenho das empresas pode ser observado. O estudo aponta a necessidade de incorporação de novos elementos aos processos e análises convencionais de estratégia de empresas, notadamente uma reflexão crítica sobre as pressões institucionais e a avaliação de respostas estratégicas que possam ser percebidas como legítimas pelos outros atores sociais envolvidos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Marco Aurélio Lima de. Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2234
identifier_str_mv QUEIROZ, Marco Aurélio Lima de. Estratégia institucional no contexto empresarial: o setor farmacêutico e a regulamentação dos medicamentos genéricos no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.
url http://hdl.handle.net/10438/2234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/31ce91c7-254d-4db6-a101-c02b6cf8dca1/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5de695f4-0c42-4e20-baa2-902f2182872a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7353ccfe-a21c-4889-b5f8-c4811483cefa/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3888e05d360621da8e5282fa1af4b919
a061e47acbd690633dfe449b6aa812b7
082a107c97a01e8643cdeefafab87850
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797694355800064