Gestão de risco cambial e competitividade: um estudo de caso para umma empresa de médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lucas de Oliva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31669
Resumo: Objetivo: O presente estudo pretende, por meio de um estudo de caso realizado em uma média empresa, no período de 2015 a 2020, compreender de que forma a gestão de risco cambial pode contribuir para o aumento da competitividade. Metodologia: Para a realização deste trabalho foi avaliada uma amostra de todas as 79 vendas externas realizadas pela empresa, cuja forma de pagamento fora a carta de crédito à vista. Por meio de estatística descritiva e análise de frequências acumuladas foi avaliada a significância dos resultados obtidos pela empresa, assim como o estimado com a operação de hedge no mercado de dólar futuro. Resultados: Foi verificado que há relação significativa entre a utilização de hedge cambial negociado no mercado futuro com o aumento da competitividade para o caso analisado. Em período de fortes oscilações cambiais, o hedge se mostrou um gerador de vantagens competitivas, à medida em que atua na diminuição dos riscos relacionados a exposição cambial. Limitações: A pesquisa apresentou como limitação não relacionar os resultados obtidos com os resultados contábeis, com vistas a mensurar o impacto do desempenho com e sem hedge para todas as atividades desenvolvidas pela empresa. Também foram descartados possíveis custos com a operação de hedge, além de considerar que a empresa teria caixa suficiente para arcar com os ajustes diários da variação cambial. Contribuições práticas: O trabalho contribui para a importância do estudo dos mecanismos de hedge cambial para empresas de médio porte, bem como para a necessidade do domínio das ferramentas disponíveis no mercado. É importante compreender como a gestão de risco cambial eficaz pode gerar vantagens competitivas. Contribuições acadêmicas: Corroborar com estudos prévios acerca da influência das variações cambiais para as empresas brasileiras e contribuir para a discussão sobre gestão de risco cambial. Originalidade: A originalidade desta pesquisa reside no estudo da efetividade do hedge cambial como gerador de vantagens competitivas para empresas de médio porte, não tendo sido localizado objetivos semelhantes em pesquisas prévias. Pesquisas futuras: Para estudos futuros, recomenda-se a mensuração do desempenho em mercado de opções para empresas que não realizam hedge. O intuito é verificar em outro mercado a efetividade da operação hedge para geração de vantagens competitivas.
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Em período de fortes oscilações cambiais, o hedge se mostrou um gerador de vantagens competitivas, à medida em que atua na diminuição dos riscos relacionados a exposição cambial. Limitações: A pesquisa apresentou como limitação não relacionar os resultados obtidos com os resultados contábeis, com vistas a mensurar o impacto do desempenho com e sem hedge para todas as atividades desenvolvidas pela empresa. Também foram descartados possíveis custos com a operação de hedge, além de considerar que a empresa teria caixa suficiente para arcar com os ajustes diários da variação cambial. Contribuições práticas: O trabalho contribui para a importância do estudo dos mecanismos de hedge cambial para empresas de médio porte, bem como para a necessidade do domínio das ferramentas disponíveis no mercado. É importante compreender como a gestão de risco cambial eficaz pode gerar vantagens competitivas. Contribuições acadêmicas: Corroborar com estudos prévios acerca da influência das variações cambiais para as empresas brasileiras e contribuir para a discussão sobre gestão de risco cambial. Originalidade: A originalidade desta pesquisa reside no estudo da efetividade do hedge cambial como gerador de vantagens competitivas para empresas de médio porte, não tendo sido localizado objetivos semelhantes em pesquisas prévias. Pesquisas futuras: Para estudos futuros, recomenda-se a mensuração do desempenho em mercado de opções para empresas que não realizam hedge. O intuito é verificar em outro mercado a efetividade da operação hedge para geração de vantagens competitivas.Purpose: This study aims, through a case study carried out in a medium-sized company, comprising the period from 2015 to 2020, to understand how foreign exchange risk management can contribute to increase competitiveness. Design/Methodology: In order to carry out this work, a sample of all 79 external sales carried out by the company, whose payment term had been a letter of credit at sight, was evaluated. Through descriptive statistics and analysis of accumulated frequencies, the meaning of the results obtained by the company was evaluated, as well as the estimated with the hedge operation in the future dollar market. Findings: A significant relationship between the use of foreign exchange hedge, negotiated in the future market, with increased competitiveness for the case analyzed, was verified. In a period of strong exchange rate fluctuations, the hedge proved to be a generator of competitive advantages, as it works to reduce risks related to exchange exposure. Research limitations: Not to relate the results obtained with the accounting results, in order to measure the impact of performance with and without hedge for all activities developed by the company, was a research limitation founded. Possible costs with the hedge operation were also ruled out, in addition to considering that the company would have enough cash to cover the daily adjustments of the exchange rate variation. Practical implications: The work contributes to the importance of studying exchange rate hedge mechanisms for medium-sized companies, as well as the need to master the tools available in the market. It is important to understand how effective foreign exchange risk management can generate competitive advantages. Academic implications: Corroborate with previous studies about the influence of exchange rate variations for Brazilian companies; contribute to the discussion on exchange rate risk management. Originality: The originality of this research resides in the study of the effectiveness of the foreign exchange hedge as a generator of competitive advantages for medium-sized companies, having not found similar objectives in previous research. Future research: For future studies, it is recommended to measure the performance in the options market for companies that do not hedge. The aim is to verify in another market the effectiveness of the hedged operation to generate competitive advantages.porGestão de RiscoExposição CambialHedgeCompetitividadeRisk managementForeign Exchange ExposureHedgeCompetitivenessAdministração de empresasAdministração de riscoHedging (Finanças)Risco (Economia)ConcorrênciaGestão de risco cambial e competitividade: um estudo de caso para umma empresa de médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-05-20reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Final Lucas Martins IMPRESSA.pdfDissertação Final Lucas Martins IMPRESSA.pdfPDFapplication/pdf1226393https://repositorio.fgv.br/bitstreams/38275d22-e54f-4d7b-8adf-cf91d35df95f/download7eefcf900591ea03b220370d9e6dd60bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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