Modelos de otimização aplicados à estratégica de comercialização de cana-de-açúcar, soja e milho na região de Ourinhos - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinatti, Thiago Ferrari
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30534
Resumo: O agricultor cada vez mais convive com novas realidades e técnicas necessárias para sua sustentabilidade do seu negócio. Além da busca por tecnologias que permitam bons níveis de produtividade, é fundamental que o produtor defina estratégias adequadas para a compra de insumos e para a venda da sua produção em momentos de melhores preços. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático de programação linear para auxiliar o produtor agrícola em seu planejamento, visando identificar a estratégia ótima de comercialização, armazenamento e venda de seus produtos. A análise se baseia em uma propriedade produtora de cana-de-açúcar, soja e milho na região de OurinhosSP. Foram avaliadas duas estratégias de comercialização para o produtor: i) a estratégia padrão, quando a compra de insumo e a venda da produção é definida em momentos distintos; e, ii) a estratégia utilizando o modelo barter, quando a precificação dos insumos e dos produtos vendidos ocorre no mês de entrega da safra. Os resultados indicaram que o modelo de comercialização padrão é mais efetivo do que a sistemática de barter na geração de caixa da propriedade. A restrição imposta para a valoração dos insumos no modelo de bater prejudicou sobremaneira o fluxo de caixa líquido obtido ao final do período, com queda de receita de 17,2% na comparação com o modelo padrão. O uso da estratégia de barter, entretanto, podese tornar uma boa opção ao agricultor para minimizar os riscos associados à dinâmica e dificuldade de previsão dos preços futuros. O modelo matemático se mostrou útil para fundamentar a tomada de decisão do produtor diante do grande número de variáveis, restrições e possibilidades envolvidas na escolha da melhor estratégia a ser adotada.
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Foram avaliadas duas estratégias de comercialização para o produtor: i) a estratégia padrão, quando a compra de insumo e a venda da produção é definida em momentos distintos; e, ii) a estratégia utilizando o modelo barter, quando a precificação dos insumos e dos produtos vendidos ocorre no mês de entrega da safra. Os resultados indicaram que o modelo de comercialização padrão é mais efetivo do que a sistemática de barter na geração de caixa da propriedade. A restrição imposta para a valoração dos insumos no modelo de bater prejudicou sobremaneira o fluxo de caixa líquido obtido ao final do período, com queda de receita de 17,2% na comparação com o modelo padrão. O uso da estratégia de barter, entretanto, podese tornar uma boa opção ao agricultor para minimizar os riscos associados à dinâmica e dificuldade de previsão dos preços futuros. O modelo matemático se mostrou útil para fundamentar a tomada de decisão do produtor diante do grande número de variáveis, restrições e possibilidades envolvidas na escolha da melhor estratégia a ser adotada.Farmers have faced new realities and techniques necessary for the sustainability of their business. In addition to the search for technologies that allow higher levels of productivity, it is essential that the producer defines appropriate strategies for the purchase of inputs and for the sale of his production. In this context, the present work aims to develop a mathematical model of linear programming to support the agricultural producer in his planning, aiming to identify the optimal strategy for the commercialization, storage and sale of his products. The analysis is based on a farm producing sugar cane, soybeans and corn in the region of Ourinhos-SP. Two marketing strategies were evaluated for the producer: i) the standard strategy, when the purchase of input and the sale of production is defined in different months; and, ii) the strategy using the barter model, when the pricing of inputs and products occurs in the same month. The results indicated that the standard sales strategy is more effective than the barter system for the property's cash generation. The restriction imposed on the valuation of inputs when the producer adopts the barter strategy greatly affected the net cash flow obtained at the end of the analyzed period, with a 17.2% drop in revenue compared to the standard model. The use of the barter strategy, however, can become a good option for the farmer to minimize the risks associated with the dynamics and difficulty of forecasting future prices. The mathematical model proved to be useful for decision making by the producer in view of the large number of variables, restrictions and possibilities involved in choosing the best buying and selling strategy to be adopted.porMarketCommercializationStorageStrategyMercadoComercializaçãoArmazenamentoEstratégiaEconomiaSoja - ComercializaçãoMilho - ComercializaçãoCana-de-açucar - ComercializaçãoEconomia agrícola - Ourinhos (SP)Modelos de otimização aplicados à estratégica de comercialização de cana-de-açúcar, soja e milho na região de Ourinhos - SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTHIAGO FERRARI FANTINATTI 06.05.2021.pdf.txtTHIAGO FERRARI FANTINATTI 06.05.2021.pdf.txtExtracted 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