A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3370 |
Resumo: | The basic thesis of this work is that the school management constitutes a key factor for the quality of education in the school units, and therefore its main manager, the principal, assumes a main role in the school performance. Despite this fact, it has not been attributed to the educational management any priority in the educational management research in the educational area. Thus, this work aimed at investigating the influence on the style of management of the school administrator, so far as the principal is concerned. It was used bibliographical research on the subject and interviews carried out with professors, employees and directors of schools of the public system of education of the State of São Paulo. Amongst the most relevant results it was observed: 92% of the participant professors of the research consider that the performance of the principal influences the quality of education of the school; 93% of the participant employees of the research consider that they had had significant changes in relation to their activity, which resulted from for the varied forms of the directors' performance. |
id |
FGV_5cfcb9ee3fcd20429347c0d9cbd28172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/3370 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Igarasi, Lizarda YaeEscolas::EBAPEMotta, Paulo RobertoEsteves, Vera VergaraVieira, Paulo Reis2009-11-18T18:56:22Z2009-11-18T18:56:22Z2001IGARASI, Lizarda Yae. A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001.http://hdl.handle.net/10438/3370The basic thesis of this work is that the school management constitutes a key factor for the quality of education in the school units, and therefore its main manager, the principal, assumes a main role in the school performance. Despite this fact, it has not been attributed to the educational management any priority in the educational management research in the educational area. Thus, this work aimed at investigating the influence on the style of management of the school administrator, so far as the principal is concerned. It was used bibliographical research on the subject and interviews carried out with professors, employees and directors of schools of the public system of education of the State of São Paulo. Amongst the most relevant results it was observed: 92% of the participant professors of the research consider that the performance of the principal influences the quality of education of the school; 93% of the participant employees of the research consider that they had had significant changes in relation to their activity, which resulted from for the varied forms of the directors' performance.O pressuposto básico desta dissertação é que a gestão escolar constitui mola propulsora da qualidade de ensino em unidades escolares e que nelas, seu principal gestor, o diretor, assume papel relevante no desempenho da unidade. Apesar disso, não se tem atribuído à gestão educacional prioridade nas pesquisas na área educacional. Assim, objetivou-se neste trabalho investigar a influência que o estilo de gestão do administrador escolar, na figura do diretor, exerce no funcionamento e qualidade do desempenho da unidade escolar. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre o assunto e entrevistas realizadas com professores, funcionários e diretores de escolas do sistema público de ensino do Estado de São Paulo. Dentre os resultados mais relevantes observou-se: 92% dos professores participantes da pesquisa consideram que a atuação do diretor escolar influencia a qualidade de ensino da escola; 93% dos funcionários participantes da pesquisa consideram que houveram alterações significativas em relação ao desempenho de sua atividade, causadas pelas variadas formas de atuação dos diretores.porOrganização e gerênciaAdministração de empresasEscolas - Organização e administraçãoEducação e EstadoA gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissert.pdfPDFapplication/pdf430728https://repositorio.fgv.br/bitstreams/726b3bd4-f32d-496d-ba6c-1b92cca1d62e/download6eb002b1c1a81e345dcbce0813249354MD51TEXTdissert.pdf.txtdissert.pdf.txtExtracted texttext/plain102883https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ad9b0436-9e63-4701-a98c-ffcbe69d5f34/download1e25e2e10897f09b11c90dc857b73f0dMD54THUMBNAILdissert.pdf.jpgdissert.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3049https://repositorio.fgv.br/bitstreams/435fe00b-d0b8-4ebf-8920-ade5b055e476/downloadd02edfd650e6b1c683dc22cf69c44d36MD5510438/33702023-11-27 20:53:00.456open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3370https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T20:53Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
title |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
spellingShingle |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar Igarasi, Lizarda Yae Organização e gerência Administração de empresas Escolas - Organização e administração Educação e Estado |
title_short |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
title_full |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
title_fullStr |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
title_sort |
A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar |
author |
Igarasi, Lizarda Yae |
author_facet |
Igarasi, Lizarda Yae |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Motta, Paulo Roberto Esteves, Vera Vergara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Igarasi, Lizarda Yae |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Paulo Reis |
contributor_str_mv |
Vieira, Paulo Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização e gerência |
topic |
Organização e gerência Administração de empresas Escolas - Organização e administração Educação e Estado |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Educação e Estado |
description |
The basic thesis of this work is that the school management constitutes a key factor for the quality of education in the school units, and therefore its main manager, the principal, assumes a main role in the school performance. Despite this fact, it has not been attributed to the educational management any priority in the educational management research in the educational area. Thus, this work aimed at investigating the influence on the style of management of the school administrator, so far as the principal is concerned. It was used bibliographical research on the subject and interviews carried out with professors, employees and directors of schools of the public system of education of the State of São Paulo. Amongst the most relevant results it was observed: 92% of the participant professors of the research consider that the performance of the principal influences the quality of education of the school; 93% of the participant employees of the research consider that they had had significant changes in relation to their activity, which resulted from for the varied forms of the directors' performance. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
IGARASI, Lizarda Yae. A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/3370 |
identifier_str_mv |
IGARASI, Lizarda Yae. A gestão escolar como fator condicionante do grau de satisfação dos atores escolares e desempenho da unidade escolar. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/3370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/726b3bd4-f32d-496d-ba6c-1b92cca1d62e/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ad9b0436-9e63-4701-a98c-ffcbe69d5f34/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/435fe00b-d0b8-4ebf-8920-ade5b055e476/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6eb002b1c1a81e345dcbce0813249354 1e25e2e10897f09b11c90dc857b73f0d d02edfd650e6b1c683dc22cf69c44d36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023976440692736 |