Gestão de capital de giro das empresas brasileiras em financial distress
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29843 |
Resumo: | A gestão de capital de giro se mostrou relevante para avaliar a performance e o posicionamento estratégico das empresas, este gerenciamento se torna ainda mais importante em firmas em financial distress. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de financial distress na política de crédito de clientes e pagamento de fornecedores de empresas brasileiras, adotando a metodologia de Molina & Preve (2009, 2012) para definir o estado de financial distress. Haja vista, que existe um dilema entre um política expansiva de crédito para clientes, com o objetivo de aumentar vendas, e a necessidade de caixa no curto prazo. No caso de pagamento de fornecedores, o aumento nos prazos de pagamento é considerado uma forma custosa de obter financiamento, devido aos descontos obtidos para pagamento antecipado (WILNER, 2000). A fim, de testar as hipóteses apresentadas foi coletado os dados de 136 empresas listadas na Bovespa entre o período de 2004 a 2019 e utilizado o modelo econométrico de dados em painel para análise. Os resultados da pesquisa evidenciaram as seguintes práticas na políticas de crédito comercial de empresas em financial distress: redução nos prazos de recebimento de clientes; aumento nos dias de pagamento para fornecedores; e em mercados não concentrados uma redução nos dias de crédito para clientes como alternativa ao financiamento bancário. Também foi avaliado o impacto do efeito tesoura nas políticas de crédito comercial e se pôde concluir que as empresas aumentam os dias de recebimento de clientes, quando apresentam saldo negativo em tesouraria (efeito tesoura), o que se mostrou inverso aos resultados obtidos com os indicadores de financial distress. |
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Ieiri, DaltonEscolas::EAESPBortoluzzo, AdrianaNakamura, Wilson ToshiroSheng, Hsia Hua2020-11-17T19:07:42Z2020-11-17T19:07:42Z2020-09https://hdl.handle.net/10438/29843A gestão de capital de giro se mostrou relevante para avaliar a performance e o posicionamento estratégico das empresas, este gerenciamento se torna ainda mais importante em firmas em financial distress. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de financial distress na política de crédito de clientes e pagamento de fornecedores de empresas brasileiras, adotando a metodologia de Molina & Preve (2009, 2012) para definir o estado de financial distress. Haja vista, que existe um dilema entre um política expansiva de crédito para clientes, com o objetivo de aumentar vendas, e a necessidade de caixa no curto prazo. No caso de pagamento de fornecedores, o aumento nos prazos de pagamento é considerado uma forma custosa de obter financiamento, devido aos descontos obtidos para pagamento antecipado (WILNER, 2000). A fim, de testar as hipóteses apresentadas foi coletado os dados de 136 empresas listadas na Bovespa entre o período de 2004 a 2019 e utilizado o modelo econométrico de dados em painel para análise. Os resultados da pesquisa evidenciaram as seguintes práticas na políticas de crédito comercial de empresas em financial distress: redução nos prazos de recebimento de clientes; aumento nos dias de pagamento para fornecedores; e em mercados não concentrados uma redução nos dias de crédito para clientes como alternativa ao financiamento bancário. Também foi avaliado o impacto do efeito tesoura nas políticas de crédito comercial e se pôde concluir que as empresas aumentam os dias de recebimento de clientes, quando apresentam saldo negativo em tesouraria (efeito tesoura), o que se mostrou inverso aos resultados obtidos com os indicadores de financial distress.The working capital management became relevant to evaluate the companies’ performance and the strategic positioning, its management is even more important for firms in financial distress. This research seeks to evaluate the impact on the trade receivables and the supplier payment policy of financial distressed firms, adopting the methodology applied by Molina & Preve (2009, 2012) to define the condition of financial distress. Since, there is a dilemma between an expansive customer credit policy, with the objective to increase sales, and the need for cash in the short term. In the case of supplier’s payment, the increase in the payment terms is considered an expensive way of financing, due to the discount granted for advanced payments (WILNER, 2000). To test the hypothesis presented it was collect data from 136 companies listed in the Brazilian Stock Market (Bovespa) between the periods of 2004 and 2019, and it was used panel data econometric model for analysis. The results of this paper demonstrated the following trade credit practices for financial distressed firms: reduction on the accounts receivables terms; increase in the payment terms to suppliers; and on non-concentrated markets there was a reduction of the customer credit terms as an alternative for banking financing. It was also evaluate the impact of the scissors’ effect on the trade credit policies and it could conclude that the companies increased their terms to customers, when presenting a negative treasury balance (scissors’ effect), which is the contrary to the results seeing with the financial distress indicators.porFinancial distressWorking capital managementScissors’ effectTrade credit policiesFleuriet modelGestão de capital de giroRestrição financeiraEfeito tesouraPolíticas de crédito comercialModelo FleurietAdministração de empresasCapital de giro - AdministraçãoEmpresas - FinançasCréditosEmpresas - BrasilGestão de capital de giro das empresas brasileiras em financial distressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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