O impacto da transição dos programas DF Sem Miséria/Bolsa Família e a implementação dos programas DF Social/Programa Auxílio Brasil no Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32873 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é avaliar o impacto na renda per capita familiar dos beneficiários com a transição dos programas sociais geridos pelo Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, por meio da análise de dados. Eis que a pesquisa utiliza os dados do Cadastro Único para programas sociais dos beneficiários do Distrito Federal com o intuito de avaliar o modelo dos programas de transferência de renda e sua eficácia e efetividade na elevação da renda per capita de famílias em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. Utiliza-se o método de Avaliação de Desenho, que busca responder qual melhor proposta e desenho lógico de intervenção dos programas sociais implementados no Distrito Federal. O estudo demonstra que as políticas sociais de transferência de renda constituem uma ferramenta que visa reduzir as desigualdades sociais, garantindo condições mínimas para que famílias possam se alimentar e assegurar o mínimo necessário para sobrevivência. No Distrito Federal, entre 2012 e 2021, vigorou o Programa DF Sem Miséria, instituído pela Lei n° 4.601, de 14 de julho de 2011, uma política pública de transferência de renda operada pelo Governo do Distrito Federal que tinha por objetivo suplementar a renda de famílias que recebiam o programa Bolsa Família. O programa DF Sem Miséria teve como foco elevar a renda de famílias com renda familiar per capita maior que R$ 70,00 (setenta reais) e menor que R$ 140,00 (cento e quarenta reais) para acima de R$ 140,00 per capita. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, na capital brasileira, cerca de 77 mil famílias em situação de extrema pobreza foram atendidas pelo programa DF Sem Miséria e receberam auxílio financeiro capaz de elevar suas rendas per capita. Em novembro de 2021, com a extinção do programa Bolsa Família pelo Decreto nº 10.852, de 8 de novembro de 2021, o programa DF Sem Miséria foi encerrado e substituído pelo programa DF Social, que visa a superação da pobreza no Distrito Federal. Diante deste quadro, a pesquisa apresentará a diferença entre os grupos mais ricos e os grupos mais pobres de beneficiários dos programas nos dois modelos de política pública. |
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Paixão, Bruno Ferreira daEscolas::EPPGLui, LizandroCruz, Bruno de OliveiraAlencar, Carlos Higino Ribeiro deValadão, Marcos Aurélio Pereira2022-11-11T15:16:01Z2022-11-11T15:16:01Z2022-10-31https://hdl.handle.net/10438/32873O objetivo geral deste trabalho é avaliar o impacto na renda per capita familiar dos beneficiários com a transição dos programas sociais geridos pelo Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, por meio da análise de dados. Eis que a pesquisa utiliza os dados do Cadastro Único para programas sociais dos beneficiários do Distrito Federal com o intuito de avaliar o modelo dos programas de transferência de renda e sua eficácia e efetividade na elevação da renda per capita de famílias em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. Utiliza-se o método de Avaliação de Desenho, que busca responder qual melhor proposta e desenho lógico de intervenção dos programas sociais implementados no Distrito Federal. O estudo demonstra que as políticas sociais de transferência de renda constituem uma ferramenta que visa reduzir as desigualdades sociais, garantindo condições mínimas para que famílias possam se alimentar e assegurar o mínimo necessário para sobrevivência. No Distrito Federal, entre 2012 e 2021, vigorou o Programa DF Sem Miséria, instituído pela Lei n° 4.601, de 14 de julho de 2011, uma política pública de transferência de renda operada pelo Governo do Distrito Federal que tinha por objetivo suplementar a renda de famílias que recebiam o programa Bolsa Família. O programa DF Sem Miséria teve como foco elevar a renda de famílias com renda familiar per capita maior que R$ 70,00 (setenta reais) e menor que R$ 140,00 (cento e quarenta reais) para acima de R$ 140,00 per capita. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, na capital brasileira, cerca de 77 mil famílias em situação de extrema pobreza foram atendidas pelo programa DF Sem Miséria e receberam auxílio financeiro capaz de elevar suas rendas per capita. Em novembro de 2021, com a extinção do programa Bolsa Família pelo Decreto nº 10.852, de 8 de novembro de 2021, o programa DF Sem Miséria foi encerrado e substituído pelo programa DF Social, que visa a superação da pobreza no Distrito Federal. Diante deste quadro, a pesquisa apresentará a diferença entre os grupos mais ricos e os grupos mais pobres de beneficiários dos programas nos dois modelos de política pública.The general objective of this work is to evaluate the impact on the per capita family income of the beneficiaries with the transition from the social programs managed by the Federal District. This is a quantitative research, through data analysis. Behold, the research uses data from the Cadastro Único for social programs of beneficiaries in the Federal District in order to evaluate the model of income transfer programs and their effectiveness and effectiveness in raising the per capita income of vulnerable families in the District. Federal. The Design Evaluation method is used, which seeks to answer the best proposal and logical design of intervention of social programs implemented in the Federal District. The study demonstrates that social income transfer policies are a tool that aims to reduce social inequalities, guaranteeing minimum conditions for families to be able to feed themselves and ensure the minimum necessary for survival. In the Federal District, between 2012 and 2021, the DF Sem Miséria Program was in effect, established by Law No. of families receiving the Bolsa Família program. The DF Sem Miséria program focused on raising the income of families with a per capita family income greater than R$ 70.00 (seventy reais) and less than R$ 140.00 (one hundred and forty reais) to above R$ 140, 00 per capita. According to data from the Department of Social Development of the Federal District, in the Brazilian capital, around 77,000 families in extreme poverty were assisted by the DF Sem Miséria program and received financial assistance capable of raising their per capita income. In November 2021, with the extinction of the Bolsa Família program by Decree No. 10,852, of November 8, 2021, the DF Sem Miséria program was terminated and replaced by the DF Social program, which aims to overcome poverty in the Federal District. Given this situation, the research will present the difference between the richest and the poorest groups of program beneficiaries in the two public policy models.porProgramas sociaisTransferência de rendaVulnerabilidade socialSocial programsIncome transferSocial vulnerabilityO impacto da transição dos programas DF Sem Miséria/Bolsa Família e a implementação dos programas DF Social/Programa Auxílio Brasil no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALBRUNO_FERREIRA_DA_PAIXAO_VERSÃO_FINAL.pdfBRUNO_FERREIRA_DA_PAIXAO_VERSÃO_FINAL.pdfPDFapplication/pdf2198989https://repositorio.fgv.br/bitstreams/86712643-661c-441b-8d1c-d5004fcb7551/downloadaa99efb0e2afa47b9abf52ea88477c79MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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