Guia para avaliação legislativa de projetos de recategorização, redução e extinção de unidades de conservação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/30201 |
Resumo: | Projetos de recategorização, redução e extinção de unidades de conservação têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil e mundo, o que pode significar um aumento da vulnerabilidade dessas áreas protegidas e o comprometimento do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Com o objetivo de proteger as unidades de conservação (UC) brasileiras e subsidiar a tomada de decisão do Poder Legislativo, este estudo realizado em parceria pelo FGV-CeDHE e o WWF-Brasil estabeleceu parâmetros e condições mínimas para que processos legislativos que visam alterar UC possam ser discutidos no Congresso Nacional. Os dados deste estudo foram obtidos através da análise da legislação ambiental brasileira; análise da jurisprudência brasileira; análise da legislação internacional sobre projetos de redução, reclassificação ou extinção de unidades de conservação; análise dos projetos de alteração de unidades de conservação proposto no Brasil entre 2009-2018; entrevista com atores relevantes e oficinas de validação com especialistas e parceiros. Ao todo foram definidas 6 etapas / parâmetros: (i) projeto de alteração deve ser proposto através de projeto de lei, em sentido formal; (ii) deve apresentar estudos técnicos; (iii) deve ser precedido de consulta pública que permita ampla participação; (iv) não pode legalizar ilicitudes, como ocupações ilegais; (v) não pode comprometer atributos que justificaram a criação da UC; e (vi) deve prever a compensação ambiental. O cumprimento desses critérios não significa que o projeto de alteração de UC deve ser aprovado. Apenas determina que o projeto atinge os requisitos mínimos para iniciar a discussão em Congresso Nacional, garantindo que essa discussão ocorra de forma democrática, participativa e transparente e que respeite os direitos humanos. |
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Os dados deste estudo foram obtidos através da análise da legislação ambiental brasileira; análise da jurisprudência brasileira; análise da legislação internacional sobre projetos de redução, reclassificação ou extinção de unidades de conservação; análise dos projetos de alteração de unidades de conservação proposto no Brasil entre 2009-2018; entrevista com atores relevantes e oficinas de validação com especialistas e parceiros. Ao todo foram definidas 6 etapas / parâmetros: (i) projeto de alteração deve ser proposto através de projeto de lei, em sentido formal; (ii) deve apresentar estudos técnicos; (iii) deve ser precedido de consulta pública que permita ampla participação; (iv) não pode legalizar ilicitudes, como ocupações ilegais; (v) não pode comprometer atributos que justificaram a criação da UC; e (vi) deve prever a compensação ambiental. O cumprimento desses critérios não significa que o projeto de alteração de UC deve ser aprovado. Apenas determina que o projeto atinge os requisitos mínimos para iniciar a discussão em Congresso Nacional, garantindo que essa discussão ocorra de forma democrática, participativa e transparente e que respeite os direitos humanos.WWF Brasil; e Gordon and Betty Moore FoundationporÁreas protegidasPADDDProteção ambientalTomada de decisãoPoder LegislativoDireitoProteção ambientalRecursos naturais - ConservaçãoReservas florestaisProcesso decisórioGuia para avaliação legislativa de projetos de recategorização, redução e extinção de unidades de conservaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTFGV CeDHE_WWF_PADDDCerrado_guia versão resumida.pdf.txtFGV CeDHE_WWF_PADDDCerrado_guia versão resumida.pdf.txtExtracted 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