Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vidigal Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28495
Resumo: Este trabalho se propôs estudar a atual situação da doação de sangue no Brasil a partir da retomada histórica do tema, da varredura de dados oficiais e de pesquisa e seleção criteriosa de estudos empíricos recentes cujo objetivo principal fosse analisar e compreender o perfil do doador de sangue e as motivações para a doação. Quanto aos fatos/dados oficiais, priorizou-se aqui como fontes principais instituições oficiais como o Ministério da Saúde, o Global Database on Blood Safety, a Organização Pan-Americana de Saúde, a Organização das Nações Unidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Constituição Federal do Brasil. A partir de algumas palavras-chave e da relação entre elas, buscou-se pelas pesquisas acadêmicas mais recentes (2009-2019) sobre o tema nas plataformas científicas Scielo (biblioteca eletrônica com um acervo eletrônico de periódicos científicos brasileiros), SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), Periódico Portal Capes e Google Acadêmico. Adicionalmente, ao aplicar o modelo adaptado por Masser et al. (2009, 2012) sobre a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) no contexto brasileiro, este estudo investigou a(s) relação(ões) entre a doação (ou não doação) de sangue, tendo em vista uma amostra do estado de Minas Gerais com 647 pessoas, com o fim de tentar prever a sua intenção comportamental para compreender quais fatores influenciam no processo de doação de sangue. Os estudos apresentados por Masser et al. (2009, 2012) trouxeram um avanço na aplicação do modelo TPB a grupos de doadores de sangue, e é justamente com base nos avanços e refinamento do modelo original que esta pesquisa se construiu. Por sinal, a presente pesquisa avançou ao incluir uma escala de motivações proposta como fatores adicionais para explicar a atitude e intenção de doar. O instrumento proposto para a coleta dos dados foi aplicado on-line e por meio de “lápis e papel” e validado na amostra: todas as medidas mostraram-se confiáveis, e no caso da escala de motivações proposta, validada por meio da Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória, foram econtrados três fatores válidos e confiáveis. A partir dos escores fatoriais das medidas coletadas com o questionário, ajustaram-se os modelos TPB por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). O modelo final ajustado apresentou excelente ajuste e, por intermédio da Path Analysis, pode-se concluir que os fatores internos ao indivíduo são os principais a explicar a atitude em relação à doação de sangue, intenção ou comportamento de doar. Assim, condizente com a literatura referenciada, constatou-se que a autoeficácia e a autoidentidade têm papéis cruciais em prever a intencionalidade e o comportamento de doar; em menor medida, porém com efeitos estatisticamente significantes, as normas morais, o arrependimento antecipado e a motivação intrínseca também foram relevantes em explicar a atitude e intenção de doar sangue. Com base na revisão teórica e nos resultados encontrados, propõe-se aqui a discussão acerca da importância do marketing social como metodologia para as campanhas de doação de sangue e, outrossim, da importância das informações e conhecimentos científicos como subsídio para essas campanhas.
id FGV_63dc729753963834818437c955cedec5
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28495
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Martins, Vidigal FernandesEscolas::EAESPPaulo, Renata Rodrigues DaherFagundes, André Francisco AlcântaraEscrivão Junior, ÁlvaroMalik, Ana Maria2019-11-12T12:36:16Z2019-11-12T12:36:16Z2019-10-14https://hdl.handle.net/10438/28495Este trabalho se propôs estudar a atual situação da doação de sangue no Brasil a partir da retomada histórica do tema, da varredura de dados oficiais e de pesquisa e seleção criteriosa de estudos empíricos recentes cujo objetivo principal fosse analisar e compreender o perfil do doador de sangue e as motivações para a doação. Quanto aos fatos/dados oficiais, priorizou-se aqui como fontes principais instituições oficiais como o Ministério da Saúde, o Global Database on Blood Safety, a Organização Pan-Americana de Saúde, a Organização das Nações Unidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Constituição Federal do Brasil. A partir de algumas palavras-chave e da relação entre elas, buscou-se pelas pesquisas acadêmicas mais recentes (2009-2019) sobre o tema nas plataformas científicas Scielo (biblioteca eletrônica com um acervo eletrônico de periódicos científicos brasileiros), SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), Periódico Portal Capes e Google Acadêmico. Adicionalmente, ao aplicar o modelo adaptado por Masser et al. (2009, 2012) sobre a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) no contexto brasileiro, este estudo investigou a(s) relação(ões) entre a doação (ou não doação) de sangue, tendo em vista uma amostra do estado de Minas Gerais com 647 pessoas, com o fim de tentar prever a sua intenção comportamental para compreender quais fatores influenciam no processo de doação de sangue. Os estudos apresentados por Masser et al. (2009, 2012) trouxeram um avanço na aplicação do modelo TPB a grupos de doadores de sangue, e é justamente com base nos avanços e refinamento do modelo original que esta pesquisa se construiu. Por sinal, a presente pesquisa avançou ao incluir uma escala de motivações proposta como fatores adicionais para explicar a atitude e intenção de doar. O instrumento proposto para a coleta dos dados foi aplicado on-line e por meio de “lápis e papel” e validado na amostra: todas as medidas mostraram-se confiáveis, e no caso da escala de motivações proposta, validada por meio da Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória, foram econtrados três fatores válidos e confiáveis. A partir dos escores fatoriais das medidas coletadas com o questionário, ajustaram-se os modelos TPB por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). O modelo final ajustado apresentou excelente ajuste e, por intermédio da Path Analysis, pode-se concluir que os fatores internos ao indivíduo são os principais a explicar a atitude em relação à doação de sangue, intenção ou comportamento de doar. Assim, condizente com a literatura referenciada, constatou-se que a autoeficácia e a autoidentidade têm papéis cruciais em prever a intencionalidade e o comportamento de doar; em menor medida, porém com efeitos estatisticamente significantes, as normas morais, o arrependimento antecipado e a motivação intrínseca também foram relevantes em explicar a atitude e intenção de doar sangue. Com base na revisão teórica e nos resultados encontrados, propõe-se aqui a discussão acerca da importância do marketing social como metodologia para as campanhas de doação de sangue e, outrossim, da importância das informações e conhecimentos científicos como subsídio para essas campanhas.This paper aims to study the current situation of blood donation in Brazil from the historical resumption of the theme, the scanning of official data and research and careful selection of recent empirical studies whose main objective was to analyze and understand the profile of the blood donor and the motivations for giving. Regarding official facts/data, priority was given here as main sources official institutions such as the Ministry of Health, the Global Database on Blood Safety, the Pan American Health Organization, the United Nations, the National Health Surveillance Agency and the Federal Constitution of Brazil. From some keywords and the relationship between them, we searched for the most recent academic research (2009-2019) on the subject in the scientific platforms Scielo (electronic library with an electronic collection of Brazilian scientific journals), SIBi (Integrated System of Libraries of the University of São Paulo), BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations), Portal Capes Journal and Google Scholar. Additionally, by applying the model adapted by Masser et al. (2009, 2012) on the Theory of Planned Behavior (TPB) in the Brazilian context, this study investigated the relationship(s) between blood donation (or nondonation), considering a sample of the state of Minas Gerais with 647 people, in order to try to predict their behavioral intention to understand which factors influence the process of blood donation. The studies presented by Masser et al. (2009, 2012) brought a breakthrough in the application of the TPB model to blood donor groups, and it is precisely based on the advances and refinement of the original model that this research was built. By the way, the present research has advanced by including a scale of motivations proposed as additional factors to explain the attitude and intention to give. The instrument proposed for data collection was applied online and by “pencil and paper” and validated in the sample: all measurements were reliable, and in the case of the proposed motivational scale, validated by Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis, we found three valid and reliable factors. From the factorial scores of the measures collected with the questionnaire, the TPB models were adjusted through the Structural Equation Modeling (SEM). The adjusted final model presented excellent fit and, by means of Path Analysis, it can be concluded that the factors internal to the individual are the main factors explaining the attitude towards blood donation, donation intention or behavior. Thus, consistent with the referenced literature, it was found that self-efficacy and self-identity play crucial roles in predicting donation intentionality and behavior; to a lesser extent, but with statistically significant effects, moral norms, early repentance, and intrinsic motivation were also relevant in explaining the attitude and intention to donate blood. Based on the theoretical review and the results found, we propose here the discussion about the importance of Social Marketing as a methodology for blood donation campaigns and, also, the importance of scientific information and knowledge as a subsidy for these campaigns.porBlood donationTheory of planned behaviorDoação de sangueTeoria do comportamento planejadoMotivaçõesAdministração de empresasDoadores de sangue - BrasilComportamento humanoMotivação (Psicologia)Processo decisórioComportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTese Vidigal_versalfinal.pdfTese Vidigal_versalfinal.pdfPDFapplication/pdf2432466https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e510458b-b605-48ed-99ef-6909ebaa0cd9/download3bf4726b4b58d76199aa72d4a5644de1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/81370f55-f0a8-4c40-bedc-6c7aebc7d0cc/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTese Vidigal_versalfinal.pdf.txtTese Vidigal_versalfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain102963https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4abc67e5-4a96-4721-9153-8004801c0000/downloadcf15f59e2e54c2c33cdcd4b796fa1ec2MD55THUMBNAILTese Vidigal_versalfinal.pdf.jpgTese Vidigal_versalfinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2508https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0fade346-d042-41d4-8b0b-8fa3f799967a/download0257988a40ad7d39c931bbfd65956165MD5610438/284952023-11-25 07:08:03.91open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28495https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T07:08:03Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
title Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
spellingShingle Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
Martins, Vidigal Fernandes
Blood donation
Theory of planned behavior
Doação de sangue
Teoria do comportamento planejado
Motivações
Administração de empresas
Doadores de sangue - Brasil
Comportamento humano
Motivação (Psicologia)
Processo decisório
title_short Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
title_full Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
title_fullStr Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
title_full_unstemmed Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
title_sort Comportamento planejado do doador de sangue em Minas Gerais: uma análise de suas motivações
author Martins, Vidigal Fernandes
author_facet Martins, Vidigal Fernandes
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Paulo, Renata Rodrigues Daher
Fagundes, André Francisco Alcântara
Escrivão Junior, Álvaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vidigal Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malik, Ana Maria
contributor_str_mv Malik, Ana Maria
dc.subject.eng.fl_str_mv Blood donation
Theory of planned behavior
topic Blood donation
Theory of planned behavior
Doação de sangue
Teoria do comportamento planejado
Motivações
Administração de empresas
Doadores de sangue - Brasil
Comportamento humano
Motivação (Psicologia)
Processo decisório
dc.subject.por.fl_str_mv Doação de sangue
Teoria do comportamento planejado
Motivações
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Doadores de sangue - Brasil
Comportamento humano
Motivação (Psicologia)
Processo decisório
description Este trabalho se propôs estudar a atual situação da doação de sangue no Brasil a partir da retomada histórica do tema, da varredura de dados oficiais e de pesquisa e seleção criteriosa de estudos empíricos recentes cujo objetivo principal fosse analisar e compreender o perfil do doador de sangue e as motivações para a doação. Quanto aos fatos/dados oficiais, priorizou-se aqui como fontes principais instituições oficiais como o Ministério da Saúde, o Global Database on Blood Safety, a Organização Pan-Americana de Saúde, a Organização das Nações Unidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Constituição Federal do Brasil. A partir de algumas palavras-chave e da relação entre elas, buscou-se pelas pesquisas acadêmicas mais recentes (2009-2019) sobre o tema nas plataformas científicas Scielo (biblioteca eletrônica com um acervo eletrônico de periódicos científicos brasileiros), SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), Periódico Portal Capes e Google Acadêmico. Adicionalmente, ao aplicar o modelo adaptado por Masser et al. (2009, 2012) sobre a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) no contexto brasileiro, este estudo investigou a(s) relação(ões) entre a doação (ou não doação) de sangue, tendo em vista uma amostra do estado de Minas Gerais com 647 pessoas, com o fim de tentar prever a sua intenção comportamental para compreender quais fatores influenciam no processo de doação de sangue. Os estudos apresentados por Masser et al. (2009, 2012) trouxeram um avanço na aplicação do modelo TPB a grupos de doadores de sangue, e é justamente com base nos avanços e refinamento do modelo original que esta pesquisa se construiu. Por sinal, a presente pesquisa avançou ao incluir uma escala de motivações proposta como fatores adicionais para explicar a atitude e intenção de doar. O instrumento proposto para a coleta dos dados foi aplicado on-line e por meio de “lápis e papel” e validado na amostra: todas as medidas mostraram-se confiáveis, e no caso da escala de motivações proposta, validada por meio da Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória, foram econtrados três fatores válidos e confiáveis. A partir dos escores fatoriais das medidas coletadas com o questionário, ajustaram-se os modelos TPB por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). O modelo final ajustado apresentou excelente ajuste e, por intermédio da Path Analysis, pode-se concluir que os fatores internos ao indivíduo são os principais a explicar a atitude em relação à doação de sangue, intenção ou comportamento de doar. Assim, condizente com a literatura referenciada, constatou-se que a autoeficácia e a autoidentidade têm papéis cruciais em prever a intencionalidade e o comportamento de doar; em menor medida, porém com efeitos estatisticamente significantes, as normas morais, o arrependimento antecipado e a motivação intrínseca também foram relevantes em explicar a atitude e intenção de doar sangue. Com base na revisão teórica e nos resultados encontrados, propõe-se aqui a discussão acerca da importância do marketing social como metodologia para as campanhas de doação de sangue e, outrossim, da importância das informações e conhecimentos científicos como subsídio para essas campanhas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-12T12:36:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-12T12:36:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28495
url https://hdl.handle.net/10438/28495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e510458b-b605-48ed-99ef-6909ebaa0cd9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/81370f55-f0a8-4c40-bedc-6c7aebc7d0cc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4abc67e5-4a96-4721-9153-8004801c0000/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0fade346-d042-41d4-8b0b-8fa3f799967a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bf4726b4b58d76199aa72d4a5644de1
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
cf15f59e2e54c2c33cdcd4b796fa1ec2
0257988a40ad7d39c931bbfd65956165
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024051279659008