Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodart, Suely Mattos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/4964
Resumo: Constitui-se o presente trabalho na proposta de tese 'Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas de Informática no Brasil'. Esta apresentação é uma primeira tentativa de sistematização da área de interesse, buscando respostas a algumas questões formuladas no cotidiano dos administradores de empresas desse setor específico, consciente entretanto da impossibilidade de esgotar todas as alternativas para a formulação do planejamento. Procurar-se-á aliar a experiência obtida em anos de trabalho a aspectos teóricos do estudo de marketing de serviços, focado especialmente no setor acima citado. A prática de gerenciamento no país, e especialmente em algumas empresas de informática, tem mostrado que os administradores ainda não adquiriram o hábito de planejar com antecedência suas estratégias, ou ainda, uma visão do que pode e deve ser feito para tal. A indústria de informática, em especial a de software, objeto de estudo mais detido, é constituída, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, que enfrentam, além das dificuldades peculiares ao seu tamanho, a concorrência de empresas de grande porte e multinacionais. Devem ainda estar atentas a constante e rápida transformação tecnológica que se processa diariamente, e cientes de que este é o setor que mais cresce em todo o mundo, com o maior potencial de transformação social. Assim, planejar num setor de perpétua mutação, com variáveis interdependentes e amplas o bastante para relacionarem-se a qualquer contexto que se imagine, exige do empreendedor habilidades distintas, desde o conhecimento técnico específico à capacidade de realizar uma série de tarefas administrativas, fundamentais para a continuidade de seu negócio, tomando a tarefa de gerir seu negócio de complexidade multidisciplinar, o que sugere a adoção de algumas linhas de ação bem definidas.
id FGV_69ab38e025b26c280b4783fe7798684a
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/4964
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Bodart, Suely MattosEscolas::EAESPHamburger, Polia LernerSantos, Rubens da CostaPsillakis, Homero M.2010-04-20T20:15:14Z2010-04-20T20:15:14Z1996-04-12BODART, Suely Mattos. Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1996.http://hdl.handle.net/10438/4964Constitui-se o presente trabalho na proposta de tese 'Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas de Informática no Brasil'. Esta apresentação é uma primeira tentativa de sistematização da área de interesse, buscando respostas a algumas questões formuladas no cotidiano dos administradores de empresas desse setor específico, consciente entretanto da impossibilidade de esgotar todas as alternativas para a formulação do planejamento. Procurar-se-á aliar a experiência obtida em anos de trabalho a aspectos teóricos do estudo de marketing de serviços, focado especialmente no setor acima citado. A prática de gerenciamento no país, e especialmente em algumas empresas de informática, tem mostrado que os administradores ainda não adquiriram o hábito de planejar com antecedência suas estratégias, ou ainda, uma visão do que pode e deve ser feito para tal. A indústria de informática, em especial a de software, objeto de estudo mais detido, é constituída, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, que enfrentam, além das dificuldades peculiares ao seu tamanho, a concorrência de empresas de grande porte e multinacionais. Devem ainda estar atentas a constante e rápida transformação tecnológica que se processa diariamente, e cientes de que este é o setor que mais cresce em todo o mundo, com o maior potencial de transformação social. Assim, planejar num setor de perpétua mutação, com variáveis interdependentes e amplas o bastante para relacionarem-se a qualquer contexto que se imagine, exige do empreendedor habilidades distintas, desde o conhecimento técnico específico à capacidade de realizar uma série de tarefas administrativas, fundamentais para a continuidade de seu negócio, tomando a tarefa de gerir seu negócio de complexidade multidisciplinar, o que sugere a adoção de algumas linhas de ação bem definidas.porIndústria de serviçosInformática - IndústriasPequenas e médias empresas - AdministraçãoPlanejamento estratégicoAdministração de empresasIndústria de serviçosInformática - IndústriasPequenas e médias empresas - AdministraçãoPlanejamento estratégicoPlanejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1199601257.pdf1199601257.pdfPDFapplication/pdf8379786https://repositorio.fgv.br/bitstreams/579b52b6-af1b-4082-be36-73c7b9f930c5/download044312eaa4232c260925f358e944c347MD51TEXT1199601257.pdf.txt1199601257.pdf.txtExtracted texttext/plain103271https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a397d38f-eb04-402f-b11f-6d2a6ad137dc/download25419837791cf6e65d7589550cf2ad29MD56THUMBNAIL1199601257.pdf.jpg1199601257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2778https://repositorio.fgv.br/bitstreams/658494b8-261a-477e-a30d-cff1465478a6/download63b3ca7af9c43cb6386710b10da92300MD5710438/49642023-11-08 20:17:41.098open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4964https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T20:17:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
title Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
spellingShingle Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
Bodart, Suely Mattos
Indústria de serviços
Informática - Indústrias
Pequenas e médias empresas - Administração
Planejamento estratégico
Administração de empresas
Indústria de serviços
Informática - Indústrias
Pequenas e médias empresas - Administração
Planejamento estratégico
title_short Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
title_full Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
title_fullStr Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
title_full_unstemmed Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
title_sort Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
author Bodart, Suely Mattos
author_facet Bodart, Suely Mattos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Hamburger, Polia Lerner
Santos, Rubens da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodart, Suely Mattos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Psillakis, Homero M.
contributor_str_mv Psillakis, Homero M.
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria de serviços
Informática - Indústrias
Pequenas e médias empresas - Administração
Planejamento estratégico
topic Indústria de serviços
Informática - Indústrias
Pequenas e médias empresas - Administração
Planejamento estratégico
Administração de empresas
Indústria de serviços
Informática - Indústrias
Pequenas e médias empresas - Administração
Planejamento estratégico
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Indústria de serviços
Informática - Indústrias
Pequenas e médias empresas - Administração
Planejamento estratégico
description Constitui-se o presente trabalho na proposta de tese 'Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas de Informática no Brasil'. Esta apresentação é uma primeira tentativa de sistematização da área de interesse, buscando respostas a algumas questões formuladas no cotidiano dos administradores de empresas desse setor específico, consciente entretanto da impossibilidade de esgotar todas as alternativas para a formulação do planejamento. Procurar-se-á aliar a experiência obtida em anos de trabalho a aspectos teóricos do estudo de marketing de serviços, focado especialmente no setor acima citado. A prática de gerenciamento no país, e especialmente em algumas empresas de informática, tem mostrado que os administradores ainda não adquiriram o hábito de planejar com antecedência suas estratégias, ou ainda, uma visão do que pode e deve ser feito para tal. A indústria de informática, em especial a de software, objeto de estudo mais detido, é constituída, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, que enfrentam, além das dificuldades peculiares ao seu tamanho, a concorrência de empresas de grande porte e multinacionais. Devem ainda estar atentas a constante e rápida transformação tecnológica que se processa diariamente, e cientes de que este é o setor que mais cresce em todo o mundo, com o maior potencial de transformação social. Assim, planejar num setor de perpétua mutação, com variáveis interdependentes e amplas o bastante para relacionarem-se a qualquer contexto que se imagine, exige do empreendedor habilidades distintas, desde o conhecimento técnico específico à capacidade de realizar uma série de tarefas administrativas, fundamentais para a continuidade de seu negócio, tomando a tarefa de gerir seu negócio de complexidade multidisciplinar, o que sugere a adoção de algumas linhas de ação bem definidas.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BODART, Suely Mattos. Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1996.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/4964
identifier_str_mv BODART, Suely Mattos. Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1996.
url http://hdl.handle.net/10438/4964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/579b52b6-af1b-4082-be36-73c7b9f930c5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a397d38f-eb04-402f-b11f-6d2a6ad137dc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/658494b8-261a-477e-a30d-cff1465478a6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 044312eaa4232c260925f358e944c347
25419837791cf6e65d7589550cf2ad29
63b3ca7af9c43cb6386710b10da92300
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023730877825024