Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayra Coelho Jucá dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35799
Resumo: A tese trata das motivações e práticas sociais estabelecidas em torno da produção cinematográfica de uma geração que realizou filmes experimentais em formato Super-8, durante a década de 1970, no Brasil. A abordagem do cinema enquanto experiência, combinando análise fílmica e entrevistas de história oral, revela narrativas ocultas sobre a ditadura militar em seu período mais violento, sob o Ato Institucional número 5 (AI-5), e seu impacto sobre parte da juventude urbana. As relações entre os cineastas, a câmera e a cidade são analisadas com o mesmo interesse dedicado aos filmes produzidos. O superoitismo experimental urbano é apresentado como uma cena cultural que fez parte do contexto da contracultura e cujos filmes impactaram o cinema nacional dito canônico. O filme Pira, de Sérgio Péo, é analisado em profundidade e tem sua trajetória revelada ao longo das cinco décadas que separam sua produção do tempo em que o Super-8 ressurge como material de arquivo de interesse histórico e como objeto de memória individual e coletiva.
id FGV_6d30a2e4cc279d4eb3b9a224f8f2244f
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35799
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Santos, Mayra Coelho Jucá dosEscolas::CPDOCSantos, Mariana Cavalcanti Rocha dosMachado Júnior, Rubens Luis RibeiroFoster, Lila SilvaMachado, Patrícia Furtado MendesMüller, Maria GanemBlank, Thaís Continentino2024-08-28T14:48:58Z2024-08-28T14:48:58Z2024-03-25https://hdl.handle.net/10438/35799A tese trata das motivações e práticas sociais estabelecidas em torno da produção cinematográfica de uma geração que realizou filmes experimentais em formato Super-8, durante a década de 1970, no Brasil. A abordagem do cinema enquanto experiência, combinando análise fílmica e entrevistas de história oral, revela narrativas ocultas sobre a ditadura militar em seu período mais violento, sob o Ato Institucional número 5 (AI-5), e seu impacto sobre parte da juventude urbana. As relações entre os cineastas, a câmera e a cidade são analisadas com o mesmo interesse dedicado aos filmes produzidos. O superoitismo experimental urbano é apresentado como uma cena cultural que fez parte do contexto da contracultura e cujos filmes impactaram o cinema nacional dito canônico. O filme Pira, de Sérgio Péo, é analisado em profundidade e tem sua trajetória revelada ao longo das cinco décadas que separam sua produção do tempo em que o Super-8 ressurge como material de arquivo de interesse histórico e como objeto de memória individual e coletiva.The research examines the motivations and social practices established around the cinematographic production of a generation that made experimental films in Super-8 format during the 1970s, in Brazil. The approach to cinema as an experience, combining film analysis and oral history interviews, reveals hidden narratives about the military dictatorship in its most violent period, under Institutional Act number 5 (AI-5), and its impact on part of urban youth. The relationships between the filmmakers, the camera and the city are analyzed with the same interest dedicated to the films produced. “Urban experimental supereightism” is presented as a cultural scene that was part of the counterculture context and whose films impacted the so-called canonical national cinema. The film Pira, by Sérgio Péo, is analysed in depth and its trajectory is revealed over the five decades that separate its production from the time in which Super-8 reemerges as archival material of historical interest and as an object of individual and collective memory.porSuper-8PiraSuperoitismo Experimental UrbanoCurta-metragemCinema experimentalCinema amadorSérgio PéoUrban Experimental SupereightismShort filmExperimental cinemaAmateur cinemaHistóriaCinema experimentalCurta-metragemCinema amadorBrasil - História - 1964-1985Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALJucá M - Tomadas da cidade em pleno AI-5 (210f_enviada para a biblioteca).pdfJucá M - Tomadas da cidade em pleno AI-5 (210f_enviada para a biblioteca).pdfPDFapplication/pdf9002571https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ab05f199-3bf9-4cb7-9e47-5e22ae07dbe3/download424194e7351d46462e1a55017f922361MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/62f8a5e2-4e7c-4c65-95ca-40f6a1798d84/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD53TEXTJucá M - Tomadas da cidade em pleno AI-5 (210f_enviada para a biblioteca).pdf.txtJucá M - Tomadas da cidade em pleno AI-5 (210f_enviada para a biblioteca).pdf.txtExtracted texttext/plain103207https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c46cd4ec-d7c1-4579-a4c9-3c080bd7dbcc/downloadb6611ab43b278636c83f230a81db9c3fMD55THUMBNAILJucá M - Tomadas da cidade em pleno AI-5 (210f_enviada para a biblioteca).pdf.jpgJucá M - Tomadas da cidade em pleno AI-5 (210f_enviada para a biblioteca).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2970https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d5b07e7c-2329-45ee-ab05-69ab70d8e640/downloade3451d6139bacf6588663b539b92a937MD5610438/357992024-08-28 17:24:59.641open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35799https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-08-28T17:24:59Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
title Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
spellingShingle Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
Santos, Mayra Coelho Jucá dos
Super-8
Pira
Superoitismo Experimental Urbano
Curta-metragem
Cinema experimental
Cinema amador
Sérgio Péo
Urban Experimental Supereightism
Short film
Experimental cinema
Amateur cinema
História
Cinema experimental
Curta-metragem
Cinema amador
Brasil - História - 1964-1985
title_short Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
title_full Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
title_fullStr Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
title_full_unstemmed Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
title_sort Tomadas da cidade em pleno AI-5: “Pira” e os superoitismo experimental urbano
author Santos, Mayra Coelho Jucá dos
author_facet Santos, Mayra Coelho Jucá dos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::CPDOC
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Santos, Mariana Cavalcanti Rocha dos
Machado Júnior, Rubens Luis Ribeiro
Foster, Lila Silva
Machado, Patrícia Furtado Mendes
Müller, Maria Ganem
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayra Coelho Jucá dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Blank, Thaís Continentino
contributor_str_mv Blank, Thaís Continentino
dc.subject.por.fl_str_mv Super-8
Pira
Superoitismo Experimental Urbano
Curta-metragem
Cinema experimental
Cinema amador
Sérgio Péo
topic Super-8
Pira
Superoitismo Experimental Urbano
Curta-metragem
Cinema experimental
Cinema amador
Sérgio Péo
Urban Experimental Supereightism
Short film
Experimental cinema
Amateur cinema
História
Cinema experimental
Curta-metragem
Cinema amador
Brasil - História - 1964-1985
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban Experimental Supereightism
Short film
Experimental cinema
Amateur cinema
dc.subject.area.por.fl_str_mv História
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Cinema experimental
Curta-metragem
Cinema amador
Brasil - História - 1964-1985
description A tese trata das motivações e práticas sociais estabelecidas em torno da produção cinematográfica de uma geração que realizou filmes experimentais em formato Super-8, durante a década de 1970, no Brasil. A abordagem do cinema enquanto experiência, combinando análise fílmica e entrevistas de história oral, revela narrativas ocultas sobre a ditadura militar em seu período mais violento, sob o Ato Institucional número 5 (AI-5), e seu impacto sobre parte da juventude urbana. As relações entre os cineastas, a câmera e a cidade são analisadas com o mesmo interesse dedicado aos filmes produzidos. O superoitismo experimental urbano é apresentado como uma cena cultural que fez parte do contexto da contracultura e cujos filmes impactaram o cinema nacional dito canônico. O filme Pira, de Sérgio Péo, é analisado em profundidade e tem sua trajetória revelada ao longo das cinco décadas que separam sua produção do tempo em que o Super-8 ressurge como material de arquivo de interesse histórico e como objeto de memória individual e coletiva.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-28T14:48:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-28T14:48:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35799
url https://hdl.handle.net/10438/35799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ab05f199-3bf9-4cb7-9e47-5e22ae07dbe3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/62f8a5e2-4e7c-4c65-95ca-40f6a1798d84/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c46cd4ec-d7c1-4579-a4c9-3c080bd7dbcc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d5b07e7c-2329-45ee-ab05-69ab70d8e640/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 424194e7351d46462e1a55017f922361
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
b6611ab43b278636c83f230a81db9c3f
e3451d6139bacf6588663b539b92a937
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797586519195648