Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31616 |
Resumo: | Esta dissertação nasce da intersecção entre os campos de estudo de Política Pública, de Patrimônio Cultural e Memória e de Discursos e Narrativas a fim de interpretar ações de valorização de patrimônios culturais mobilizadas pelo coletivo político-cultural Comunidade Cultural Quilombaque. Atuante no bairro de Perus, zona noroeste do Município de São Paulo, desde 2005, a Quilombaque se mostra um polo aglutinador de diversas manifestações artísticas e políticas e de outros grupos do território. No campo do Patrimônio Cultural, a partir da consolidação do Museu Territorial Tekoa Jopo’i e da Agência Queixadas, elaboraram um percurso de trilhas que perpassam os patrimônios das gentes do bairro. São memórias difíceis: a luta indígena pela terra, o abandono de bens ferroviários, a maior greve operária que tomou lugar durante a ditadura civil-militar, o desaparecimento de vítimas da violência do Estado, a crise ambiental e a negligência do poder público na garantia de direitos básicos à população. Argumenta-se que o coletivo, em sua ação cultural, consegue articular a denúncia de situações precárias com o anúncio das potencialidades presentes no território de Perus. Em relação especificamente à sua atuação no campo da Memória, coloca-se que o Museu e o território se confundem, pois transformam em museu o próprio território, enquanto que o turismo da Agência é feito sob o signo da resistência. A mediação simbólica promovida pelos educadores do Museu faz emergir narrativas de luta eclipsadas pelas políticas oficiais de patrimônio cultural. Entendendo essa manifestação como uma das múltiplas linguagens do público agir publicamente e a partir do estudo da contra-narrativa mobilizada pela Quilombaque, a pesquisa procura tecer considerações sobre os limites das ações estatais de patrimonialização, bem como caracterizar quais são as diferenças e inovações que o Museu e a Agência trazem para os campos de estudo de Política Pública e de Patrimônio Cultural. |
id |
FGV_6d53d5919873795705aac24780aec714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/31616 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Peria, Pedro Vianna GodinhoEscolas::EAESPAlves, Mário AquinoBittencourt, LúcioFarah, Marta Ferreira Santos2022-02-18T21:10:22Z2022-02-18T21:10:22Z2022-02-11https://hdl.handle.net/10438/31616Esta dissertação nasce da intersecção entre os campos de estudo de Política Pública, de Patrimônio Cultural e Memória e de Discursos e Narrativas a fim de interpretar ações de valorização de patrimônios culturais mobilizadas pelo coletivo político-cultural Comunidade Cultural Quilombaque. Atuante no bairro de Perus, zona noroeste do Município de São Paulo, desde 2005, a Quilombaque se mostra um polo aglutinador de diversas manifestações artísticas e políticas e de outros grupos do território. No campo do Patrimônio Cultural, a partir da consolidação do Museu Territorial Tekoa Jopo’i e da Agência Queixadas, elaboraram um percurso de trilhas que perpassam os patrimônios das gentes do bairro. São memórias difíceis: a luta indígena pela terra, o abandono de bens ferroviários, a maior greve operária que tomou lugar durante a ditadura civil-militar, o desaparecimento de vítimas da violência do Estado, a crise ambiental e a negligência do poder público na garantia de direitos básicos à população. Argumenta-se que o coletivo, em sua ação cultural, consegue articular a denúncia de situações precárias com o anúncio das potencialidades presentes no território de Perus. Em relação especificamente à sua atuação no campo da Memória, coloca-se que o Museu e o território se confundem, pois transformam em museu o próprio território, enquanto que o turismo da Agência é feito sob o signo da resistência. A mediação simbólica promovida pelos educadores do Museu faz emergir narrativas de luta eclipsadas pelas políticas oficiais de patrimônio cultural. Entendendo essa manifestação como uma das múltiplas linguagens do público agir publicamente e a partir do estudo da contra-narrativa mobilizada pela Quilombaque, a pesquisa procura tecer considerações sobre os limites das ações estatais de patrimonialização, bem como caracterizar quais são as diferenças e inovações que o Museu e a Agência trazem para os campos de estudo de Política Pública e de Patrimônio Cultural.This dissertation arises from the intersection between the fields of study of Public Policy, Cultural Heritage and Memory and Discourses and Narratives in order to interpret actions of valorization of cultural heritage mobilized by the political-cultural collective Comunidade Cultural Quilombaque. Active in the neighbourhood of Perus, in the northwestern part of the municipality of São Paulo, since 2005, Quilombaque is a hub that brings together various artistic and political manifestations and other groups in the territory. In the field of Cultural Heritage, through the consolidation of the Museu Territorial Tekoa Jopo’i and the Agência Queixadas, they have developed trails that go through the heritage of the people of the neighborhood. They are difficult memories: the indigenous struggle for land, the abandonment of railway assets, the largest workers' strike that took place during the civil-military dictatorship, the disappearance of victims of State violence, the environmental crisis and the negligence of the public power in guaranteeing basic rights for the population. It is argued that the collective, in its cultural action, manages to articulate the denouncement of precarious situations with the announcement of the potentialities present in the territory of Perus. In relation specifically to its performance in the field of Memory, it is posited that the Museu and the territory are confused, since they transform the territory itself into a museum, while the Agência's tourism is made under the sign of resistance. The symbolic mediation promoted by the Museu educators brings out narratives of struggle eclipsed by the official policies of cultural heritage. Understanding this manifestation as one of the multiple languages of the public acting publicly and based on the study of the counter-narrative mobilized by Quilombaque, the research seeks to weave considerations about the limits of state actions of patrimonialization, as well as to characterize the differences and innovations that the Museum and the Agency bring to the fields of study of Public Policy and Cultural Heritage.porCultural heritagePublic actionNarrativesInterpretativismPatrimônio culturalAção públicaComunidade Cultural QuilombaqueNarrativasInterpretativismoAdministração públicaPatrimônio culturalPolíticas públicasNarrativa (Retórica)QuilombosMemória coletivaMuseu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdfDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdfPDFapplication/pdf17208324https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a4e48c4-58cd-4f5a-a01d-cfda7ee968c2/downloadb141852cddeda752014e3440bd7b56fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddc78915-ad48-4544-9c6f-d7f9def72dd9/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.txtDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.txtExtracted texttext/plain103648https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2d6fa8d9-a6b3-4987-a831-1b55a0b3778c/download6b4bbaf2f40b72adea2d88c43a05ac3eMD55THUMBNAILDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.jpgDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2564https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d50e9b20-85eb-4630-aea6-9414b114a17c/download79f06745c1f1359c96d63981e0c61c1fMD5610438/316162023-11-25 08:51:52.424open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/31616https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T08:51:52Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
title |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
spellingShingle |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória Peria, Pedro Vianna Godinho Cultural heritage Public action Narratives Interpretativism Patrimônio cultural Ação pública Comunidade Cultural Quilombaque Narrativas Interpretativismo Administração pública Patrimônio cultural Políticas públicas Narrativa (Retórica) Quilombos Memória coletiva |
title_short |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
title_full |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
title_fullStr |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
title_full_unstemmed |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
title_sort |
Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória |
author |
Peria, Pedro Vianna Godinho |
author_facet |
Peria, Pedro Vianna Godinho |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Alves, Mário Aquino Bittencourt, Lúcio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peria, Pedro Vianna Godinho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farah, Marta Ferreira Santos |
contributor_str_mv |
Farah, Marta Ferreira Santos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural heritage Public action Narratives Interpretativism |
topic |
Cultural heritage Public action Narratives Interpretativism Patrimônio cultural Ação pública Comunidade Cultural Quilombaque Narrativas Interpretativismo Administração pública Patrimônio cultural Políticas públicas Narrativa (Retórica) Quilombos Memória coletiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural Ação pública Comunidade Cultural Quilombaque Narrativas Interpretativismo |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração pública |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural Políticas públicas Narrativa (Retórica) Quilombos Memória coletiva |
description |
Esta dissertação nasce da intersecção entre os campos de estudo de Política Pública, de Patrimônio Cultural e Memória e de Discursos e Narrativas a fim de interpretar ações de valorização de patrimônios culturais mobilizadas pelo coletivo político-cultural Comunidade Cultural Quilombaque. Atuante no bairro de Perus, zona noroeste do Município de São Paulo, desde 2005, a Quilombaque se mostra um polo aglutinador de diversas manifestações artísticas e políticas e de outros grupos do território. No campo do Patrimônio Cultural, a partir da consolidação do Museu Territorial Tekoa Jopo’i e da Agência Queixadas, elaboraram um percurso de trilhas que perpassam os patrimônios das gentes do bairro. São memórias difíceis: a luta indígena pela terra, o abandono de bens ferroviários, a maior greve operária que tomou lugar durante a ditadura civil-militar, o desaparecimento de vítimas da violência do Estado, a crise ambiental e a negligência do poder público na garantia de direitos básicos à população. Argumenta-se que o coletivo, em sua ação cultural, consegue articular a denúncia de situações precárias com o anúncio das potencialidades presentes no território de Perus. Em relação especificamente à sua atuação no campo da Memória, coloca-se que o Museu e o território se confundem, pois transformam em museu o próprio território, enquanto que o turismo da Agência é feito sob o signo da resistência. A mediação simbólica promovida pelos educadores do Museu faz emergir narrativas de luta eclipsadas pelas políticas oficiais de patrimônio cultural. Entendendo essa manifestação como uma das múltiplas linguagens do público agir publicamente e a partir do estudo da contra-narrativa mobilizada pela Quilombaque, a pesquisa procura tecer considerações sobre os limites das ações estatais de patrimonialização, bem como caracterizar quais são as diferenças e inovações que o Museu e a Agência trazem para os campos de estudo de Política Pública e de Patrimônio Cultural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-18T21:10:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-18T21:10:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/31616 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/31616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a4e48c4-58cd-4f5a-a01d-cfda7ee968c2/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddc78915-ad48-4544-9c6f-d7f9def72dd9/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2d6fa8d9-a6b3-4987-a831-1b55a0b3778c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d50e9b20-85eb-4630-aea6-9414b114a17c/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b141852cddeda752014e3440bd7b56fb dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 6b4bbaf2f40b72adea2d88c43a05ac3e 79f06745c1f1359c96d63981e0c61c1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797724619800576 |