O Banco Central como uma organização de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Gloria Marques
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3418
Resumo: This study' s aim was to verify at what point the concept of learning organization can be applied to Central Bank. It argues how this concept can generate thoughts and ideas about organizational issues, as it emphasizes the development of new skills and capabilities. The essay includes the description of the model that inspired it and some complementary notions regarding the theme. The model studied was analysed and compared to the field research and the documents. Many aspects that make the Bank similar to an ideal leaming organization have been pointed out in the area of innovation in infrastructure, such as the implementation of new practices and systems. In a deeper leveI of reflection, it was verified that in relation to the practice of the fifth learning disciplines (Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision, Team Learning and Systems Thinking), the creation of new guiding ideas, new management methods, the Central Bank does not approximate of what it is called a learning organization.
id FGV_6e127da538893f9becdc51daf3fa24ab
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3418
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Mota, Maria Gloria MarquesEscolas::EBAPEZouain, Deborah MoraesLeitão, Sérgio ProençaVergara, Sylvia Constant2009-11-18T18:56:28Z2009-11-18T18:56:28Z1999MOTA, Maria Gloria Marques. O Banco Central como uma organização de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.http://hdl.handle.net/10438/3418This study' s aim was to verify at what point the concept of learning organization can be applied to Central Bank. It argues how this concept can generate thoughts and ideas about organizational issues, as it emphasizes the development of new skills and capabilities. The essay includes the description of the model that inspired it and some complementary notions regarding the theme. The model studied was analysed and compared to the field research and the documents. Many aspects that make the Bank similar to an ideal leaming organization have been pointed out in the area of innovation in infrastructure, such as the implementation of new practices and systems. In a deeper leveI of reflection, it was verified that in relation to the practice of the fifth learning disciplines (Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision, Team Learning and Systems Thinking), the creation of new guiding ideas, new management methods, the Central Bank does not approximate of what it is called a learning organization.o estudo objetivou verificar até que ponto a noção de organização de aprendizagem pode ser aplicada ao Banco Central, tendo em conta o contexto em que opera. Considera-se que este conceito pode gerar reflexões e idéias sobre questões importantes da organização, ao enfatizar o desenvolvimento de novas habilidades e competências. O estudo inclui noções complementares sobre o tema e a descrição do modelo que lhe serviu de base. O modelo estudado foi analisado e comparado com a pesquisa documental e de campo. Na comparação, foram constatados diversos aspectos que aproximam o Banco de uma organização que aprende no campo de inovações em infra-estrutura, como a implementação de novas práticas e sistemas. Em um nível mais profundo de reflexão, verificou-se que em relação à prática das cinco disciplinas de aprendizagem (Maestria Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizado em Equipe e Pensamento Sistêmico), à elaboração de novas idéias norte adoras, novos métodos de gestão, o Banco não se aproxima do que se convencionou chamar de organização de aprendizagem.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasAprendizagem organizacionalO Banco Central como uma organização de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000090663.pdf000090663.pdfPDFapplication/pdf4373052https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3d95a4da-5875-405e-9873-6c405cf87b53/downloadc479fc998db87859010c64b8c18f3adaMD51TEXT000090663.pdf.txt000090663.pdf.txtExtracted texttext/plain102972https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c7b04349-539e-4293-b693-3d4b487c7aa7/download2e0b4ca35813191291204aa3105e0026MD54THUMBNAIL000090663.pdf.jpg000090663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3779https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e5596d7-210c-4a58-8984-f36c30a6bc6d/downloadd651738050845b118bc93af5d4990627MD5510438/34182023-11-28 05:00:02.642open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3418https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-28T05:00:02Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv O Banco Central como uma organização de aprendizagem
title O Banco Central como uma organização de aprendizagem
spellingShingle O Banco Central como uma organização de aprendizagem
Mota, Maria Gloria Marques
Organização e gerência
Administração de empresas
Aprendizagem organizacional
title_short O Banco Central como uma organização de aprendizagem
title_full O Banco Central como uma organização de aprendizagem
title_fullStr O Banco Central como uma organização de aprendizagem
title_full_unstemmed O Banco Central como uma organização de aprendizagem
title_sort O Banco Central como uma organização de aprendizagem
author Mota, Maria Gloria Marques
author_facet Mota, Maria Gloria Marques
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Zouain, Deborah Moraes
Leitão, Sérgio Proença
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Gloria Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vergara, Sylvia Constant
contributor_str_mv Vergara, Sylvia Constant
dc.subject.por.fl_str_mv Organização e gerência
topic Organização e gerência
Administração de empresas
Aprendizagem organizacional
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
description This study' s aim was to verify at what point the concept of learning organization can be applied to Central Bank. It argues how this concept can generate thoughts and ideas about organizational issues, as it emphasizes the development of new skills and capabilities. The essay includes the description of the model that inspired it and some complementary notions regarding the theme. The model studied was analysed and compared to the field research and the documents. Many aspects that make the Bank similar to an ideal leaming organization have been pointed out in the area of innovation in infrastructure, such as the implementation of new practices and systems. In a deeper leveI of reflection, it was verified that in relation to the practice of the fifth learning disciplines (Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision, Team Learning and Systems Thinking), the creation of new guiding ideas, new management methods, the Central Bank does not approximate of what it is called a learning organization.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOTA, Maria Gloria Marques. O Banco Central como uma organização de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3418
identifier_str_mv MOTA, Maria Gloria Marques. O Banco Central como uma organização de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.
url http://hdl.handle.net/10438/3418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3d95a4da-5875-405e-9873-6c405cf87b53/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c7b04349-539e-4293-b693-3d4b487c7aa7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e5596d7-210c-4a58-8984-f36c30a6bc6d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c479fc998db87859010c64b8c18f3ada
2e0b4ca35813191291204aa3105e0026
d651738050845b118bc93af5d4990627
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797856226574336