O Banco Central como uma organização de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3418 |
Resumo: | This study' s aim was to verify at what point the concept of learning organization can be applied to Central Bank. It argues how this concept can generate thoughts and ideas about organizational issues, as it emphasizes the development of new skills and capabilities. The essay includes the description of the model that inspired it and some complementary notions regarding the theme. The model studied was analysed and compared to the field research and the documents. Many aspects that make the Bank similar to an ideal leaming organization have been pointed out in the area of innovation in infrastructure, such as the implementation of new practices and systems. In a deeper leveI of reflection, it was verified that in relation to the practice of the fifth learning disciplines (Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision, Team Learning and Systems Thinking), the creation of new guiding ideas, new management methods, the Central Bank does not approximate of what it is called a learning organization. |
id |
FGV_6e127da538893f9becdc51daf3fa24ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/3418 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Mota, Maria Gloria MarquesEscolas::EBAPEZouain, Deborah MoraesLeitão, Sérgio ProençaVergara, Sylvia Constant2009-11-18T18:56:28Z2009-11-18T18:56:28Z1999MOTA, Maria Gloria Marques. O Banco Central como uma organização de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.http://hdl.handle.net/10438/3418This study' s aim was to verify at what point the concept of learning organization can be applied to Central Bank. It argues how this concept can generate thoughts and ideas about organizational issues, as it emphasizes the development of new skills and capabilities. The essay includes the description of the model that inspired it and some complementary notions regarding the theme. The model studied was analysed and compared to the field research and the documents. Many aspects that make the Bank similar to an ideal leaming organization have been pointed out in the area of innovation in infrastructure, such as the implementation of new practices and systems. In a deeper leveI of reflection, it was verified that in relation to the practice of the fifth learning disciplines (Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision, Team Learning and Systems Thinking), the creation of new guiding ideas, new management methods, the Central Bank does not approximate of what it is called a learning organization.o estudo objetivou verificar até que ponto a noção de organização de aprendizagem pode ser aplicada ao Banco Central, tendo em conta o contexto em que opera. Considera-se que este conceito pode gerar reflexões e idéias sobre questões importantes da organização, ao enfatizar o desenvolvimento de novas habilidades e competências. O estudo inclui noções complementares sobre o tema e a descrição do modelo que lhe serviu de base. O modelo estudado foi analisado e comparado com a pesquisa documental e de campo. Na comparação, foram constatados diversos aspectos que aproximam o Banco de uma organização que aprende no campo de inovações em infra-estrutura, como a implementação de novas práticas e sistemas. Em um nível mais profundo de reflexão, verificou-se que em relação à prática das cinco disciplinas de aprendizagem (Maestria Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizado em Equipe e Pensamento Sistêmico), à elaboração de novas idéias norte adoras, novos métodos de gestão, o Banco não se aproxima do que se convencionou chamar de organização de aprendizagem.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasAprendizagem organizacionalO Banco Central como uma organização de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000090663.pdf000090663.pdfPDFapplication/pdf4373052https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3d95a4da-5875-405e-9873-6c405cf87b53/downloadc479fc998db87859010c64b8c18f3adaMD51TEXT000090663.pdf.txt000090663.pdf.txtExtracted texttext/plain102972https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c7b04349-539e-4293-b693-3d4b487c7aa7/download2e0b4ca35813191291204aa3105e0026MD54THUMBNAIL000090663.pdf.jpg000090663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3779https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e5596d7-210c-4a58-8984-f36c30a6bc6d/downloadd651738050845b118bc93af5d4990627MD5510438/34182023-11-28 05:00:02.642open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3418https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-28T05:00:02Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
title |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
spellingShingle |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem Mota, Maria Gloria Marques Organização e gerência Administração de empresas Aprendizagem organizacional |
title_short |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
title_full |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
title_fullStr |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
title_sort |
O Banco Central como uma organização de aprendizagem |
author |
Mota, Maria Gloria Marques |
author_facet |
Mota, Maria Gloria Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Zouain, Deborah Moraes Leitão, Sérgio Proença |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Maria Gloria Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vergara, Sylvia Constant |
contributor_str_mv |
Vergara, Sylvia Constant |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização e gerência |
topic |
Organização e gerência Administração de empresas Aprendizagem organizacional |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional |
description |
This study' s aim was to verify at what point the concept of learning organization can be applied to Central Bank. It argues how this concept can generate thoughts and ideas about organizational issues, as it emphasizes the development of new skills and capabilities. The essay includes the description of the model that inspired it and some complementary notions regarding the theme. The model studied was analysed and compared to the field research and the documents. Many aspects that make the Bank similar to an ideal leaming organization have been pointed out in the area of innovation in infrastructure, such as the implementation of new practices and systems. In a deeper leveI of reflection, it was verified that in relation to the practice of the fifth learning disciplines (Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision, Team Learning and Systems Thinking), the creation of new guiding ideas, new management methods, the Central Bank does not approximate of what it is called a learning organization. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOTA, Maria Gloria Marques. O Banco Central como uma organização de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/3418 |
identifier_str_mv |
MOTA, Maria Gloria Marques. O Banco Central como uma organização de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/3418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3d95a4da-5875-405e-9873-6c405cf87b53/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c7b04349-539e-4293-b693-3d4b487c7aa7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e5596d7-210c-4a58-8984-f36c30a6bc6d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c479fc998db87859010c64b8c18f3ada 2e0b4ca35813191291204aa3105e0026 d651738050845b118bc93af5d4990627 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797856226574336 |