Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Edinelson Benedito Alves de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3409
Resumo: The porpouse of this research was to inquire from the analysis of the corporative social performance model, taking as framework the proposal of concepts classifícation that circumscribe the social marketing dimensions inserted in the structural map's spaces structure-action of the capitalist societies in the world-wide system, if the practical of these managemental tools by FURNAS Centrais Elétricas SA, are sharpened with regulatory concepts, linked to the market, or emancipatory ones, linked to the public spirit. For in such way was fullfilled revision of the subject bibliography having such objetives: to fit the companies in the current partner-economic conjuncture, to deepen the knowledge related to the evolution of the concept of corporative social responsibility, to clarify the conceptual confusion that involves the tools that compose the social marketing dimensions and consider the analysis of the use of such tools under the approach of the Criticai Theory. It was used as method the case study, and the results had been gotten from free content analysis of controllers'speech, obtained by semi-structuralized interviews, and from documents offered by the company. The data disclose that the practical of these tools by FURNAS Centrais Elétricas SA are closer its legitimation than getting competitive advantage, so it takes to conclude that it is related to public spirit, denoting, therefore, substantives practical.
id FGV_6f879ccf14919ee872e3805e6b3cf3dd
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3409
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Azevedo, Edinelson Benedito Alves deEscolas::EBAPEAyrosa, Eduardo André TeixeiraPeixoto, José Antônio AssunçãoTenório, Fernando Guilherme2009-11-18T18:56:27Z2009-11-18T18:56:27Z2003AZEVEDO, Edinelson Benedito Alves de. Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2003.http://hdl.handle.net/10438/3409The porpouse of this research was to inquire from the analysis of the corporative social performance model, taking as framework the proposal of concepts classifícation that circumscribe the social marketing dimensions inserted in the structural map's spaces structure-action of the capitalist societies in the world-wide system, if the practical of these managemental tools by FURNAS Centrais Elétricas SA, are sharpened with regulatory concepts, linked to the market, or emancipatory ones, linked to the public spirit. For in such way was fullfilled revision of the subject bibliography having such objetives: to fit the companies in the current partner-economic conjuncture, to deepen the knowledge related to the evolution of the concept of corporative social responsibility, to clarify the conceptual confusion that involves the tools that compose the social marketing dimensions and consider the analysis of the use of such tools under the approach of the Criticai Theory. It was used as method the case study, and the results had been gotten from free content analysis of controllers'speech, obtained by semi-structuralized interviews, and from documents offered by the company. The data disclose that the practical of these tools by FURNAS Centrais Elétricas SA are closer its legitimation than getting competitive advantage, so it takes to conclude that it is related to public spirit, denoting, therefore, substantives practical.O objetivo desta pesquisa foi averiguar partir da análise do modelo de performance social corporativa, tomando como base proposta de classificação dos conceitos que circunscrevem as 'dimensões sociais do marketing', inseridos nos espaços estruturais do mapa de estruturaação das sociedades capitalistas no sistema mundial, se as práticas dessas ferramentas gerenciais por FURNAS Centrais Elétricas SA estão mais afinadas com preceitos regulatórios, ligados ao mercado, ou emancipatórios, ligados ao espírito público. Para tanto se realizou uma revisão da bibliografia referente ao assunto objetivando enquadrar as empresas na atual conjuntura sócio-econômica, aprofundar conhecimento concernente evolução do conceito de responsabilidade social corporativa, esclarecer emaranhado conceituai que envolve as ferramentas que compõem as 'dimensões sociais do marketing' propor análise do uso de tais ferramentas sob enfoque da Teoria Crítica. Usou-se como método estudo de caso, os resultados foram obtidos a partir da análise livre do discurso de dirigentes, conseguidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, dos documentos disponibilizados pela empresa. Os dados revelam que prática das ferramentas que compõem as 'dimensões sociais do marketing' por FURNAS Centrais Elétricas SA estão mais voltadas para legitimação da empresa, que para obter vantagem competitiva, de onde se conclui que está mais relacionada ao espírito público, denotando, por conseguinte, práticas substantivas.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas e estratégiasAdministração de empresasResponsabilidade social da empresa - Estudo de casosMarketing social - Estudo de casosResponsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000382296.pdf000382296.pdfPDFapplication/pdf11902425https://repositorio.fgv.br/bitstreams/53f09751-8c64-4094-98b3-37e815fc504f/download018f7e3a8e703ed6dae5011787bae424MD51TEXT000382296.pdf.txt000382296.pdf.txtExtracted texttext/plain103119https://repositorio.fgv.br/bitstreams/89c115d8-12f2-480c-94ae-af3af2bfd22b/download98bcd9055352cb5f8a90e559200b4d35MD54THUMBNAIL000382296.pdf.jpg000382296.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3021https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dedb256a-634a-44cc-8f67-a750b0434e8e/download5d6216d46aa3d14fbe187b2a058cd29dMD5510438/34092023-11-28 04:04:14.091open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3409https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-28T04:04:14Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
title Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
spellingShingle Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
Azevedo, Edinelson Benedito Alves de
Políticas e estratégias
Administração de empresas
Responsabilidade social da empresa - Estudo de casos
Marketing social - Estudo de casos
title_short Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
title_full Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
title_fullStr Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
title_full_unstemmed Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
title_sort Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas
author Azevedo, Edinelson Benedito Alves de
author_facet Azevedo, Edinelson Benedito Alves de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Peixoto, José Antônio Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Edinelson Benedito Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tenório, Fernando Guilherme
contributor_str_mv Tenório, Fernando Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas e estratégias
topic Políticas e estratégias
Administração de empresas
Responsabilidade social da empresa - Estudo de casos
Marketing social - Estudo de casos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa - Estudo de casos
Marketing social - Estudo de casos
description The porpouse of this research was to inquire from the analysis of the corporative social performance model, taking as framework the proposal of concepts classifícation that circumscribe the social marketing dimensions inserted in the structural map's spaces structure-action of the capitalist societies in the world-wide system, if the practical of these managemental tools by FURNAS Centrais Elétricas SA, are sharpened with regulatory concepts, linked to the market, or emancipatory ones, linked to the public spirit. For in such way was fullfilled revision of the subject bibliography having such objetives: to fit the companies in the current partner-economic conjuncture, to deepen the knowledge related to the evolution of the concept of corporative social responsibility, to clarify the conceptual confusion that involves the tools that compose the social marketing dimensions and consider the analysis of the use of such tools under the approach of the Criticai Theory. It was used as method the case study, and the results had been gotten from free content analysis of controllers'speech, obtained by semi-structuralized interviews, and from documents offered by the company. The data disclose that the practical of these tools by FURNAS Centrais Elétricas SA are closer its legitimation than getting competitive advantage, so it takes to conclude that it is related to public spirit, denoting, therefore, substantives practical.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Edinelson Benedito Alves de. Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3409
identifier_str_mv AZEVEDO, Edinelson Benedito Alves de. Responsabilidade social e dimensões sociais do marketing: o estudo de caso Furnas. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2003.
url http://hdl.handle.net/10438/3409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/53f09751-8c64-4094-98b3-37e815fc504f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/89c115d8-12f2-480c-94ae-af3af2bfd22b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dedb256a-634a-44cc-8f67-a750b0434e8e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 018f7e3a8e703ed6dae5011787bae424
98bcd9055352cb5f8a90e559200b4d35
5d6216d46aa3d14fbe187b2a058cd29d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023932817833984